SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Marcadores

Aborto (11) ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL (5) Adolecentes Cristão (2) ADPB (1) ADULTÉRIO (2) Agradecimento (1) Aniversario (10) Apologética Cristã (10) Arqueologia (1) As Inquisições (1) Assembleia de Deus (5) Barack Obama (2) Batismos (29) Bíblia (3) Brasil (48) Casamento (25) CGADB (19) Ciência (6) Círculo de Oração (5) CLASSE BERÇÁRIO (26) CLASSE DOS DISCIPULANDOS (55) CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL (73) CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL (152) CLASSE MATERNAL (104) Congresso (49) CPAD (6) Cruzada (3) Curiosidades (3) Cursos (3) Departamento Infantil (5) Depressão (2) Desaparecido (4) DESENHOS BIBLICOS (1) Desfiles (3) Dia do Pastor (4) Discipulado (64) Divórcio (4) EBD (20) EBO (21) Escatologia (2) Estudantes (2) Estudos (506) Eventos (118) FALECIMENTO (5) Família (16) Filmes (18) Galeria de Fotos (12) Gospel (285) Gratidão a Deus (1) Hinos Antigos (3) História (4) Homenagens (3) Homilética (4) Homoxesualismo (3) Ideologia de Gênero (12) Idolatria (3) Inquisição (2) Islamismo (10) Israel (18) JARDIM DA INFANCIA (7) LIção de Vida (2) Louvor (1) Luto (42) Maçonaria (3) Mães (3) Mensagens (56) Ministério (34) Missões (148) MODISMOS (2) Mundo (610) Mundo Cristão (178) MUSICAS EVANGÉLICAS (3) Namoro Cristão (8) Noivados (1) Notícias (3155) Obreiros (9) ONU (4) Oração (1) Pneumatologia (1) política (121) Psicopedagogia (3) Pureza sexual (8) Realidade Social (17) Reforma Protestante (4) RELIGIÕES (3) Retiro (4) REVISTA BETEL JOVENS (1) Revista Central Gospel (1) REVISTA CLASSE PRIMARIOS (230) REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES (267) REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES (280) REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA (111) REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA (111) REVISTA CLASSE JUNIORES (243) REVISTA DA CLASSE JOVENS CPAD. (188) REVISTA DA CLASSE JOVENS. (319) REVISTA DA CLASSE ADULTOS (872) REVISTA DA CLASSE JOVENS E ADULTOS (398) REVISTA DA CLASSE JUVENIS (262) Revista Maternal (63) Santa Ceia (3) Saúde (45) Seminário (4) Sexualidade (7) Subsídios (1507) Subsídios EBD (1900) Subsídios EBD Videos (593) Templos (3) Teologia (5) Testemunho (1) TRANSGÊNEROS (2) Utilidade publica (1) UTILIDADE PÚBLICA (2) Vida de Adolecente (5) videos (106) Virgilha (1)

13 junho 2012

PRIMÁRIOS - Lição 12: Jesus, o amigo sempre presente


2º Trim. 2012 - PRIMÁRIOS - Lição 12: Jesus, o amigo sempre presente

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMÁRIOS – CPAD
2º Trimestre de 2012
Tema: Jesus e seus amigos
Comentaristas: Laudicéia Barboza da Silva & Débora Ferreira da Costa


LIÇÃO 12 – JESUS, O AMIGO SEMPRE PRESENTE


Texto Bíblico: Lucas 24.36-53; Atos 1.9-11


Ao Mestre
Professor (a) lembre-se que esta é a grande verdade do cristianismo:Jesus, que ressuscitou, está no meio de nós quero esclarecer bem: esta não é apenas uma maneira de falar, nem simplesmente uma expressão poética. Esta é uma realidade.

Se você não tem isto intrínseco dentro de seu ser, não poderá passar de maneira consistente esta realidade aos pequenos, um professor é um vendedor de idéias, para que seus alunos acreditem e vivam o que você diz, é necessário que você viva o que está dizendo. Esta realidade do cristianismo faz parte de seu cotidiano? Ou você usa a presença do Senhor Jesus como usamos um step, quando está em apuros.

Viva de forma a demonstrar que essa realidade está em seu ser. Lembre-se quando você está em casa, ocupando-se dos seus afazeres domésticos¸ Jesus está com você. Quando você trabalha numa empresa, no comércio, no campo, Ele está ali presente, juntinho com você. Quando você está alegre, Ele se faz presente. Mas quando você está triste e chora, com mais razão ainda, Ele se faz um com você. Ele é o primeiro a se alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram.

Mesmo quando você erra e peca, quando você não consegue superar algo, Ele está com você. E se entristece com a sua situação... mas Ele permanece ali, juntinho com você, para lhe estender a mão, para lhe dar coragem, para levá-lo à libertação.
Nós nunca estamos sozinhos. Em toda parte e em qualquer situação, “Ele está  no meio de nós



Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se de que Jesus está conosco todos os momentos, pois ELE prometeu: “...e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos.” (Mt 28.20b – ARC)


Frase do dia
MEU AMIGO JESUS ESTÁ SEMPRE COMIGO

Enfatize aos pequenos que Jesus após sua ressurreição ascendeu ao céu, mas está conosco. O profeta Isaias ao profetizar acerca de seu nascimento o chamou deEmanuel que quer dizer “Deus conosco” (CF. Is 7:14; 8.8; Mt 1.23).


Memória em Ação
“...E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.”
                                                                                                      (Mt 28.20b – NTLH)


Explorando a Bíblia
Crianças vocês se lembram que na lição passada falamos sobre os dois discípulos que se encontraram com Jesus no Caminho de Emaús? Pois bem, eles foram correndo contar para os outros discípulos. Enquanto estavam contando isso, Jesus apareceu de repente no meio deles e disse:
 — Que a paz esteja com vocês!
Eles ficaram assustados e com muito medo e pensaram que estavam vendo um fantasma.
Mas ele disse:
 — Por que vocês estão assustados? Por que há tantas dúvidas na cabeça de vocês? Olhem para as minhas mãos e para os meus pés e vejam que sou eu mesmo. Toquem em mim e vocês vão crer, pois um fantasma não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho.

Jesus disse isso e mostrou as suas mãos e os seus pés. Eles ainda não acreditavam, pois estavam muito alegres e admirados. Então ele perguntou:
 — Vocês têm aqui alguma coisa para comer?

Eles lhe deram um pedaço de peixe assado, que ele pegou e comeu diante deles. Depois disse: — Enquanto ainda estava com vocês, eu disse que tinha de acontecer tudo o que estava escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos livros dos Profetas e nos Salmos.

Então Jesus abriu a mente deles para que eles entendessem as Escrituras Sagradas e disse:
— O que está escrito é que o Messias tinha de sofrer e no terceiro dia ressuscitar. E que, em nome dele, a mensagem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados seria anunciada a todas as nações, começando em Jerusalém. Vocês são testemunhas dessas coisas. E eu lhes mandarei o que o meu Pai prometeu. Mas esperem aqui em Jerusalém, até que o poder de cima venha sobre vocês. Quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra.

Então Jesus os levou para fora da cidade até o povoado de Betânia. Ali levantou as mãos e os abençoou. Enquanto os estava abençoando, Jesus se afastou deles e foi levado para o céu.
Depois de ter dito isso, Jesus foi levado para o céu diante deles. Então uma nuvem o cobriu, e eles não puderam vê-lo mais. Eles ainda estavam olhando firme para o céu enquanto Jesus subia, quando dois homens vestidos de branco apareceram perto deles e disseram:
— Homens da Galiléia, por que vocês estão aí olhando para o céu? Esse Jesus que estava com vocês e que foi levado para o céu voltará do mesmo modo que vocês o viram subir.

Eles o adoraram e voltaram para Jerusalém cheios de alegria.


Oficina Criativa
Ver na galeria de imagens
Fonte:www.http://lh4.ggpht.com


Fontes Consultadas:
·         Bíblia NTLH - SBB
·         Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
·         Allan Hart Jahsmann e Martim P. Simon  - Horinhas com Deus - Editora Sinodal
·         Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geografica
·         Comentário Bíblico Beacon – Vol.6: Mateus a Lucas – Editora CPAD – Rio de Janeiro/2005


Colaboração para Portal Escola Dominical  – Profª. Jaciara da 
Silva

Galeria de imagens

fonte portal ebd.org 


JARDIM DA INFANCIA - Lição 12: O Menino Jesus visita a Casa de Deus


2º Trim. 2012 - JARDIM DA INFANCIA - Lição 12: O Menino Jesus visita a Casa de Deus

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JARDIM DE INFANCIA – CPAD
2º Trimestre de 2012
Tema: Eu gosto da Igreja
Comentaristas: Verônica de Oliveira Araujo & Marta Doretto

LIÇÃO 12- O MENINO JESUS VISITA A CASA DE DEUS

Texto bíblico        Lucas 2.40-52
E o menino ia crescendo e fortalecendo-se, ficando cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.
Ora, seus pais iam todos os anos a Jerusalém, à festa da páscoa.
Quando Jesus completou doze anos, subiram eles segundo o costume da festa;
e, terminados aqueles dias, ao regressarem, ficou o menino Jesus em Jerusalém sem o saberem seus pais;
julgando, porém, que estivesse entre os companheiros de viagem, andaram caminho de um dia, e o procuravam entre os parentes e conhecidos;
e não o achando, voltaram a Jerusalém em busca dele.
E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.
E todos os que o ouviam se admiravam da sua inteligência e das suas respostas.
Quando o viram, ficaram maravilhados, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que procedeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos.
Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai?
Eles, porém, não entenderam as palavras que lhes dissera.
Então, descendo com eles, foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava todas estas coisas em seu coração.
E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens.

Objetivo após a aula seu aluno deverá  compreender a necessidade em
                 crescer não apenas em estatura, mas em sabedoria de Deus.


A palavra é...   sabedoria
Segundo o dicionário a palavra sabedoria significa: Qualidade ou caráter de sábio. / Acúmulo de muitos conhecimentos; grande instrução; ciência, erudição, saber.
A tradução da palavra grega "sophia" é sabedoria, mas, "sophia" diz respeito a sabedoria do homem, ao saber adquirido pelo estudo, pela pesquisa, pelos meios que são colocados à sua disposição os quais, proporcionam ao ser humano, uma gama de informações tal, que se pode afirmar, "fulano tem sabedoria" pois ele entende deste ou daquele assunto.
A sabedoria que trata a lição se refere a sabedoria de Deus.

Aprendendo a Bíblia
I Co 12.7,8
A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum.
Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;

Por ser este um Dom do Espírito Santo, transcende e vai além da sabedoria do homem.
Isto é, a palavra que emana de alguém submisso à vontade do Senhor, e que por estar debaixo do governo de Deus, e por Ter sido equipado pelo Espírito Santo com este Dom, ao proferir palavras, fala com sabedoria espiritual e, ministra, ensina ou esclarece coisas, que o simples saber humano jamais poderia explicar ou deslindar.

Este Dom não se manifesta o tempo todo, trata-se, de uma palavra especial, específica, para um determinado tempo e lugar, para atender a uma situação singular.

O Dom da Palavra da Sabedoria trata de uma proclamação, de uma declaração, de uma palavra específica dada por Deus, através do seu Espírito Santo, para atender naquele momento a uma situação emergencial. Sendo esse um Dom do Espírito Santo, é claro que ele não depende da sabedoria do homem, que embora possa ser grande, vasta, graduada e pós-graduada, foge da habilidade humana e, passa a se situar na esfera e nos domínios do ministério cristão, e este Dom, pode ser exercido tanto no tocante ao ensino da doutrina bíblica, da Palavra de Deus, quanto na solução de problemas em geral.

Em Efésios 1.17-19, o Apóstolo Paulo diante do Senhor, ele fala aos irmãos "que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele..." e nesta súplica ardente, Paulo mostra o seu desejo de que as três coisas pedidas possam ser entendidas e descobertas, por revelação do Senhor, pois, sem o espírito de sabedoria o homem jamais poderia entender apenas pelo saber humano.
( fonte; http://www.isaiaslins.com/news.php?readmore=25)
 E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. (Tg 1.5)

Historia Bíblica
Ora, seus pais iam todos os anos a Jerusalém, à festa da páscoa.
 Quando Jesus completou doze anos, subiram eles segundo o costume da festa; (Lc 2.41,42)

Então, foi lá em Nazaré que o pequeno Jesus cresceu. Cresceu como os outros meninos,
Cresceu forte e com saúde, porque se alimentava bem, ouvindo o que sua mãe, Maria dizia.
Gostava de andar pelos campos olhando as belezas que Seu Pai Celestial criara, e freqüentava a sinagogas que era a escola em Nazaré.
Estudava sempre as lições, prestava atenção às aulas.
Jesus observava as pessoas trabalhando, os pássaros, as sementes e plantas, e aprendia muito com isso, e amava ler a Bíblia, pois sabia ser as Palavras de seu pai – Deus. Assim conversava com ELE, lendo a Bíblia e orando.
E sempre se esforçava para obedecer a Deus em tudo o que fazia.
Foi assim que Jesus cresceu, parecia com os outros meninos, parecia... mas não era igual.
Jesus era diferente, Ele nunca fez nada errado

Assim Jesus crescia... até que chegou o seu aniversario de 12 anos. E Jesus ficou muito feliz, sabe por que? – porque poderia ir ao lindo templo de Jerusalém, na Casa de Deus
E assim aconteceu, ele foi com seus pais, seu amigos para a festa da Páscoa.
Jesus gostou muito, gostou do culto, gostou dos cânticos, e gostou muito de ouvir os professores no templo, falando sobre a Palavra de Deus.

Quando chegou a hora de voltar para casa, fizeram como tinham o costume de fazer, os adultos vinham conversando com os adultos e as crianças com as crianças. E naquele tempo as viagens eram a pé, reuniam-se muitas pessoas para andarem juntas...
Assim andaram o dia inteiro, quando à noite pararam para dormir, Maria procurou Jesus entre as crianças, mas ele não estava, as crianças disseram que ele não tinha vindo, que ficou lá em Jerusalém. Jose e Maria ficaram muito preocupados, a criança que Deus havia dado a eles para cuidar estava sozinha. Bem depressa, eles voltaram para Jerusalém.

Procuraram Jesus por toda a parte. Finalmente o encontraram – vocês sabem onde?
Estava no Templo, conversando com os professores, Jesus falava e eles se admiravam da sabedoria dele. Maria correu para perto de Jesus e disse
__ Filho, estávamos preocupados com você.
Jesus então com muito carinho, e educação explicou-lhes:
__ Vocês se esquecem que eu preciso fazer o que meu Pai, Deus me mandou fazer?
Em seguida, foi com eles para Nazaré, e Jesus sempre os obedecia.
(texto: Jaciara da Silva)

Atividades
Na galeria de Imagens

  1. Ligue os pontinhos que faltam e pinte o desenho.

 (desenho fonte: http://sementinhakids.wordpress.com)



Colaboração para Portal Escola Dominical – prof. Jair César S. Oliveira

Galeria de imagens

fonte portal ebd

ESCOLA DOMINICAL CPAD ADULTOS - Lição 3

A chamada profética de Samuel 20 de outubro de 2019 TEXTO ÁUREO “Então, veio o SENHOR, e ali esteve, e chamou como ...