ALMA VIVENTE E ESPÍRITO VIVIFICANTE


ALMA VIVENTE E ESPÍRITO VIVIFICANTE

Por meio de Adão somos tão somente almas viventes, criaturas de Deus. Mas, através do Senhor Jesus, tornamo-nos espíritos vivificantes, filhos de Deus. Ele batizará com o Espírito Santo. Isto é, trazer uma nova vida à alma vivente. 

 Disse João Batista: “...Eu voz batizo com água para o arrependimento, mas aquele que vem após mim, voz batizará com o Espírito Santo e fogo”. Mateus 3:11. É aí que começa uma nova vida, já que o Espírito do Altíssimo faz morada dentro de nós.

A vida se resume em dois homens que biblicamente são chamados de Adão, sendo diferenciados apenas pela posição: primeiro e último. O primeiro Adão se vendeu ao pecado que o levou à morte. Sua poderosa alma vivente deixou de ter como fonte o Todo Poderoso. Agora uma alma que dependia de uma sustentação vertical, passa a receber apenas no campo do terreno.

“Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, e sim o natural; depois, o espiritual. O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu. Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais.” 1 Coríntios 15:45-48.
“Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo.”

Pela queda do primeiro, o homem já nasce influenciado pelo pecado. 

“Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.” Romanos 5:12,17. 

Feliz a alma que recebe o espírito vivificador do glorioso último Adão. Pois este, atingindo a alma, ditará ao corpo uma disciplina onde a santidade será visível. “Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita”. Romanos 8: 11. Já que no que tange ao primeiro Adão, o processo é inverso. Tudo passa a depender da carne que influencia a alma, e esta ao espírito.

A Palavra de Deus é diferente de qualquer outra palavra. Ela é viva e eficaz como diz em Hebreus 4:12

Jesus disse: “O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida”. João 6:63. A palavra que sai da boca de Deus muda tudo. Foi pelas Suas palavras que tudo veio a existir. Sem elas, nós não estaríamos vivos.

A Palavra de Deus vivifica, cria a fé, produz mudanças, liberta, realiza milagres, cura feridas, edifica o caráter, transforma as circunstâncias, transmite alegria, supera a adversidade, derrota a tentação, infunde esperança, libera poder, limpa nossas mentes, cria coisas boas e nos garante o futuro eterno! Não podemos viver sem a Palavra de Deus! Nunca subestime o valor dela. Você deve considerá-la tão essencial para a sua vida quanto à comida.

O salmista declarou: “O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica”. Salmos 119:50