29 outubro 2012

Começa a retirada dos últimos falashas - os judeus etíopes - rumo a Israel



Os etíopes estão esperando em um campo de refugiados na província de Gondar antes de irem para Israel


Começa a retirada dos últimos falashas - os judeus etíopes - rumo a Israel

O governo israelense iniciou a Operação Dove’s Wings (asas de pomba), destinada a trazer para Israel, até março de 2014, os últimos 2.200 falashas – judeus etíopes – que ainda vivem na Etiópia. Nesta segunda-feira, 29, um voo charter trará os primeiros 240 falashas – ou Beta Israel, como eles se denominam.
Entre 1984 e 1991, depois de terem sido reconhecidos como judeus, cerca de 40 mil falashas foram trazidos para Israel em várias operações, entre elas a Operação Moisés, Operação Josué e a Operação Salomão. Hoje, vivem no país cerca de 120 mil falashas.
Os etíopes estão esperando em um campo de refugiados na província de Gondar antes de irem para Israel. Alguns estão esperando há 10 anos. O vôo é o primeiro de uma série de voos regulares mensais.
A Agência Judaica de Absorção Ibim Center, uma vila estudantil no sul de Israel localizada perto de Sderot, terá capacidade para acomodar 600 dos novos imigrantes. O centro foi inaugurado com US$ 3,1 milhões em ajuda da Agência Judaica e US $ 1,4 milhões do Ministério de Absorção de Imigrantes.
O primeiro-ministro Binyamin Netanyahu estava programado para participar de uma cerimônia para receber os novos imigrantes etíopes na tarde de segunda-feira, mas cancelou sua participação. Funcionários do governo, bem como funcionários de filantropia de Israel e dos Estados Unidos, estarão presentes na cerimônia.

Essa imigração dos falashas faz parte do cumprimento das profecias bíblicas relativas ao retorno do povo judeu a Israel, que podem ser vistas, por exemplo, em duas passagens do Livro do Profeta: “E há de ser que naquele dia o Senhor tornará a pôr a sua mão para adquirir outra vez o remanescente do seu povo, que for deixado, da Assíria, e do Egito, e de Patros, e da Etiópia, e de Elã, e de Sinar, e de Hamate, e das ilhas do mar. E levantará um estandarte entre as nações, e ajuntará os desterrados de Israel, e os dispersos de Judá congregará desde os quatro confins da terra” (Is 11.11-12).
“Não tenha medo, pois eu estou com você, do oriente trarei seus filhos e do ocidente ajuntarei você. Direi ao norte: Entregue-os! E ao sul: Não os retenha. De longe tragam os meus filhos, e dos confins da terra as minhas filhas; todo o que é chamado pelo meu nome, a quem criei para a minha glória, a quem formei e fiz” (Is 43.5-7).
 
Fonte: Assessoria de Imprensa Cembri

Lição 1, Daniel ora por um despertamento - 05 de Julho de 2020

Ajuda para a Lição -

Wikipedia

Resultados da pesquisa