JUVENIS - Lição 9: Acharam a arca de Noé?


1º Trim. 2013 - JUVENIS - Lição 9: Acharam a arca de Noé?

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUVENIS – CPAD
1º Trimestre de 2013
Tema: A ATUALIDADE DA MENSAGEM DA BÍBLIA
COMENTARISTA: Ciro Sanches Zibordi


LIÇÃO 9 - ACHARAM A ARCA DE NOÉ?


TEXTO BÍBLICO - 2Tm 3.16,17 e 2Pe 1.20,21 


ENFOQUE BÍBLICO
“Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;” (2 Tm 3.16).


OBJETIVOS
Mostrar aos seus alunos o valor da arqueologia bíblica.
Demonstrar, mais uma vez, que a Bíblia é a palavra do Senhor, e que isto tem sido reconhecido pela comunidade cientifica, em suas descobertas, e não o contrário, como pensam os inimigos de Deus.
Enfatizar que as descobertas arqueológicas, além de autenticar a mensagem sagrada, nos ajudam a entender melhor algumas passagens sagradas.


INTRODUÇÃO
Você crê que houve o dilúvio? Então onde estão os vestígios da arca? Porque ainda não os encontraram? Será que um dia encontrarão? São perguntas pertinentes, mas que podemos responder tanto biblicamente como cientificamente. Com toda certeza houve o dilúvio, quanto aos vestígios da arca, se encontraram ou se ainda vão encontrar pouco nos importa. Desde que cremos e aceitamos a Palavra de Deus como viva e eficaz, aos fatos científicos só nos serão importantes para avaliarmos com mais carinho o amor de Deus para com a humanidade.


A ARQUEOLOGIA BIBLICA.
O que é arqueologia? É a ciência que estuda os vestígios das antigas sociedades, por meio de escavações, técnicas, métodos, etc. A palavra “arcaicos”,  na língua grega significa antigo e “logos” que se traduz por discurso, estudo, ciência. Portanto essa disciplina estuda as culturas e os modos de vida do passado a partir da analise de vestígios materiais. É uma ciência social que estuda as sociedades tanto as atuais existentes quanto as já extintas.

Nós não precisamos de fatos comprovados pela arqueologia para crer na Bíblia, precisamos de fé. Até o momento a ciência tem dificuldades para provar alguns fatos como, por exemplo, a ressurreição de Cristo, a travessia do povo pelo mar vermelho, se houve mesmo o dilúvio, se houve cadê os vestígios da arca? A arca da aliança está perdida ou escondida? Não podemos ficar esperando os pesquisadores encontrarem provas, pois, algumas eles nunca as encontrarão.
A arca que Noé construiu media entre 133 a 155 metros de cumprimento, 22 a 26 metros de largura, 13 a 15 metros de altura. Havia uma janela com cerca de 0,50 centímetros, com uma porta ao lado. Uma construção de três andares, com apenas uma porta de entrada e uma pequena janela? Qualquer engenheiro reprovaria um projeto assim? No entanto não era uma obra para homem entender, mas para crer, Noé teve fé, acreditou naquele que falará com ele. Segundo a Bíblia esta embarcação em que se encontrava oito pessoas e milhares de animais  resistiu ao dilúvio e parou ao leste da atual Turquia, e, ao norte do atual Irã, região da antiga Armênia. Naquela região há um monte chamado Ararat, este nome desde 1105. 

Segundo a ciência as águas do oceano são suficientes para cobrir a superfície da terra, caso ela fosse totalmente plana. Se não houvesse as montanhas, as planícies as águas existentes criaria uma camada de 3km de profundidade[1]. Não precisamos ficar preocupado, pois os montes também foram cobertos, a ciência pergunta; como pode quarenta dias de chuvas, destruir a terra? Acontece é que as águas do dilúvio duraram 150 dias (Gn 7.24), mais cento e cinqüenta dias para baixarem (Gn 8.3,4).

Existem ainda controvérsias até mesmo entre os teólogos, se o dilúvio foi universal ou local. Ao que parece foi um julgamento universal (Mt 24.37,38; 2Pe 2.5), do ponto em que a arca parou calculam que em determinados lugares tenha a água permanecido por mais de um ano. O certo é que elevou-se sobre todos os montes, logo se subentende que todo os vales e planícies também (Gn 7.17).
A arqueologia  tem encontrado muitos objetos antigos que comprovam a veracidade da Bíblia. Em alguns momentos esclarecem alguns pontos ou a forma de alguns objetos, assim como procuram com ela desacreditar as Sagradas Escrituras. Afirmo mais uma vez, NÃO PRECISAMOS DA ARQUEOLOGIA PARA CRER NA BÍBLIA.
A BIBLIA É A PALAVRA DE DEUS E AS DESCOBERTAS CIÊNTIFICAS COMPROVAM.

Ao longo dos anos muitas descobertas comprovam a veracidade da Bíblia, para se chegar ao conhecimento cientifico, são feitas varias observações, varias perguntas e então se explica. A ciência explica tudo, mas não prova nada, ou seja, a ciência trabalha com teoria, a Bíblia com a verdade. Tudo o que está escrito é comprovadamente aceita pela fé, não há teoria na Bíblia. Por exemplo, o mar vermelho se retirou para que o povo passasse (Ex 14.21,22). A ciência pode explicar, mas não pode provar, enquanto a Bíblia diz que as águas se dividiram.
Jonas por três dias no ventre do grande peixe, cientificamente, não há nem explicação para isto, mas, Jesus tão seguro que de fato Jonas esteve por três dias no ventre do peixe, falou sobre o assunto (Mt 12.40). Jesus não faz nem uma contra-argumentação, ele afirma: “Pois como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe,...(EC).

Mas há alguns fatos que a ciência pode comprovar, como por exemplo, o homem foi feito do pó da terra (Gn 2.7). Cientificamente o corpo humano possui todos os elementos encontrados na terra. Um homem de setenta quilos, possui cerca de 66% de oxigênio; setenta quilos de terra possui 46% ; carbono o homem possui 17.5%; o mesmo volume de terra 12.25%, assim a proporção é semelhante nos outros elementos, como, hidrogênio, nitrogênio, cálcio, ferro, fósforo, potássio, enxofre, silício etc.. 
Quando Galileu, afirmou que a terra era redonda e que girava em torno do sol, foi forçado pela igreja Católica a negar. O que fez e ainda foi condenado a viver em prisão domiciliar, na verdade muitos anos antes Pitágoras já havia dito que a terra era redonda. Mas hoje todos já acreditam aceitam caso tivessem olhado para a Bíblia, não seria necessário tanta discussão. O profeta Isaias já havia dito (Is 40.22). As descobertas científicas sérias não contradizem a Bíblia, antes pelo contrario, confirmam a veracidade do texto bíblico.
Estejam atentos se algo tentar desprezar o texto bíblico, não é ciência, mas mera especulação.


AS DESCOBERTAS ARUQEOLOGICAS E A AUTENTICIDADE DA MENSAGEM BIBLICA.
O arqueólogo Walter Kaiser enumera as seguintes descobertas como sendo as dez mais importantes da arqueologia bíblica.
  1. Os amuletos de Kefel Hinnon, contendo o mais antigo texto do Antigo Testamento – Séc VII a.C.
  2. O papiro John Rylands, contendo o mais antigo texto do NT – 125 a.D.
  3. Os manuscritos do Mar Morto
  4. A pintura de Beni Hasan, revelando como era a cultura patriarcal 19 séculos Antes de Cristo.
  5. A estrela de basalto de Dã, descoberta em 1993, que provou, sem sombras de duvidas, a existência do rei Davi.
  6. O tablete 11 do épico de Gilgamés, descoberto em 1872, por George Smith, que provou a antiguidade do relato do dilúvio.
  7. O tanque de Gibeão (2Sm 2.13; Jr 41.12) descoberto em 1833, por Edward Robson.
  8. O selo de Baruque, descoberto em 1975, provando a existência do secretario e confidente do profeta Jeremias.
  9. O palácio de Sargão II, rei da Assíria mencionado em Isaias 20.1, descoberto em 1843, por Paul Emile Botta, de cuja existência os historiadores seculares duvidam até essa descoberta.
  10. O obelisco negro de Salmaneser.
Disponível já traduzido em WWW.arqueologiadabiblia.com2009/04/12.

Uma noticia desta semana sobre uma importante descoberta da arqueologia bíblica. No dia 22 de fevereiro de 2010 – foi revelado pela arqueóloga Dra Eilat Mazar, apoiada pela Universidade Hebraica de Jerusalém, uma seção de um muro da cidade antiga de Jerusalém. Possivelmente do sec. X a.C, confirmando esta data o muro foi construído pelo rei Salomão.

A seção possui 70 metros de cumprimentos e 6 metros de altura. Está em Ofel, entre a cidade de Davi e na parede sul do Monte do templo. Foram descobertas no complexo da muralha.
  • Uma portaria interna de acesso para os quartos real da cidade.
  • Uma estrutura real junto ao portão.
  • Uma torre de canto com vista para a parede substancial do vale de cedrom e adjacentes.
A escavação durou três longos meses e foi financiado por Daniel Mintz e Berkman Meredith, um casal de Nova York, interessados em Arqueologia Bíblica.
Mais detalhes no site já citado ou para quem conhece o inglês, matéria completa e disponível em WWW.huji.ac.il/dovrut_search_eng_pl?
Falando em arca de Noé, em 1883, descobriram que realmente existem vestígios de uma grande embarcação no Monte Ararate na Turquia. Em 17 de junho de 1949, amostras de supostas madeiras da arca são encontradas na região, ainda em analise. A força aérea americana fotografou a mais de 4 mil metros algo muito estranho. As fotos foram analisadas e guardadas em segredos por mais de 50 anos até 1993. De fato há uma anomalia no monte em formato de barco, mas devido a forte camada de gelo é impossível um nitidez. O monte ararat tem a forma de um cone vulcânico coberto de gelo, um fator interessante é que numa extensão de 480 quilômetros, não há floretas e nem vestígios de que já houve.


CONCLUSÃO
Alguns eruditos discordam do termo arqueologia bíblica, dizem que arqueologia é arqueologia e tem seus métodos quer a bíblia esteja envolvida ou não. A arqueologia prova que a Bíblia é verdadeira em alguns momentos e em outros não há tal preocupação. Mesmo que a arqueologia provasse e demonstrasse a veracidade de toda a Bíblia. Não tiraria o homem de sua má conduta e nem os salvaria, pois isto é feito pela fé na Palavra. A falta de prova cientifica não proporciona a falta de fé aos céticos e nem as provas os proporcionam fé. A fé vem pelo ouvir da Palavra de Deus que é a verdade (Rm 10.17; podem todos os livros científicos do mundo desacreditar a Bíblia, porem continuamos a crer nela Jo 17.17).


OBRAS CONSULTADAS
Wikipédia


Colaboração para o Portal Escola Dominical – Pr. Jair Rodrigues
 fonte porta ebd