Lição 2 - Oseias, a fidelidade no relacionamento com Deus I Plano de Aula


4º Trim 2012 - Lição 2 - Oseias, a fidelidade no relacionamento com Deus I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2012
OS DOZE PROFETAS MENORES - Advertências e consolações para a santificação da Igreja de Cristo
COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
(ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP)

PLANO DE AULA Nº 2
LIÇÃO Nº 2 – OSEIAS, A FIDELIDADE NO RELACIONAMENTO COM DEUS
1º SLIDE
INTRODUÇÃO
- Iniciando o estudo dos doze profetas menores, veremos hoje uma visão panorâmica do livro de Oseias, o primeiro destes livros no cânon da Bíblia.
- O livro de Oseias mostra as tristes consequências do pecado, mas a disposição firme de Deus, em virtude de Seu amor, restaurar o pecador.
2º SLIDE
I – O LIVRO DE OSEIAS
- "Oshea" - "Jeová é salvação". 
- O ministério deste profeta é considerado o mais longo de todos os profetas do Antigo Testamento e durou desde o reinado de Jeroboão II no reino do norte até depois da própria destruição do reino do norte, já no tempo de Ezequias no reino de Judá.
3º SLIDE
- Oseias assistiu a toda agonia e morte do reino do norte (reino de Israel).
- Edward Reese e Franklin Klassen, co-organizadores da “Bíblia em ordem cronológica” data a mensagem de Oseias a partir do ano de 770 a.C. até 727/726 a.C.
4º SLIDE
- O longo ministério profético de Oseias já é um sinal divino a nos indicar a longanimidade do Senhor.
- Deus é longânimo (Nm.4:18; Sl.103:8; Jn.4:2; II Pe.3:9) e tardio em Se irar (Ex.34:6; Ne.9:17; Jl.2:13; Na.1:3), pois não tem prazer na morte do ímpio, desejando, antes, a sua conversão (Ez.18:23; 33:11).
5º SLIDE
- A mensagem do livro de Oseias é uma mensagem de declaração de amor de Deus ao povo do reino do norte, um convite à restauração em meio a uma corrupção desmedida, que acabaria levando o reino de Israel à destruição, por sua impenitência.
- O livro de Oseias mostra-nos que Deus é fiel, não pode negar-Se a si mesmo (II Tm.2:13).
6º SLIDE
- O livro de Oseias, que tem 14 capítulos, pode ser dividido em duas partes, a saber:
  1. 1ª parte - a esposa prostituída de Jeová é repudiada - Os.1-3
  2. 2ª parte - a esposa, objeto do amor de Deus - Os.4-14
7º SLIDE
II – A PRIMEIRA PARTE DO LIVRO DE OSEIAS – A ESPOSA PROSTITUÍDA DE JEOVÁ É REPUDIADA
- Oseias foi um dos profetas que Deus escolheu para que, com a sua própria vida, fosse um sinal da mensagem que estava a anunciar.
- Oseias recebeu um mandado divino para se casar com Gomer, uma prostituta cultual,  com um propósito: o de demonstrar a infidelidade espiritual de Israel bem como o grande amor de Deus.
8º SLIDE
- Os filhos de Oseias receberam nomes proféticos:
a) Jizreel - "Deus espalhará" - o término da dinastia de Jeú, que se consolidara em Jizreel (II Rs.9:24-37) , mas sem que houvesse observância da palavra do Senhor.
b) Ló-Ruama -  "não compadecida", "desfavorecida"  -  o povo de Israel seria destruído sem compaixão de Deus, visto que não atendera ao seu chamado para o arrependimento (Ex.33:19; Rm.9:15,16);
c) Ló-Ami -  "não-meu-povo" - o término do pacto entre Deus e Israel, em virtude da infidelidade.
9º SLIDE
 - Gomer, após ter tido estes três filhos, retornou à vida de prostituições (Os.2:5), desprezando todo o amor que o profeta lhe havia dispensado.
- Assim como Oseias fora traído por sua mulher, o povo de Israel (reino do norte) havia traído a Deus, deixando-O e passando a servir a outros deuses.
10º SLIDE
- Apesar da infidelidade de sua mulher Gomer, o Senhor manda a Oseias que a comprasse e a tomasse novamente por mulher (Os.3:1,2).
- Embora Israel fosse infiel, o Senhor promete providenciar um meio, mediante custo próprio, para resgatar o povo pecador.
11º SLIDE
- Gomer, ao ser resgatada, não foi logo devolvida à sua condição de mulher pelo profeta, tendo de passar “muitos dias” sem se prostituir, para que se purificasse de toda a sua imundícia (Os.3:3).
- Da mesma maneira, o Senhor, para resgatar Seu povo, fá-lo-ia passar “muitos dias” sem independência política (Os.3:4).
12º SLIDE
II – A ESPOSA, OBJETO DO AMOR DE DEUS
- Na segunda parte do livro, temos a pormenorizada descrição deste amor de Deus para com o povo, como também a intensidade da infidelidade cometida pelos israelitas.
- Segundo Reese e Klassen, estas mensagens passaram a ser proferidas após a morte de Jeroboão II, quando se inicia a desordem política no reino do norte.
13º SLIDE
- Por que havia contenda entre Deus e Israel? Porque, em Israel, prevaleciam o perjurar, o mentir, o matar, o frutar, o adulterar e homicídios sobre homicídios (Os.4:2). Em outras palavras: em Israel, prevalecia o pecado.
- No “discurso de Jesus sobre a Sua missão” (Jo.8:12-59), temos a repetição deste pensamento a respeito da prevalência do pecado e do mal entre os israelitas.
14º SLIDE
- O povo de Israel rejeitou o conhecimento de Deus, não quis se lembrar da lei do Senhor, antes dela se esqueceu e, por causa desta rejeição, seria destruído (Os.4:6).
- Conhecer a Deus não é o conhecimento intelectual, mas envolver-se e ter intimidade com o Senhor.
15º SLIDE
- O conhecimento de Deus envolve a santificação.
- Meios de santificação: a Palavra de Deus (Jo.17:17), a oração (I Tm.4:5), o temor a Deus (II Co.7:1) e a participação digna na ceia do Senhor (I Co.11:23-34).
16º SLIDE
- A estes pecadores impenitentes, chamados de “transviados”, o Senhor diz que será “a correção deles” (Os.5:2) e, por causa desta atitude de injustiça, todos cairão espiritualmente (Os.5:5).
- O Senhor afirma que a estes que rejeitarão a Sua mensagem, não haverá saída, tentarão buscar ao Senhor, mas será tarde demais (Os.5:5).
17º SLIDE
- Ao mesmo tempo em que o Senhor lança a Sua sentença, deixa, pela sua misericórdia, uma porta aberta aos israelitas.
- Se houvesse “reconhecimento de culpa e busca da face de Deus”, se fosse o Senhor buscado de madrugada, haveria, ainda, uma oportunidade de restauração (Os.5:15).
18º SLIDE
- Por isso, o profeta convida o povo a vir e se tornar ao Senhor, pois quem havia feito a ferida, podê-la-ia sarar (Os.6:1).
- O profeta aconselha o povo a que conhecesse e prosseguisse em conhecer ao Senhor, (Os.6:3).
19º SLIDE
- A misericórdia de Deus era uma realidade, mas, também, a impenitência de Israel. Apesar do desejo do Senhor para com aquele povo, eles não queriam saber de Deus, mas, única e exclusivamente de seus pecados, vivendo em maldade, malícia e mentira (Os.7:2-8).
- Apesar do clamor misericordioso de Deus, os israelitas preferiram recorrer ao Egito e à Assíria, não quiseram se humilhar diante de Deus, preferindo ser soberbos, ter uma vida independente de Deus (Os.7:10-16). O resultado foi tão somente a destruição.
20º SLIDE
- A ira de Deus Se manifestaria no meio do povo de Israel como reação ao próprio pecado do povo – lei da ceifa (Os.7:7 “in initio”. 10:13).
- Israel havia se esquecido do seu Criador (Os.8:14).
21º SLIDE
- Características que revelavam a impenitência de Israel:
a) preferir os palácios à observância dos mandamentos (Os.8:14) – amar o mundo e não a Deus;
b) recusar se converter, apesar de atraídos e conduzidos por Deus (Os.11:1-5);
c) preferir uma religiosidade externa a ter comunhão com Deus (Os.8:13);
d) egoísmo (Os.10:1 “in initio”);
22º SLIDE
- Mas, apesar de toda esta infidelidade, o Senhor diz que não haveria de destruir Israel por completo, pois Ele é Deus e não, homem (Os.11:9).
- Deus é soberano e não haveria de Se submeter à vontade do homem, ainda que se lhe tenha dado o livre-arbítrio.

23º SLIDE
- Embora não fosse deixar Israel impune (Os.12:7-14), o Senhor não deixaria de estender a Sua misericórdia ao povo que havia escolhido para ser Seu, resgatando-o da morte (Os.11:8,9; 13:14).
- Ao mesmo tempo em que Deus Se apresenta como um leão, leopardo e urso que tem perdido seus filhos, como fera que o despedaça (Os.13:7,8), também afirma que os remirá da violência do inferno e os resgatará da morte (Os.13:14).
24º SLIDE
- É a mensagem de restauração que encerra o livro de Oseias: “Converte-te, ó Israel, ao Senhor teu Deus, porque pelos teus pecados tens caído” (Os.14:1).
- Deus não deixa de apontar os pecados do povo e de dizer-lhes que eles precisavam se arrepender. É esta a mensagem do Evangelho (Mc.1:15).
25º SLIDE
- O Senhor, no término da mensagem do profeta, mostra que é necessário que nos tornemos a Ele, que abandonemos as coisas deste mundo e os vãos socorros terrestres, a fim de que possamos encontrar com o Senhor e ser resgatados por Ele (Os.14:2-4).
- “Quem é sábio para que entenda estas coisas? Prudente, para que as saiba? Porque os caminhos do Senhor são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão” (Os.14:9).
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO