LIÇÃO 4, ELIAS E OS PROFETAS DE BAAL



LIÇÕES BÍBLICAS - 1º Trimestre de 2013 - CPAD - Para jovens e adultos
Tema: Elias e Eliseu um Ministério de Poder para toda a Igreja.
Comentário: Pr. José Gonçalves
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva

QUESTIONÁRIO
NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm  
 
 
TEXTO ÁUREO
"Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é DEUS, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo lhe não respondeu nada"
(1 Rs 18.21).  
 
VERDADE PRÁTICA  
O confronto entre Elias e os profetas de Baal marcou definitivamente a separação entre a verdadeira e a falsa adoração em Israel.
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda – 2 Rs 1.2,3 Rejeitando os falsos deuses
Terça – 1 Rs 18.19 Rejeitando os falsos profetas
Quarta – 2 Rs 10.11 Rejeitando os falsos sacerdotes
Quinta – Êx 12.38 Rejeitando o sincretismo religioso
Sexta –1 Rs 18.21 Rejeitando a falsa adoração
Sábado –1 Rs 18.24 Promovendo a verdadeira adoração
 
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 1 Reis 18.36-40 
36 Sucedeu, pois, que, oferecendo-se a oferta de manjares, o profeta Elias se chegou e disse: Ó SENHOR, DEUS de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és DEUS em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra fiz todas estas coisas. 37 Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que tu, SENHOR, és DEUS e que tu fizeste tornar o seu coração para trás. 38 Então, caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego. 39 O que vendo todo o povo, caiu sobre os seus rostos e disse: Só o SENHOR é DEUS! Só o SENHOR é DEUS! 40 E Elias lhes disse: Lançai mão dos profetas de Baal, que nenhum deles escape. E lançaram mão deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom e ali os matou.
 
 
Em 1 Rs 18.21 SE O SENHOR É DEUS, SEGUI-O. Elias desafiou o povo a fazer uma escolha definitiva entre seguir a DEUS ou a Baal (cf. Ez 20.31,39). Os israelitas achavam que podiam adorar o DEUS verdadeiro e também Baal. O pecado deles era o de terem o coração dividido (cf. Dt 6.4,5), querendo servir a dois senhores. O próprio CRISTO advertiu contra essa atitude fatal (Mt 6.24; cf. Dt 30.19; Js 24.14,15).
Em 1 Rs 18.27 ELIAS ZOMBAVA DELES. Elias ao zombar dos profetas de Baal, revela sua ardente indignação ante a idolatria imoral e vil que Israel adotara. Sua ironia e sua atitude intransigente, expressavam sua inalterável lealdade ao DEUS, a quem ele amava e servia. Compare a reação de Elias com a ira e determinação de JESUS, ante a profanação do templo (ver Lc 19.45).
Em 1 Rs 18.36 ELIAS... DISSE: Ó SENHOR, DEUS DE ABRAÃO. A coragem e a fé patentes em Elias não têm paralelo em toda a história da redenção. Seu desafio ao rei (vv. 16-19), sua repreensão a todo o Israel (vv. 21-24) e seu confronto com os 450 profetas de Baal (vv. 19, 22) foram embates que ele os enfrentou dispondo apenas das armas da oração e da fé em DEUS. Vemos sua confiança em DEUS na brevidade e simplicidade da sua oração (41 palavras em hebraico), (vv. 36,37)
Em 1 Rs 18.37 TU FIZESTE TORNAR O SEU CORAÇÃO PARA TRÁS. O propósito de Elias no seu confronto com os profetas de Baal, e a oração que se seguiu, foi revelar a graça de DEUS para com o seu povo. Elias queria que o povo se voltasse para DEUS (v. 37). Semelhantemente, João Batista, o "Elias" do NT (ver 17.1), tinha como alvo levar muitos a buscarem a DEUS, como preparação para o advento de CRISTO.
 

Em 1 Rs 18.38 ENTÃO, CAIU FOGO DO SENHOR. O Senhor milagrosamente produziu fogo para consumir o sacrifício de Elias (cf. 1 Cr 21.26; 2 Cr 7.1). Esse milagre vindicou Elias como profeta de DEUS e comprovou que somente o Senhor de Israel era o DEUS vivo, a quem deviam servir. De modo semelhante, o crente deve orar, com fé, pela manifestação divina em seu meio, mediante o ESPÍRITO SANTO (ver 1 Co 12.4-11; 14.1-40).
Em 1 Rs 18.40 E ALI OS MATOU. Note os seguintes fatos a respeito da matança dos profetas de Baal:
(1) A sentença de morte contra eles era justa, pois foi executada em obediência à lei de Moisés (Dt 13.6-9; 17.2-5). O NT não contém qualquer mandamento similar. Ele proíbe a ação repressora contra os falsos mestres (Mt 5.44), embora DEUS ordene a sua rejeição e, que nos separemos deles (Mt 24.23,24; 2 Co 6.14-18; Gl 1.6-9; 2 Jo.7-11; Jd.3,4)
(2) A ação de Elias contra os falsos profetas de Baal representava a ira de DEUS contra os que tentavam destruir a fé do seu povo escolhido, e privá-lo das bênçãos divinas, e também expressava o amor e a lealdade do próprio Elias por seu Senhor.
(3) A destruição dos falsos profetas por Elias manifestava, também, profunda preocupação pelos próprios israelitas, uma vez que estavam sendo destruídos espiritualmente pela falsa religião de Baal. JESUS manifestou idêntica atitude (Mt 23; Lc 19.27), assim como também o apóstolo Paulo (Gl 1.6-9; ver Gl 1.9). Note, ainda, que a ira de DEUS será derramada sobre todos os rebeldes e impenitentes "no dia da ira e da
manifestação do juízo de DEUS" (Rm 2.5; cf. 11.22; Ap 19.11-21; 20.7-10)
 
 
INTERAÇÃO 
Não são poucos os falsos profetas que tentam atormentar a vida daqueles que servem a JESUS. O pior é que estes em geral conhecem os sentimentos e as fragilidades espirituais dos que os ouvem, e não perdem a oportunidade de lembrá-los de que tem autoridade para determinar-lhes a "vontade divina". Prezado professor, não são poucos os casos com que nos deparamos com esse tipo de pessoa, por isso, oriente seus alunos quanto a esse perigo. Encoraje-os a não temerem os falsos profetas. A ordem de JESUS para nós em relação a estes enganadores é: "Acautelai-vos".
 
OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Destacar a importância de se confrontar os falsos deuses. 
Explicar quais são os perigos de dar crédito aos falsos profetas. 
Conscientizar-se da necessidade de confrontar a falsa adoração.  
 
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA 
Professor, para concluir o terceiro tópico da lição, reproduza o esquema abaixo de acordo com as suas possibilidades. Explique aos alunos que a adoração vai muito além do culto semanal. Ela é um estilo de vida. Não há como enganar a si mesmo vinte e quatro horas por dia. Adoração verdadeira é fruto da sinceridade do coração. Não há lugar para dissimulação, perversidade e mentiras. Mas sim para a verdade, o amor e a voluntariedade. É tudo aquilo que revela a essência da vida. Sejamos, pois, verdadeiros adoradores! 
 
CARACTERÍSTICAS DA ADORAÇÃO
VERDADEIRA
FALSA
• Produz verdade;
• Produz sinceridade;
• Produz sentimento nobre;
• Produz arrependimento;
• Produz bom caráter;
• Produz entrega e voluntariedade.
• Produz mentira;
• Produz dissimulação;
• Produz sentimento egoísta;
• Produz espetáculo;
• Produz um mau caráter;
• Produz avareza e ganância..
 
 
RESUMO DA LIÇÃO 4, ELIAS E OS PROFETAS DE BAAL
I.CONFRONTANDO OS FALSOS DEUSES 
1. Conhecendo o falso deus Baal.
2. Identificando a falsa divindade Aserá.
II.CONFRONTANDO OS FALSOS PROFETAS 
1. Profetizavam sob encomenda.
2. Eram mais numerosos.
III. CONFRONTANDO A FALSA ADORAÇÃO 
1. Em que ela imita a verdadeira.  
2. No que ela se diferencia da verdadeira.
IV. CONFRONTANDO O SINCRETISMO RELIGIOSO ESTATAL 
1. O perigo do sincretismo religioso.
2. A resposta divina ao sincretismo.
 
SINÓPSE DO TÓPICO (1) - O livro do profeta Amós pode ser dividido em duas partes principais: oráculos provenientes pela palavra (1-6) e pelas visões (7-9). 
SINÓPSE DO TÓPICO (2) - Os falsos profetas de Acabe eram mais numerosos e profetizavam por encomenda. 
SINÓPSE DO TÓPICO (3) - A verdadeira adoração firma-se na revelação de DEUS na história.  
SINÓPSE DO TÓPICO (4) - O DEUS de Israel é rigorosamente contrário a idolatria. Nele não há sincretismo religioso. 
 
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I - Subsidio Teológico
"O fruto  é discernido espiritualmente
JESUS deixa claro que devemos julgar os profetas pelos seus frutos. Paulo e João também nos instruíram a 'provar' ou 'julgar' os profetas (1 Ts 5.21; 1 Jo 4.1; 1 Co 14.29). Este fruto não é distinguido pelos nossos cinco sentidos naturais, nem é identificado de modo intelectual - deve ser discernido espiritualmente. Paulo escreveu: 'Mas o que é espiritual discerne bem tudo... comparando as coisas espirituais com as espirituais' (1 Co 2.15,13). Quando nos arrependemos e limpamos os nossos corações de quaisquer motivos ímpios e aceitamos a verdade de DEUS, ficamos então em condição de sermos suscetíveis ao direcionamento do ESPÍRITO SANTO [...]Nos dias de JESUS existiam ministros que 'exteriormente pareciam justos aos homens' (Mt 23.28). Mas interiormente eles estavam cheios de hipocrisia e iniquidade. Sua aparência era enganadora até que os verdadeiros motivos fossem expostos pela luz da Palavra viva de DEUS. JESUS comparou seus corações ao solo ruim que produzia frutos pecaminosos (Mt 13.1-23; 15.17-20)" (BEVERE, John. Assim Diz o Senhor? Como saber quando DEUS está falando através de outra pessoa. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p.166).
 
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA 
LAHAYE, Tim; HINDSON, Ed (Eds.). Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.
ZUCK, Roy B. Teologia do Antigo Testamento. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009. 
 
SAIBA MAIS - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 53, p.38.
 
QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 4, ELIAS E OS PROFETAS DE BAAL
Responda conforme a revista da CPAD do 1º Trimestre de 2013
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas
 
TEXTO ÁUREO
1- Complete:
"Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois __pensamentos__? Se o Senhor é __DEUS__, segui-o; se é __Baal__, segui-o. Porém o povo lhe não respondeu nada"
(1 Rs 18.21).  
 
VERDADE PRÁTICA  
2- Complete:
O confronto entre __Elias__ e os profetas de __Baal__ marcou definitivamente a separação entre a verdadeira e a falsa __adoração__ em Israel.
 
COMENTÁRIO/INTRODUÇÃO 
3- Qual o significado do confronto de Elias com os profetas de Baal?
(    ) Sgnificou a continuidade da existência de Israel como povo a quem DEUS havia escolhido para cumprir seu propósito salvífico com a humanidade.
 
I.CONFRONTANDO OS FALSOS DEUSES 
4- Por que Baal causava tanto fascínio no mundo cananeu e também em Israel e por que os profetas levantaram suas vozes em protesto contra essa divindade pagã (1 Rs 21.25,26)?
(    ) Baal era uma divindade cananeia (1 Rs 16.31).
(    ) A palavra Baal significa proprietário, marido ou senhor.
(    ) A divindade pagã exercia controle e posse não somente sobre o lugar onde se encontrava, mas também sobre as pessoas.
(    ) Os profetas estavam conscientes de que não se podia admitir tal fato entre o povo de DEUS.
 
5- Como é identificada a falsa divindade Aserá e porquê da resistência profética do culto a essa divindade falsa?
(    ) A crença cananeia dizia que El seria o deus principal, isto é, o pai dos outros deuses, e Aserá era a deusa-mãe.
(    ) O texto bíblico de 1 Reis 18.17-19, faz referência a essas duas divindades.
(    ) A palavra poste-ídolo neste texto é a tradução do termo hebraico `ashera ou Aserá, e mantém o significado de bosque para adoração de ídolos.
(    ) Aserá, conhecida também como Astarote ou Astarte, era uma deusa ligada à fertilidade humana e animal e também da colheita.
(    ) No texto bíblico observamos que ela exerceu uma influência grandemente negativa entre o povo de DEUS (Jz 2.13, 3.7; 1 Rs 11.33).
 
II.CONFRONTANDO OS FALSOS PROFETAS 
6- Nenhum homem de DEUS, nem tampouco a igreja, podem ficar comprometidos com qualquer esquema religioso ou político. Se assim o fizerem, perdem suas vozes proféticas (1 Rs 22.13,14). Como profetizavam os profetas de Baal?
(    ) Nenhum sistema é profético, nenhum profeta pertence ao sistema. (1 Reis 18.19)
(    ) Os profetas de Baal eram, de fato, profetas, mas comiam da mesa de Jezabel.
(    ) Eram profetas, mas possuíam seus ministérios alugados para Acabe e sua esposa.
(    ) Eles profetizavam o que o rei queria ouvir, pois faziam parte do sistema estatal de governo.
 
7- Acabe e sua esposa, Jezabel, haviam institucionalizado a idolatria no reino do Norte. Complete:
Baal e Aserá não eram apenas os __deuses__ principais, mas também os oficiais. O culto idólatra estava presente em toda a nação, de norte a sul e de leste a oeste. Dessa forma, para manter a presença da religião __pagã__ na mente do povo, a casa real necessitava de um grande número de falsos profetas. O texto sagrado por diversas vezes destaca esse fato (1 Rs 18.19). E Elias pôs isso em evidência na presença do __povo__ (1 Rs 18.22). Não havia verdade, autenticidade e tampouco qualidade no falso culto, mas apenas __quantidade__. 
 
III. CONFRONTANDO A FALSA ADORAÇÃO 
8- Em que a falsa adoração a Baal imitava a verdadeira adoração a DEUS feita pelos hebreus?  
(    ) O relato do capítulo 18 de 1 Reis revela que a adoração a Baal possuía rituais que tinham certa semelhança com o ritual hebreu.
(    ) Usavam altar, havia música, danças e também havia sacrifícios.
 
9- Qual tipo de teste Elias faria para revelar o verdadeiro DEUS e o que as falsas religiões tentam fazer para produzir o fogo de DEUS?
(    ) Apesar de suas crenças e rituais, Baal jamais conseguiria produzir fogo (1 Rs 18.24).
(    ) O teste seria, portanto, a produção de fogo!
(    ) Observamos que os profetas de Baal ficaram grande parte do dia tentando produzir fogo e não conseguiram (1 Rs 18.26-29).
(    ) Uma das marcas do culto falso é exatamente a tentativa de copiar, ou reproduzir, o verdadeiro.
(    ) Encontramos ainda hoje dezenas de religiões e seitas tentando produzir fogo santo e não logram qualquer êxito. Somente o verdadeiro culto a DEUS faz descer fogo do céu (1 Rs 18.38)
 
10- A adoração verdadeira se diferencia da falsa em vários aspectos. No que a falsa adoração se diferencia da verdadeira (1 Reis 18)?
(    ) Em primeiro lugar, a adoração verdadeira firma-se na revelação de DEUS na história (1 Rs 18.36). Abraão, Isaque e Jacó, foram pessoas reais assim como foram reais as ações de DEUS em suas vidas.
(    ) Em segundo lugar, verdadeira adoração distingue-se também pela participação do adorador no culto. Elias disse: "E que eu sou teu servo" (1 Rs 18.36).
(    ) A Bíblia diz que DEUS procura adoradores (Jo 4.24). Israel havia sido uma nação escolhida pelo Senhor (Êx 19.5).
(    ) Elias invocou, como servo pertencente a esse povo, os direitos da aliança.
(    ) Em terceiro lugar, ela diferencia-se pela Palavra de DEUS, que é o instrumento usado para concretizar os planos e propósitos de DEUS (1 Rs 18.36). 
 
IV. CONFRONTANDO O SINCRETISMO RELIGIOSO ESTATAL 
11- Como o dicionário da língua portuguesa de Aurélio define o vocábulo sincretismo. Como era o Sincretismo Religioso em Israel?
(    ) Como "a fusão de elementos culturais diferentes, ou até antagônicos, em um só elemento, continuando perceptíveis alguns sinais originais".
(    ) Essa definição ajusta-se bem ao culto judeu no reino do Norte durante o governo de Acabe.
(    ) A adoração verdadeira havia se misturado com a falsa e o resultado não podia ser mais desastroso.
(    ) Esse problema da "mistura" do culto hebreu com outras crenças foi uma ameaça bem presente ao longo da história de Israel (Êx 12.38; Ne 13.3).
(    ) O sincretismo religioso foi uma ameaça, ainda o é e sempre o será. A fé bíblica não pode se misturar com outras crenças!
 
12- Qual foi a resposta divina ao sincretismo religioso de Israel?
(    ) O texto sagrado diz que logo após o Senhor ter respondido com fogo a oração de Elias (1 Rs 18.38), o profeta de Tisbe deu instrução ao povo: "Lançai mão dos profetas de Baal, que nenhum deles escape.
E lançaram mão deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom e ali os matou" (1 Rs 18.40).
(    ) Parece uma decisão muito radical, mas não foi. O remédio para extirpar o mal precisava ser tomado.
(    ) A decisão de Elias não foi tomada por sua própria conta, mas seguia a orientação divina dada pelo Senhor a Moisés.
(    ) A lei deuteronômica dizia que era necessário destruir todos aqueles que arrastassem o povo de DEUS para a idolatria (Dt 13.12-18; 20.12-13). 
 
CONCLUSÃO
13- Complete: 
O desafio do profeta Elias contra os profetas de Baal foi muito além de uma simples __luta__ do bem contra o mal. Ele serviu para demonstrar quem de fato era o __DEUS__ verdadeiro e, portanto, merecedor de toda adoração. Foi decisivo para fazer __retroceder__ o coração do povo até então dividido. Mostrou que o pecado deve ser tratado como pecado e que a decisão de extirpá-lo deve ser tomada com firmeza. A luta contra a __falsa__ adoração continua ainda hoje por parte dos que desejam ser fiéis a DEUS. Não há como negar que ao nosso redor ecoam ainda os __dons__ advindos de vários cultos falsos, alguns deles travestidos da __piedade__ cristã. Assim como Elias, uma igreja __triunfante__ deve levantar a sua voz a fim de que a verdadeira adoração prevaleça.
 
  fonte http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm