1° Trim. 2013 - JUVENIS - Lição 3: Ciência na mente, Bíblia no coração



PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUVENIS – CPAD
1º Trimestre de 2013
Tema: A ATUALIDADE DA MENSAGEM DA BÍBLIA
COMENTARISTA: Ciro Sanches Zibordi

LIÇÃO  3 -  CIÊNCIA NA MENTE, BÍBLIA NO CORAÇÃO


TEXTO BÍBLICO  Sl 119.9,11, 97, 105, 130


ENFOQUE BÍBLICO
“Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia.” (Sl 119.97)


OBJETIVOS
Mostrar aos alunos que o caminho para manter a mente saudável é estar com o coração cheio da Palavra.
Demonstrar que a ciência não deve ser desprezada, pois esta cumpre um papel importante em nossa sociedade.
Enfatizar a importância de estudar na escola a Palavra de Deus


INTRODUÇÃO
Mentes como a de Hitler, Mao Tse, Carl Marx e outros, eram fértil, porem usada pelo inimigo por falta de conhecimento de Deus. Não se pode desprezar o saber, pois a ciência desempenha um importante papel na sociedade. Nossos jovens não podem deixar de freqüentar a escola, se tornar intelectuais, mas intelectuais humildes,  servos de Deus. Jovens impactantes, que se necessário enfrente prisões, mesmo sendo inocentes, fornalhas, covas de leões, mas não neguem a fé. Defenda os conceitos da ciência com a intelectualidade, mas defenda a doutrina bíblica com o coração.


COMO MANTER A MENTE SAUDÁVEL?
Vivemos em num mundo intelectual disso todos nós sabemos. Você sabia que já estudaram o nosso cérebro? Pois é! Descobriram como ele funciona os resultados ao longo dos anos concluem que nossos cérebros possuem filamentos, parecidos com fios e às células nervosas transitam pela fiação do cérebro. É o que nós conhecemos como neurônios que são os responsáveis pela recepção e transmissão das informações.
O ser humano possui cerca de 100 bilhões de neurônios e cerca de 60 trilhões de filamentos que formam pontes, chamadas “sinapse”. Segundo a ciência quando o ser humano faz pouco uso de seu cérebro ou intelecto, ou seja, uma pessoa que pensa pouco, essas pontes são obstruídas, dificultando a passagem dos neurônios. É como uma estrada pouco transitada, com o tempo a vegetação vai crescendo e a tornando intransitável de vez. Como você pode ver o avanço da ciência já chegou a tal ponto e chegará muito mais.
Boa parte dos cientistas são ateus e são indiferentes, a fé em Deus, o argumento deles é que não há possibilidades de conciliar o conhecimento com a fé. O problema deles é a atitude diante dos fatos, os corações deles também estão cheios daquilo que se apegam. Acreditam apenas em suas descobertas ou naquilo que podem comprovar cientificamente. Sendo assim é impossível ter uma mente sadia, grandes cientistas blasfemaram contra Deus, outros nem sequer se importam se ele existe ou não.
Para que se tenha uma mente sadia é preciso que o coração esteja cheio da Palavra de Deus. Que transite pelas nossas sinapses (pontes), a Boa e agradável Palavra de Deus (Fp 4.8; Sl 119. 97)


NÃO DESPREZE A CIÊNCIA
Você já ouviu falar em Albert Einstein? Físico alemão radicado nos EUA foi ele que desenvolveu a teoria da relatividade. Sua fama excedeu a qualquer outro cientista tornando sinônimo de gênio. É claro que Einstein e outros deixaram seus nomes nos anais da história como grandes cientistas. Alguns nem tem seus nomes lembrados com tanta freqüência. Pouco se fala em Albert Sabin, por exemplo,  medico judeu-americano, que desenvolveu a famosa gotinha que as crianças tomam contra a poliomielite ou “paralisia infantil”.
Não podemos imaginar quantos de nós poderia estar em uma cadeira de rodas ou até fazendo uso de muletas. A sabedoria dada a Sabin ao criar a formula tem abençoado milhões de crianças em todo mundo. Não podemos desprezar o saber cientifico,  Albert Santos Dumont, deu inicio, ele com o “14 Bis” [1] , numa altura de aproximadamente 5 metros, numa velocidade de 40 km/h, voou 220 metros. Como já sabemos o avião é mais pesado que o ar, mas se sustenta por meios próprios. Longas distâncias são como se fosse pequenas viagens, pois a velocidade de um jato varia entre 700 a 900 km/h.

Existe uma grande diferença entre a mensagem bíblica e a ciência. A Bíblia não precisa de nenhum teste para provar sua veracidade, enquanto os fatos para ser comprovados pela ciência passam por muitos experimentos. O filosofo Descartes, aconselhou  duvidar de tudo aquilo que pareça falso, duvidar de tudo o que comporta duvida. Foi chamado de inútil e incerto por Pascal, devido à falha de Descartes em querer estabelecer uma mathesis universalis. Estava assim estabelecendo o método cientifico, numa perspectiva de progresso na ciência, não há um caso limite, a teoria anterior (T1), pode ser explicada pela teoria posterior (T2). A T1 pode em uma averiguação da T2, ficar apenas com um pequeno acumulo.
A ciência em seu progresso sempre recebera criticas, a critica relativista argumentara que tal posição suportará uma visão que envolve acumulação histórica. Para o relativismo a T2 não preserva o poder explicativo da T1, se não houver acumulação, o relativismo conclui que não houve progresso. Já o positivismo tem perspectivas diferentes concernentes o assunto, para o positivismo a T2 é capaz de explicar e predizer mais que a T1. A T2 é mais geral, mais bem confirmada é necessária diz o positivismo. Quanto aos pragmatistas agem de acordo com todas as objeções anteriores dos relativistas, discordam apenas da conclusão.

O fim último da ciência, é produzir teorias cada vez mais confiáveis, teorias capazes de resistir aos testes. Para o realista, a ciência progride pela substituição continua das teorias falseadas e pelos testes, para se chegar a veracidade ou aproximar-se, admitindo que não atingiu a verdade absoluta.
A Bíblia não precisa de tais testes, pois é crida, não discutida se tal assunto é veraz ou não. Uma vez que os pais da igreja em orações e suplicas, guiados pelo Espírito inseriu o livro como canônico, não há o que discutir. A ciência poderá usar todos os seus métodos e não poderá entender como o mar vermelho, por exemplo, teve as suas águas amontoadas (Ex 14.21-27). Os matemáticos do mundo todo e de todas as épocas, jamais poderá entender a queda dos muros de Jericó (Js 7.14-20). Pode um homem ficar no ventre de um peixe por três dias e sobreviver?[2]  Como pode a oração de um homem parar o eixo da terra?[3] Voltar o relógio?[4]  Então ciência na mente e Bíblia no coração.


A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR NA ESCOLA E A PALAVRA DE DEUS
A ciência tem o seu avanço diário já podemos assim dizer, principalmente a medicina tem apresentado descobertas importantes para a sociedade. Agora não podemos ficar apenas com a ciência, precisamos em primeiro lugar da Mensagem bíblica, em nossos corações. A ciência é coisa do intelecto, como é bom ter inteligência, poder fazer grandes descobertas, se tornar importante, ganhar prêmios. E a Bíblia?
Quanto a Bíblia nada resolve se sua mensagem estiver apenas em nosso intelecto. A Palavra de Deus tem que provocar mudanças, transformações e gerar em nós fé. Porque esse titulo?  “Bíblia no coração”, coração em algumas passagens representa o homem em sua totalidade: espírito, alma e corpo. Nosso corpo é a casa da alma, a alma possui o intelecto, coração na lição esta falando do intimo, do espírito. No corpo você pode demonstrar a presença do Espírito Santo (Gl 3.3), na alma, você pode possuir a paixão pelo Espírito Santo (Gl 5.17), no espírito é que se possui o controle do Espírito Santo (Gl 5.18).

O importante é que tenhamos nossos jovens nas universidades, que no futuro grandes cientistas possam pertencer nossas igrejas. Não temos duvidas que marchamos para tal acontecimento.
Agora, não podemos deixar de incentivá-los, quanto à importância de estudar a Bíblia, promover estudos bíblicos relacionados à faixa etária. Dinamizar a escola dominical, os cultos de jovens e adolescentes, trazer assuntos relacionados à doutrina bíblica pentecostal. Procurar encher o coração desta geração teen de Bíblia.

Os movimentos como a EMO, já estão formando suas tribos nas igrejas. É só entrar nos Orkut, as mensagens estão explicitas lá. As conversas entre eles sempre no diminutivo, roupas pretas com estampa de desenhos animados, camisas coladinhas no corpo, meias arrastão, presilhas no cabelo, cintos rebite, piercings no canto dos lábios, longas franjas, pintam os olhos etc. Estamos vendo e ouvindo na igreja principalmente a linguagem no diminutivo. E a cultura bíblica? Jovens procurando livros do NT, no AT e vice versa, não é mais tempo de ficarmos dormindo. Oremos para que Deus nos leve a um grande despertamento sobre este assunto e que estudos bíblicos sejam realizados direcionados aos jovens e adolescentes. Para que não percamos a cultura bíblica e tenhamos um batalhão de jovens intelectuais e humildes servos de Deus, cheio de mensagens bíblicas para impactar o mundo cientifico com seus testemunhos.



CONCLUSÃO
O homem mais sábio do mundo com certeza foi Salomão, enquanto o seu coração guardava a Palavra de Deus, ele conciliava o saber com a vida espiritual. Quando ele deixou de cultivar  a Palavra de Deus, seu coração tornou-se um entulho, passou agir apenas pelo intelecto. Dentre muitos sábios que conseguiram adquirir sabedoria e ter uma vida espiritual boa, destacaremos Jose e Daniel. Quem estuda logística há de entender que Jose no Egito, foi usado, com uma sabedoria incrível. Durante sete anos ele estocou comida, se a população permanecesse a mesma, diríamos qualquer um poderia ter feito aquilo. Foi um bom governo em meio a ímpios e não deixou se levar pela vaidade, nem se corrompeu, antes permaneceu fiel ao Deus de seus pais. Para  Daniel, Deus deu sabedoria para trabalhar no maior e mais importantes império que já existiu, ele resistiu todas as ofertas que o levava a corrupção. Sabe por quê? A Palavra de Deus estava em seu coração – você também pode!


DICONARIO FILOSOFIA
Relativismo – Doutrina que prega algo que é relativo,  contrario de uma idéia absoluta categórica. Para tal doutrina as verdades morais, religiosas, políticas, cientificas, variam com o passar do tempo, com o lugar, com o grupo social e os indivíduos de cada lugar.
Realismo – Movimento artístico, político e filosófico surgido no final do século XIX na Europa. Para o realismo, os universais existem objetivamente, sejam na forma de realidades em si, transcendentes em relação aos particulares, ou como imanentes encontrados nas coisas individuais.
Positivismo – Conceito que possui distintos significados, englobando as perspectivas filosóficas e cientificas do século XIX.
Pragmatismo – Escola de filosofia, com origens americana, caracterizada pela descrença no fatalismo e pela certeza de que só a ação humana, movida pela inteligência e pela energia, pode alterar os limites da condição humana.


OBRAS CONSULTADAS
·         WIKPÉDIA – informações sobre Albert Santos Dumont, Albert Sabin e Albert Einstein – E os conceitos filosóficos.
·         PAGANELLI, Magno – Ciência e Fatos Bíblicos – Editora Hosana LTDA –SP
·         LIMA, João Epifânio Regis – Larry Laudan e a crítica do relativismo -  Metodista , SP 2009
 
 
Colaboração para Portal Escola Dominical  – Pr. Jair Rodrigues
fonte http://www.portalebd.org.br