LIÇÃO 2, ELIAS, O TISBITA


LIÇÃO 2, ELIAS, O TISBITA
LIÇÕES BÍBLICAS - 1º Trimestre de 2013 - CPAD - Para jovens e adultos
Tema: Elias e Eliseu um Ministério de Poder para toda a Igreja.
Comentário: Pr. José Gonçalves 
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
QUESTIONÁRIO
NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm  
 
 
TEXTO ÁUREO
"E ele lhes disse: Qual era o trajo do homem que vos veio ao encontro e vos falou estas palavras? E eles lhe disseram: Era um homem vestido de pelos e com os lombos cingidos de um cinto de couro. Então, disse ele: É Elias, o tisbita"  (2 Rs 1.7,8).  
 
 
VERDADE PRÁTICA
A vida de Elias é uma história de fé e coragem. Ela revela como DEUS soberanamente escolhe pessoas simples para torná-las gigantes espirituais.
 
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda – 1 Rs 18.36 O DEUS de Elias
Terça – 1 Rs 18.41-45 A fé de Elias
Quarta – 1 Rs 17.1 A vocação de Elias
Quinta – 2 Rs 9.35,36 A natureza do ministério de Elias
Sexta – 1 Rs 18.18 A função social do profeta Elias
Sábado – Mt 17.10-13 O lugar de Elias nas Escrituras
 
PALAVRA-CHAVE - VOCAÇÃO: ESCOLHA - CHAMAMENTO - DISPOSIÇÃO
 
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 1 Reis 17.1-7
1 Então, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR, Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra. 2 Depois, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: 3 Vai-te daqui, e vira-te para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão. 4 E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem. 5 Foi, pois, e fez conforme a palavra do SENHOR, porque foi e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão. 6 E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã, como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro. 7 E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra.
 
Observações minhas:
DEUS usa homens que não se misturam e nem seguem os padrões do mundo
Elias era um professor de profetas na escola de profetas que diferenciava muito de nossas EBD’s pois ali se estudava a palavra de DEUS, mas também se jejuava muito, se orava muito e se buscava a comunhão e a intimidade com DEUS.
Não existe presença de DEUS sem sacrifício.
Não se ministra milagres e nem se confia na confirmação de DEUS de nosso ministério sem os três ingredientes principais de um verdadeiro profeta de DEUS - Jejum, oração, estudo da Palavra de DEUS.
Elias dava a impressão de viver separado da sociedade, mas não é verdade, Elias era super conhecido pelos alunos da escola de profetas e por Acabe e Jezabel, era conhecido e reconhecido por todos como profeta de DEUS. Não participar de festas e nem de reuniões com descrentes ou com apóstatas é importante para que se possa ser um legítimo instrumento de DEUS.
A Igreja tem colocado seus profetas em último lugar no ministério, tem procurado calar a voz de DEUS no meio da Igreja, principalmente por temer a revelação das falcatruas ocultas de seus líderes e também não são reconhecidos para que não sejam sustentados pela Igreja.
 
Na época de Elias o governo gastava fortuna para sustentar seus 400 profetas de baal e mais uma multidão de profetas de Asera e de outros deuses como Moloque. O dinheiro que vinha de impostos estava sendo usado para financiar a religião oficial do governo (Acabe e Jezabel) e não para ajudar aos pobres e necessitados.
 
 
INTERAÇÃO
Sobre o chamado de Elias - como ele se deu (onde e quando)  - as Escrituras silenciam. Em contrapartida, a Bíblia mostra um Elias ousado, temente a DEUS e pronto para realizar a vontade divina. Isso é fruto de uma verdadeira vocação divina. O verdadeiro chamado nasce no coração. Ele arde como chama interior. Porém, se desenvolve para muito além do recôndito da alma. O chamado de DEUS na vida de uma pessoa também floresce publicamente. Vai além da família e da igreja local. Esse chamado que inunda à alma, a igreja reconhece, a liderança confirma e DEUS usa. Afinal de contas, qual é o seu chamado?
 
OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Descrever a vocação e a chamada de Elias.
Compreender como se deu a atuação do profeta Elias.
Destacar o papel de Elias junto a monarquia e nas Escrituras.
 
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Prezado professor, para concluir a lição desta semana, sugerimos uma atividade prática. Você vai precisar de papel ofício e caneta. Distribua-os à classe. Em seguida solicite a cada aluno para que escreva o que mais gostam de fazer na vida. Logo após, pergunte se o que apontaram tem haver com o chamado pessoal de DEUS. Conclua a atividade explicando o quanto eles precisam considerar o chamado do Eterno nas esferas de suas vidas. Afirme que tal chamado pode ou não se dar na esfera eclesiástica, mas também na "secular".
 
 
RESUMO DA LIÇÃO 2, ELIAS, O TISBITA
I. A IDENTIDADE DE ELIAS 
1. Sua terra e sua gente.
2. Sua fé e seu DEUS.
II. O MINISTÉRIO PROFÉTICO DE ELIAS 
1. Sua vocação e chamada.
2. A natureza do seu ministério.
III. ELIAS E A MONARQUIA
1. Buscando a justiça.
2. A restauração do culto.
IV. ELIAS E A LITERATURA BÍBLICA 
1. No Antigo Testamento.
2. No Novo Testamento.
 
SINÓPSE DO TÓPICO (1) Elias era oriundo de Tisbe, lugarejo a leste do Rio Jordão. Seu nome significa "Javé é o meu DEUS".  
SINÓPSE DO TÓPICO (2) A inspiração e a autoridade encontradas em Elias denotam a natureza divina do seu ministério.
SINÓPSE DO TÓPICO (3) Elias denunciou que a casa real havia derrubado o altar de adoração ao Senhor.
SINÓPSE DO TÓPICO (4) Com Elias, o Antigo Testamento destaca o desenvolvimento da tradição profética no regime monárquico.
 
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICOI - Subsídio Sociológico
"A Profecia entre os Hebreus
Dos nomes hebreus aplicados aos profetas como representantes de um movimento espiritual em Israel, o termo nabhi' foi, sem dúvida alguma, o mais largamente usado. Originalmente pensava-se que era derivado de uma raiz indicando um 'orador', mas agora é sabido que seu significado básico é 'chamar'. O nabhi' era, portanto, um indivíduo que tinha sido chamado por DEUS para algum propósito específico, e que assim mantinha um relacionamento espiritual em particular com Ele. O profeta era essencialmente uma figura carismática, autorizado a falar aos israelitas em nome do seu DEUS. Antes da época de Samuel, tais indivíduos eram geralmente designados como um 'homem de DEUS', e na mesma época de Saul e Davi essa expressão era aparentemente sinônimo de nabhi'. As declarações dos profetas hebreus eram consequência direta de seu relacionamento espiritual com DEUS, e, em essência, abrangiam variações sobre temas teológicos e da aliança cultuados na Lei. De fato, não há uma única doutrina profética que já não tenha sido apresentada, ao menos na forma embrionária, na Tora; deste modo, os profetas podem ser considerados comentadores além de pioneiros doutrinários" (HARRISON, R. K. Tempos do Antigo Testamento: Um Contexto Social, Político e Cultural. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p.218).
 
VOCABULÁRIO
Carismática: Relativo a quem tem carisma. Força divina conferida a uma pessoa.
Recôndito: Oculto, escondido.
Eclesiástica: Pertencente ou relativo à Igreja; eclesial.
 
 
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
ZUCK, Roy B. Teologia do Antigo Testamento. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
DEVER, Mark. A Mensagem do Antigo Testamento: Uma Exposição Teológica e Homilética. 1. ed. Rio de Janeiro: 2008. 
 
SAIBA MAIS PELA Revista Ensinador CristãoCPAD, nº 53, p.37.
 
 
QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 2, ELIAS, O TISBITA
Responda conforme a revista da CPAD do 1º Trimestre de 2013
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas
 
TEXTO ÁUREO
1- Complete:
"E ele lhes disse: Qual era o __trajo__ do homem que vos veio ao encontro e vos falou estas palavras? E eles lhe disseram: Era um homem vestido de pelos e com os lombos cingidos de um cinto de __couro__. Então, disse ele: É Elias, o __tisbita__ (2 Rs 1.7,8).  
 
VERDADE PRÁTICA
2- Complete:
A vida de Elias é uma história de ____ e coragem. Ela revela como DEUS soberanamente __escolhe__ pessoas simples para torná-las__gigantes___________________ espirituais.
 
3- Elias é um modelo de que para cada um de nós?
(    ) Elias é um modelo de autenticidade e autoridade espiritual a quem devemos imitar.  
 
I. A IDENTIDADE DE ELIAS 
4- Qual a terra e a gente de Elias?
(    ) O relato sobre a vida do profeta Elias inicia-se com uma declaração sobre a sua terra e seu povo: "Então, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade" (1 Rs 17.1).
(    ) Elias era de Tisbe, um lugarejo situado na região de Gileade e a leste do rio Jordão.
(    ) Esse lugar  é citado no contexto do profeta Elias (1 Rs 21.17; 2 Rs 1.3,8; 9.36).
(    ) Elias se tornou muito maior do que o meio no qual vivia.
 
5- Como erfé de Elias em DEUS?
(    ) O nome do profeta Elias já revela algo de sua identidade, pois significa Javé é o meu DEUS ou ainda Javé é DEUS.
(    ) Elias era um israelita e como tal professava sua fé no DEUS verdadeiro que através da história havia se revelado ao seu povo.
(    ) Quando desafiava os profetas de Baal, Elias orou: "Ó Senhor, DEUS de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és DEUS em Israel, e que eu sou teu servo" (1 Rs 18.36).
(    ) DEUS era o Senhor dos patriarcas; da nação de Israel e Elias era um servo dEle!
(    ) DEUS era o Senhor de Abraão, um dos maiores personagens da história bíblica, mas Elias estava consciente de que Ele também era o seu DEUS!
(    ) Assim como Elias, o crente deve saber de forma precisa quem é seu DEUS para que dessa forma possa  ter uma fé viva e não vacilante. 
 
II. O MINISTÉRIO PROFÉTICO DE ELIAS 
6- Como foram a vocação e chamada de Elias?
(    ) A vocação e chamada de Elias foram divinas da mesma forma como foram as vocações e chamadas dos demais profetas canônicos.
(    ) Esse fato é logo percebido quando vemos o profeta Elias colocar DEUS como a fonte por trás de suas enunciações proféticas: "Vive o Senhor, DEUS de Israel, perante cuja face estou" (1 Rs 17.1).
(    ) Em outra passagem bíblica Elias diz que suas ações obedeciam diretamente a uma determinação divina (1 Rs 18.36).
(    ) Somente um profeta chamado diretamente pelo Senhor poderia falar dessa forma.
(    ) É a nossa vocação e chamada quem nos habilita para a obra do Senhor.
 
7- Como era a natureza do ministério de Elias?
(    ) A natureza divina e, portanto, sobrenatural do ministério do profeta Elias é atestada pela inspiração e autoridade que o acompanhavam.
(    ) A história do profeta Elias é uma história de milagres. É uma história de intervenções divinas no reino do Norte.
(    ) Encontramos por toda parte nos livros de Reis as marcas da inspiração profética no ministério de Elias. Isso é facilmente confirmado pelo escritor bíblico quando se refere à morte de Jezabel (2 Rs 9.35,36).
(    ) Assim como Elias predisse, aconteceu! Elias possuía inspiração e autoridade espiritual.
(    ) De nada adianta possuir um ministério marcado pela popularidade e fama se ele é carente de autoridade e poder divino. 
 
III. ELIAS E A MONARQUIA
8- Como era a luta pela justiça no ministério profético?
(    ) Na história do profetismo bíblico observamos a ação dos profetas exortando, denunciando e repreendendo aos reis (1 Rs 18.18).
(    ) O livro de 1 Reis mostra que o profeta Elias foi o primeiro a atuar dessa forma.
(    ) Na verdade as ações dos profetas revelam uma luta incansável não somente em busca do bem-estar espiritual, mas também social do povo de DEUS.
(    ) Quando um monarca como o rei Acabe se afastava de DEUS, as consequências poderiam logo ser percebidas na opressão do povo.
(    ) A morte de Nabote, por exemplo, revela esse fato de uma forma muito clara (1 Rs 21.1-16).
(    ) Acabe foi confrontado e denunciado por Elias pela forma injusta como agiu!
 
9- Como eram os cultos dos falsos profetas aos falsos deuses de Israel, na época de Elias, quem influenciava o povo a esse tipo de culto?
(    ) Como vimos, os monarcas bíblicos serviam tanto de guias políticos como espirituais do povo.
(    ) Quando um rei não fazia o que era reto diante do Senhor, logo suas ações refletiam nos seus súditos (1 Rs 16.30).
(    ) A religião, portanto, era uma grande caixa de ressonância das ações dos reis hebreus.
(    ) Nos dias do profeta Elias as ações de Acabe e sua mulher Jezabel sofreram oposição ferrenha do profeta porque elas estavam pulverizando o verdadeiro culto (1 Rs 19.10).
(    ) Em um diálogo que teve com DEUS, Elias afirma que a casa real havia derrubado o altar de adoração ao DEUS verdadeiro e em seu lugar levantado outros altares para adoração aos deuses pagãos.
 
10- O que cabia ao profeta de DEUS fazer para restaurar o verdadeiro culto a DEUS?
(    ) Como profeta de DEUS coube a Elias a missão de restaurar o altar do Senhor que estava em ruínas (1 Rs 18.30). 
 
IV. ELIAS E A LITERATURA BÍBLICA 
11- O que relata a bíblia, no Antigo Testamento, sobre o ministério de Elias?
(    ) Os dois livros de Reis e uma porção do livro das Crônicas trazem uma ampla cobertura do ministério profético de Elias. 
(    ) O Antigo Testamento mostra que com Elias tem início a tradição profética dentro do contexto da monarquia.
(    ) Foi Elias quem abriu caminho para outros profetas que vieram depois.
(    ) Elias não possuía apenas um ministério de cunho profético e social, seu ministério também era escatológico.
(    ) Malaquias predisse o aparecimento de um profeta como Elias antes "do grande e terrível dia do Senhor" (Ml 4.5).
 
12- Como é a pessoa e o ministério do profeta Elias citado no Novo Testamento?
(    ) Em o Novo Testamento encontramos vários textos associados à pessoa e ao ministério do profeta Elias.
(    ) JESUS identifica João, o batista, como aquele que viria no espírito e poder de Elias (Lc 1.17; Mt 17.10-13).
(    ) No monte da transfiguração, o evangelista afirma que Elias e Moisés falavam com o Salvador acerca da sua "partida" (Mt 17.3; Lc 9.30,31).
(    ) Quando o Senhor censurou a falta de fé em Israel, ele trouxe como exemplo a visita que Elias fizera à viúva de Sarepta (Lc 4.24-26).
(    ) No judaísmo dos tempos de JESUS, Elias era uma figura bem popular devido aos feitos miraculosos, o que levou alguns judeus acharem que JESUS seria o Elias redivivo (Mt 16.14; Mc 6.15; 8.28).
 
CONCLUSÃO 
13- Complete:
Os comentaristas bíblicos observam que os capítulos 17-22 do livro de 1 Reis, que cobrem o período do reinado de __Acabe__, mostram que o declínio religioso termina com arrependimento ou julgamento divino. De fato, observamos que a mensagem profética de __Elias__ visava primeiramente a produção de arrependimento e não a manifestação da ira divina. Isso é visto claramente quando Acabe se arrepende e o Senhor adia o julgamento que havia sido profetizado para os seus dias (1 Rs 21.27-29). Fica, pois, a lição para nós revelada na história do profeta Elias: a __graça__ de DEUS é maior do que o pecado e suas consequências.  Fomos alcançados por essa graça! 
 
RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm 
 
AJUDA
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer - CPAD
SOARES, Esequias. O Ministério Profético na Bíblia: A voz de DEUS na Terra. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
SOARES, Esequias. Visão Panorâmica do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
ZUCK, Roy B (Ed.). Teologia do Antigo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009. 
William Macdonald - Comentário Bíblico popular (Antigo Testamento).
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
O Novo Dicionário da Bíblia - J.D.DOUGLAS.
Comentário Bíblico NVI - EDITORA VIDA.
Revista Ensinador Cristão - nº 52 - CPAD.
Comentário Bíblico Beacon, v.5 - CPAD.
Revista - LIÇÃO JUVENIS CPAD 2002= ESTUDO PANORÂMICO DOS PROFETAS MENORES
GARNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. VIDA
ELISSEN, Stanley. Conheça melhor o Antigo Testamento. VIDA.
CHAMPLIN, R.N. O Novo Testamento Interpretado versículo por Versículo. HAGNOS.
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD
 fonte  www.apazdosenhor.org.br