Lição 5 - Um homem de Deus em depressão I Plano de Aula

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2013
ELIAS E ELISEU - Um ministério de poder para toda a Igreja
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PLANO DE AULA Nº 5
LIÇÃO Nº 5 – UM HOMEM DE DEUS EM DEPRESSÃO
1º SLIDE           INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo sobre o ministério do profeta Elias, estudaremos hoje o seu momento de fracasso espiritual, o instante em que caiu em depressão.
- O episódio da depressão de Elias, mostra-nos que a depressão é doença que pode nos acometer, sem que, por isso, deixemos de ser servos do Senhor.
2º SLIDE  I – ELIAS PEDE QUE CHOVA SOBRE A TERRA
- Elias tem uma grande vitória sobre os profetas de Baal e de Asera. Após tê-los matado, Elias considerou que o mal havia sido retirado do meio de Israel, que se iniciava uma nova fase na história do seu povo, uma fase de comunhão com Deus.
- O profeta tinha plena convicção de que o Senhor voltaria a dar chuva sobre a terra, pois, afinal de contas, para isso o Senhor o havia mandado se apresentar ao rei Acabe (I Rs.18:1).
3º SLIDE
- Elias dirige-se ao rei Acabe, dizendo ao rei que subisse e fosse comer e beber, porque havia ruído de uma abundante chuva (I Rs.18:41).
- Acabe atendeu à palavra do profeta e, crendo na mensagem do homem de Deus, saiu do Carmelo e foi subir, comer e beber.
4º SLIDE
- Enquanto Acabe foi comer e beber, o profeta Elias subiu ao cume do Carmelo e se inclinou por terra e meteu o seu rosto entre os seus joelhos, e pôs-se a orar, a fim de que o Senhor mandasse chuva sobre a terra (I Rs.18:42).
- Deus não dispensa a nossa oração, mesmo quando sabemos que o que estamos a pedir é da Sua vontade.
5º SLIDE
- Elias teve de orar por, no mínimo, três razões, a saber:
a) para que se cumprisse a palavra profética proferida;
b) para mostrar ao povo que tanto a seca quanto a chuva eram dadas por Deus;
c) para mostrar ao povo que se deve confiar em Deus, que se deve ter comunhão e intimidade com o Senhor.
6º SLIDE
- Nesta ocasião, vemos que Elias não estava mais sozinho. Tinha consigo um moço.
- Elias foi orar e, depois de tê-lo feito com toda reverência e humilhação, mandou que o moço fosse olhar para a banda do mar. O moço foi e, ao retornar, trouxe um relatório negativo: não havia nada. Elias mandou, então, que o moço fosse olhar por mais sete vezes. Enquanto o moço ia olhar aquelas vezes, o profeta continuou a orar com insistência.
7º SLIDE
- Lições da oração insistente de Elias:
a) nem sempre a resposta de Deus é imediata às nossas orações;
b) Deus não atua da mesma maneira e da mesma forma.
8º SLIDE
- Na sétima vez que o moço foi olhar para banda do norte, viu uma pequena nuvem do tamanho de u’a mão.
- O moço trouxe este relato ao profeta e Elias, então, parou de orar e mandou que o moço fosse avisar Acabe para que aparelhasse o seu carro e descesse do monte, para que a chuva não o apanhasse (I Rs.18:44).
9º SLIDE
- Acabe, muito envolvido com a comida e a bebida, aparelhou o carro mas a chuva o apanhou (I Rs.18:45).
- O rei subiu ao carro e foi para Jizreel, onde ficava o seu palácio.
10º SLIDE
- A mão do Senhor estava sobre o profeta Elias. Mas, eis que, em seguida, sem que houvesse qualquer ordem de Deus neste sentido, cingiu os lombos e veio correndo perante Acabe, até a entrada de Jizreel (I Rs.18:46).
- Elias, certamente, de certo modo envaidecido pelos acontecimentos, foi até a entrada da cidade, aguardando que Acabe tomasse as providências para o restabelecimento do culto a Deus e, inclusive, eventual exílio ou morte de Jezabel, a responsável por toda aquela idolatria.
11º SLIDE  II – ELIAS CAI EM DEPRESSÃO
- Elias se apegara a uma situação imaginária, a uma restauração do culto a Deus por seu intermédio, com os dois sinais que haviam sido feitos e, sem que Deus mandasse, já tinha se deslocado para a sede do reino, a fim de “pôr as coisas nos seus devidos lugares”.
- Homem sujeito às mesmas paixões que nós, Elias também teve sua fragilidade e nela também temos lições a aprender, como contraexemplos.
12º SLIDE
- Elias interrompeu sua comunhão com Deus ao correr até Jizreel. Jezabel não foi destronada e ainda ameaçou o profeta de morte.
- Elias, decepcionado, mantém seu distanciamento de Deus e parte para Berseba, no reino de Judá, igualmente fora de qualquer orientação divina.
13º SLIDE
- Uma vez em Berseba, tratou de ali deixar o seu moço, aquele que o acompanhava.
- Ao deixar ali o seu moço e seguir rumo ao deserto completamente só, Elias como que se despia de sua função profética, como que “pendurava as chuteiras” do seu ministério.
14º SLIDE
- O resultado desta atitude de “independência” em relação a Deus não poderia ser mais desastroso. Era a depressão, o desânimo, a falta de vontade de viver.
- Debaixo do zimbro, vemos um homem derrotado, fracassado, única e exclusivamente porque deixou o lugar da bênção, deixou o espaço em que estava debaixo da mão do Senhor, para criar o seu próprio caminho, a sua própria vontade.
15º SLIDE
- O profeta já havia aprendido que “Javé é Senhor” em relação à natureza, à organização política, à estrutura sócio-econômica, mas era necessário que ele soubesse que também “Javé é Senhor” do nosso “eu”, que precisamos nos render total e absolutamente a Ele.
- A maior luta de um servo do Senhor é contra si mesmo, contra o seu “eu”.
16º SLIDE
- Quando somos tomados por este pensamento de si mesmo, a tendência é a de nos isolarmos.
- Elias partira de uma situação imaginária para ir a outra situação igualmente imaginária. Achava que Jezabel o mataria mesmo e pede, então, que Deus se adiante à perversa rainha, para que sua morte não fosse um “retrocesso” na conversão do povo de Israel.
17º SLIDE.
- “Depressão” - “estado de desencorajamento, de perda de interesse, que sobrevém, p.ex., após perdas, decepções, fracassos, estresse físico e/ou psíquico, no momento em que o indivíduo toma consciência do sofrimento ou da solidão em que se encontra”.
- Ante a decepção de não ter conseguido destronar Jezabel e de ainda ser ameaçado por ela, teve o profeta a sensação de que havia fracassado em seu intento de restaurar espiritualmente Israel e, portanto, nada mais lhe restava senão a morte antes que a rainha lhe viesse matar.
18º SLIDE   III – DEUS TRATA A DEPRESSÃO DO PROFETA
- O tratamento da depressão é um voltar-se para Deus, pois que a depressão representa, sempre, um perigoso distanciamento da direção e da presença do Senhor, mediante um apego ao mundo, um descuido que nos faz ser levado pelo nosso “eu”.
- Quando Elias estava prostrado, junto ao pé de zimbro, Deus tomou as devidas providências para que o profeta tivesse forças para ir até o monte Horebe, onde somente um encontro com o Senhor lhe poderia restabelecer.
19º SLIDE
- Não há outro meio de se tratar a depressão senão através de um encontro com o Senhor.
- Muitas vezes, como no caso de Elias, faz-se necessário um revigoramento físico, pois a depressão tem correspondência orgânica, traz profundo desequilíbrio em nosso organismo, o que torna necessário, muitas vezes, que se tomem providências biológicas, farmacológicas e psíquicas.
20º SLIDE
- Elias tinha de se alimentar e ganhar forças para caminhar até o monte Horebe e Deus, em primeiro lugar, fez com que ele se alimentasse e se revigorasse fisicamente.
- Por isso, mandou um anjo que tocou o profeta e lhe deu comida, ou seja, um pão cozido sobre as brasas e uma botija de água (I Rs.19:6).
21º SLIDE
- Além do tratamento orgânico, também se percebe na Bíblia que Deus tomou o cuidado de fazer com que Elias mudasse de ares, ou seja, deixasse o pé de zimbro, no deserto, e fosse para o monte Horebe.
- Posteriormente, já no monte, Deus fez que Elias saísse da caverna (onde entrou sem qualquer ordem divina) para um lugar a céu aberto, claro e luminoso.
22º SLIDE
- É igualmente necessário que a pessoa se levante, como fez Elias, ou seja, seja sensível à voz do Senhor e atenda ao Seu chamado de um encontro pessoal.
- Após ter se alimentado esta segunda vez, Elias recobrou ânimo físico e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites, em direção a Horebe (I Rs.19:5-7).
23º SLIDE
- Nesta manifestação da misericórdia divina, Elias tem uma nova experiência com o Senhor. Descobre que Deus também tem controle sobre os céus.
- Uma vez em Horebe, Elias entra em uma caverna. A ação divina, até aquele instante, havia atingido tão somente o físico do profeta.
23º SLIDE
- Deus começa a tratar o profeta espiritualmente, a fim de quebrantar o “eu” de Elias.
- O profeta haveria de conhecer uma outra face divina: a face do amor. Deus não estava no vento, nem no terremoto muito menos no fogo, mas na voz mansa e delicada.
24º SLIDE
- O  “eu” do profeta é quebrantado pela voz mansa e delicada.
- O Senhor mostrou ao profeta que não era ele o único servo de Deus e que ainda precisava fazer algo pela obra do Senhor.
25º SLIDE
- Elias partiu do monte Horebe (I Rs.19:19).
- Esta partida tem um grande significado, mostra que o seu “eu” havia sido quebrantado, que estava ele na total dependência de Deus, que voltara à direção do Espírito Santo.
26º SLIDE
- Ao ir atrás de Eliseu, Elias retomava o seu ministério e se punha à disposição de Deus.
-  Não era mais o arrogante “zeloso”, mas alguém que compreendera que era apenas um vaso de barro nas mãos do oleiro, tanto que, incontinenti, já foi em busca daquele que Deus apontara como o seu sucessor.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
fonte http://www.portalebd.org.br