JUVENIS - Lição 7: Prepare-se para as guerras


1º Trim. 2013 - JUVENIS - Lição 7: Prepare-se para as guerras

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUVENIS – CPAD
1º Trimestre de 2013
Tema: A ATUALIDADE DA MENSAGEM DA BÍBLIA
COMENTARISTA: Ciro Sanches Zibordi


LIÇÃO 6 - PREPARE-SE PARA AS GUERRAS

TEXTO BÍBLICO(Mt 24.6-8; 1Sm 17.40) 


ENFOQUE BÍBLICO
“E quando ouvirdes de guerras e de rumores de guerras, não vos perturbeis; porque assim deve acontecer; mas ainda não será o fim” (Mc 13.7)


OBJETIVOS
Enfatizar que as guerras e os rumores de guerras que acontecem em todo o mundo são sinais claros da segunda vinda de Cristo.
Convenceros alunos de que a vida espiritual envolve batalhas diárias contra a carne, o Diabo e o mundo.
Instruiraos alunos quanto às estratégias para prevalecer na guerra espiritual.



INTRODUÇÃO
“Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar;
ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo.” (1Pe 5.8,9 ARA)


HAVERÁ GUERRAS E RUMORES DE GUERRAS
Já temos estudado que as guerras e os rumores são sinais visíveis da volta de Cristo. Portanto quero aqui relatar apenas as guerras do século XXI, como surgiu e quantos morreram.
·         Invasão do Afegão pelos EUA, 2001 e 2002 – morreram 20.977, esta invasão foi em repostas ao atentado às torres gêmeas. Tem como inicio da guerra contra o terrorismo.
·         Guerra do Iraque 2003 - , EUA, e  vários países participam Reino Unido, Espanha até 2004, Itália, Novo Exercito iraquiano, Curdistão Iraquiano, Polônia e outros. Ainda não terminou e o numero de mortos já são: 37.565.
·          Líbano /Israel – 2006, morreram 1.235
·         Ossétia do Sul/Geórgia  – 2008, morreram milhares
·         Operação chumbo fundido 2008 -2009, Israel e USA/ Hamas

Veja que já iniciamos o ano de 2010 com as guerras, não há como negar os sinais. Muitos líderes atuais se preparam para eventuais guerras e há outros que de fato planejam grandes guerras é o caso do Irã, por exemplo. Alem destas guerras há as internas, as contra o tráfico, contra o contrabando e as insurreições pelo mundo afora.
O cristão não precisa se preocupar com as guerras que são os sinais, mas com as espirituais, essas eles tem que vencer no dia a dia.


A CARNE O DIABO E O MUNDO
Segundo o pastor Russel Shedd, o crente não terá uma vida impune de lutas, ele está sujeito a ataques de três fontes inimigas; a saber, a carne o Diabo e o mundo. Em primeiro lugar está o mundo corrompido em que vivemos, sobrecarregado de pecados. A secularização tem atingido níveis altíssimos, com tais acontecimentos os verdadeiros cristãos se sentem sem oxigênio, uma vez que a mistura tem sido consideráveis.
O segundo inimigo é a carne, a natureza adâmica trás em si o vírus do pecado, toda a raça humana está contaminada. Acredito que a maior luta que o cristão enfrenta, uma vez que tem de vencer a si próprio. Não é fácil se comportar segundo o exemplo do Mestre, uma vez que estamos neste corpo de carne. O terceiro inimigo é o Diabo e suas hostes demoníacas é uma luta incansável contra este feroz e astuto inimigo.

A frase do filosofo Kierkegaard – “No dia em que o cristianismo e o mundo tornarem-se amigos o cristianismo deixará de existir”, citada pelo pastor Shedd, é muito interessante, principalmente hoje, quando o mundanismo tem campeado lugar nos arraiais cristãos. A Bíblia fala em vencer o mundo, mas qual mundo? No sentido físico o mundo é maravilhoso as pessoas, as cataratas, as belas cachoeiras, belas árvores, animais de varias espécies e etc., este mundo é admirável! O mundo como universo habitado Deus amou (Jo 1.29; 3.16), este mundo habitado sempre foi o alvo do amor de Deus.

Quando a Bíblia fala em um mundo do qual temos que batalhar contra, não é o físico, com suas belezas naturais e nem o habitável. Mas o mundo espiritual é o sistema e ele está dominado em sua maior parte pelo diabo. O comprometimento deste mundo com a secularização o transforma numa armadilha que pode separar Deus do cristão. À medida que o cristão se deixa moldar segundo a este mundo, em sua consciência as leis absurdas como a do aborto, em nada lhes assustam. Eles se sentem livres para pensar por si só.
O segundo inimigo, a nossa carne, e quando a Bíblia fala em carne como nosso inimigo, não é o nosso corpo. Esse é o elemento físico necessário, para nos locomover e  nos apresentarmos  enfim, assim que ele morrer, não seremos mais vistos por aqui (Gl 4.13). A natureza carnal e às vezes, citada apenas como carne, esta é perigosa e precisamos ser vigilantes quanto a ela. Essa natureza gosta de se auto-justificar não gostamos de assumir os nossos pecados, é esta natureza que sente prazer nos erros de nossos irmãos, assim que chega a noticia ruim sobre o irmão  dá aquela sensação de alegria.

A natureza carnal gosta de individualismo é presunçosa, faz auto-avaliação de si próprio, e se acha o bom. Sansão é o exemplo, achava que tudo ia correr sempre muito bem, sua auto-avaliação, o levou a uma grande derrota (Jz 16). O Apostolo Paulo considera o carnal como uma criança (1Co3.1). O ponto forte da carnalidade é fugir da culpa, parece que momentaneamente não haverá nenhuma humilhação. Na verdade tal atitude é uma rebelião contra Deus, o carnal se torna inimigo dos cultos, da oração, enfim ele não quer estar na presença do Senhor.
Finalmente temos o diabo, nosso ferrenho inimigo, a Bíblia o compara a um leão feroz, faminto e cruel, sempre a procura de alguém para tragá-lo. Trata-se de um ser real, mas no mundo invisível e que suas artimanhas são reveladas nas mais diversas esferas deste mundo. Sua ação está na política, nos esportes, na medicina, em todos os poderes constituídos ele tem alguém. Sempre procurando impedir o crescimento da igreja (1Ts 2.18), sempre acusando, difamando, maldizendo, causando ódio entre as pessoas. Arrogante, tentador, é o gênio da corrupção, é o deus  deste século.   
Queridos a nossa batalha e as constantes lutas, são contra estes elementos, não há como viver em paz, se não estiver em Cristo.   


A GUERRA ESPIRITUAL
Ouve-se falar muito em “batalha espiritual”, vamos tratar de um assunto muito sério: a guerra espiritual. Uma vez que nossa luta não é contra a carne e o sangue (Ef 6.12, ler na NVI, se possível), precisamos de implementos, para lutarmos de igual para igual. Ninguém que se disponha a lutar enfrentar o inimigo sem antes conhecê-lo, não basta apenas treinar e ser forte. Às vezes um estudo minucioso faz um fraco vencer o forte, certa vez ouvi de um jogador de futebol: - “estudei este batedor de falta por muitos meses, esta é a razão dele não fazer gol em mim”. A verdade é esta se não houver estratégias de nossa parte falharemos em coisas mínimas.
Neil T. Anderson, em seu livro “Vitória Sobre a Escuridão”, faz alusão de um moço que se apaixona por uma moça na Universidade, que na verdade nada quer com ele. Um treinador vê aquele moço de porte físico interessante e o convida para ser corredor no primeiro instante ele não aceita, pois seu objetivo é conquistar aquela moça. A insistência do treinador acabou convencendo o moço a se tornar um corredor, seus hábitos mudaram seu físico também e aos poucos ele começou a ganhar algumas corridas. Finalmente o jovem fica famoso e é convidado a participar de uma corrida estadual. Quando ele chegou à pista, pasmem! A moça bonita charmosa que ele sempre quis e não conseguiu estava na lá, muito mais bonita e desejável com curvas invejáveis.

Trazia bolos e sorvetes para o corredor e o mais incrível ela agora queria o atleta. Ela disse ao moço que estava com muita saudade e se ele viesse com ela teria tudo o que queria inclusive ela. O moço que sempre correu atrás dela e nada conseguiu, agora a rejeitava. Mas, o que afinal aconteceu? Era o mesmo moço, com as mesmas glândulas e instintos, mas mudado em sua percepção quanto às coisas efêmeras deste mundo. O inimigo sempre procura pela porta em que ele pode entrar antes este moço era apaixonado pela moça, mas qual era o seu valor? O que ele representava?
Os nossos inimigos agem dentro da possibilidade de nos vencer sempre procurando um lugar para entrar e nos derrotar. Eles também conhecem as nossas armas, nossa agilidade, procuram saber se de fato sabemos usar de modo adequado as nossas armas, ou não.  O Diabo ao tentar Jesus ele procurou de todas as formas uma brecha, nunca conseguiu sequer uma milimétrica abertura. Jesus nos deixou o método para sempre vencê-lo: “vigiai e orai”. O vigiar vem antes da oração, tem gente que ora muito e vigia pouco, vivem julgando os outros que não ora igual a ele, veja ai a cilada. Outros vigiam muito e não oram ficam sem poder presa fácil do adversário. Pouco adianta saber tudo sobre o adversário e viver sufocado por ele.
A Bíblia nos alerta quanto à estratégia quando manda em momentos fugir em outro resistir.

Uma história citada pelo pastor Anderson, sobre uma mulher que queria emagrecer para isto tinha que fugir ou resistir dependendo do momento. Veja as suas palavras:
·         Vou dar uma volta, mas não vou chegar perto do supermercado
·         Vou passar na porta do supermercado, mas não vou entrar.
·         Vou entrar no supermercado, mas ficarei longe das guloseimas.
·         Vou olhar as guloseimas, mas não as tocarei.
·         Vou mexer nas guloseimas, mas não comprarei nenhuma.
·         Vou comprar, mas não abrirei.
·         Abro, mas não cheiro.
·         Cheiro, mas não provo.
·         Provo, mas não como.
·         COMO, COMO, COMO.

A relação com o pecado deve terminar no primeiro passo. Se não decidirmos usar nossas armas no olhar casual, no próximo, já seremos ludibriado a pensar que o inimigo, não é tão mal assim. Os estudiosos do comportamento humano dizem que um ato repetido por seis semanas, torna se um hábito. Eis a razão de muitos estarem dominados pelo inimigo e nada sentem. É um prisioneiro de guerra bem tratado, para muitos o relacionamento com o pecado deveria ter terminado assim que viu aquela foto pornográfica, mas... E agora está viciada na pornografia, esta artimanha do inimigo tem laçado milhões pelo mundo afora. Homens e mulheres que não conseguem sair desta armadilha.
Estratégia bíblica para vencermos as guerras, em primeiro lugar renovando a mente e não concordando come este mundo em nada (Rm 12.2). Em segundo lugar levar cativo os nossos pensamentos em Cristo (2Co 10.5). Em terceiro não ignorando os ardis de Satanas (Co 11.3 e 2.11).


CONCLUSÃO
Tentado, não cedas, ceder é pecar. Melhor e mais nobre, será trinfar... (P.L.M/H.R.Palmer – HC 75)

OBRAS CONSULTADAS
·         SHEDD, Russel P. – O mundo, a carne e o diabo – Vida Nova, 1995  - SP
·         ANDERSON, Neil T. – Vitoria Sobre a Escuridão – Bom Pastor, 2000 - SP

Colaboração para Portal Escola Dominical  – Pr. Jair Rodrigues
fonte  portalebd