LIÇÃO 10, HÁ UM MILAGRE EM SUA CASA


 
 
TEXTO ÁUREO 
"Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o azeite em todos aqueles vasos, e põe à parte o que estiver cheio" (2 Rs 4.4). 
 
 
VERDADE PRÁTICA 
A história da multiplicação do azeite da viúva mostra claramente que o Senhor é soberano e gracioso para suprir todas as necessidades de seus filhos 
 
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda - 2 Rs 4.2 - As carências humanas        
Terça - Sl 116.5 - A compaixão divina
Quarta - Tg 2.7 - A fé obediente
Quinta - 2 Rs 7.1 - O braço divino
Sexta - Mc 1.40-42 - O sofrimento humano
Sábado - At 3.8 - A glória manifestada
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 2 Reis 4.1-7
1 E uma mulher das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor a levar-me os meus dois filhos para serem servos. 2 E Eliseu lhe disse: Que te hei de eu fazer? Declara-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. 3 Então, disse ele: Vai pede para ti vasos emprestados a todos os teus vizinhos, vasos vazios, não poucos. 4 Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o azeite em todos aqueles vasos, e põe à parte o que estiver cheio. 5 Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam os vasos, e ela os enchia. 6 E sucedeu que, cheios que foram os vasos, disse a seu filho: Traze-me ainda um vaso. Porém ele lhe disse: Não há mais vaso nenhum. Então, o azeite parou. 7 Então, veio ela e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.
 
 
INTERAÇÃO
Professor, você crê em milagres? Então, não terá dificuldades no preparo desta lição, pois estudaremos a respeito de um dos milagres de Eliseu: a multiplicação do azeite na casa da viúva. Esta é uma das mais surpreendentes passagens bíblicas para aqueles que creem que para o Senhor não há causa impossível. Este milagre nos ensina que o pouco com DEUS torna-se muito e a escassez pode converter-se em abundância. O DEUS de Eliseu é o nosso DEUS. Ele é imutável, e mediante sua graça continua a alcançar os corações daqueles que estão desesperados por um milagre. No decorrer da lição, enfatize que o Pai Celeste realiza milagres não porque merecemos. Não somos merecedores de nada, sua graça nos basta, mas os milagres em nossa vida são decorrentes da bondade divina. DEUS é bom!
 
OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Atentar para a real motivação de um milagre.  
Identificar os instrumentos de um milagre.    
Especificar os reais objetivos de um milagre.
 
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Inicie a lição fazendo a seguinte indagação: "Mesmo em meio à escassez, você crê que DEUS é poderoso para suprir suas necessidades?" Ouça os alunos com atenção. Explique que muitas vezes DEUS permite um período de escassez para que venhamos nos humilhar perante Ele e reconhecer a nossa dependência dEle. Enfatize o fato do quanto a fé daquela viúva e dos seus filhos foi fortalecida depois de experimentarem da provisão divina. Conclua lendo com a classe Tiago 4.10 e Mateus 5.4.
 
PALAVRA-CHAVE: PROVISÃO - Atos ou efeito de prover, provimento, abastecimento, fornecimento.
 
RESUMO DA LIÇÃO 10, HÁ UM MILAGRE EM SUA CASA
I. A MOTIVAÇÃO DO MILAGRE 
1. A necessidade humana.
2. A misericórdia divina.
II. A DINÂMICA DO MILAGRE 
1. Um pouco de azeite.
2. Uma fé obediente.
III. OS INSTRUMENTOS DO MILAGRE 
1. O instrumento humano.
2. O instrumento divino.
IV. O OBJETIVO DO MILAGRE 
1. Uma resposta ao sofrimento.
2. Glorificar a DEUS.
 
SINÓPSE DO TÓPICO (1) - O milagre ocorrido na casa da viúva aconteceu como resposta a uma carência humana e como resultado da compaixão divina
SINÓPSE DO TÓPICO (2) - Um pouquinho pode tornar-se muito se vem com a bênção de DEUS. 
SINÓPSE DO TÓPICO (3) - A Palavra do Senhor foi o agente causador do milagre na vida da viúva. O que o Senhor faz, Ele o faz através da sua Palavra
SINÓPSE DO TÓPICO (4) -Todos os milagres realizados por Eliseu ocorreram em resposta a uma necessidade humana e também ao sofrimento
 
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO - Subsídio Devocional
"Feche a porta para a dúvida
Um fator muito importante na história deste milagre é o que aconteceu após a viúva ter tomado emprestadas as vasilhas vazias de seus vizinhos curiosos. Eliseu lhe disse: 'Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos...' Sempre haverá muitas pessoas para dizer ao contrário. Há os que replicam: 'Os antecedentes são contra isso. Tentamos antes e falhamos'. Há também os que se queixam: 'Não podemos suportar isso'. Eliseu simplesmente insistiu para que ela deixasse de fora os incrédulos, e fechasse os ouvidos para a dúvida.
Os vizinhos que estavam cientes de sua situação talvez fossem levados a pensar que as atitudes eram excêntricas e, com certeza, a ridicularizariam. Tachariam-na de tola por acreditar em algo tão impossível como que lhe propusera o profeta.
JESUS advertiu: 'Atentai no que ouvis' (Mc 4.24). Ele sabia que agimos e reagimos de acordo com aquilo que ouvimos daqueles que estão à nossa volta. Eliseu também sabia quão rapidamente as sementes de dúvida crescem no solo do desespero e da perversidade humana. Dessa maneira, recomendou à viúva que entrasse em sua casa e fechasse a porta da dúvida. Assim como Maria, mãe de nosso Senhor, devemos considerar alguns sonhos em nossos corações, ao invés de vê-los assassinados numa conversa casual (Mt 7.6)" (BARNETT, Tommy. Há um milagre em sua casa: A solução de DEUS começa com o que você tem. 9. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p. 36)
 
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA 
BARNETT, Tommy. Há um milagre em sua casa: A solução de DEUS começa com o que você tem. 9. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.
ZUCK, Roy B. Teologia do Antigo Testamento. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
 
SAIBA MAIS - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 53, p.41.
 
QUESTIONÁRIO LIÇÃO 10, HÁ UM MILAGRE EM SUA CASA
Responda conforme a revista da CPAD do 1º Trimestre de 2013
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas
 
TEXTO ÁUREO 
1- Complete:
"Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o __azeite__ em todos aqueles __vasos__, e põe à parte o que estiver __cheio__" (2 Rs 4.4). 
 
VERDADE PRÁTICA 
2- Complete:
A história da __multiplicação__ do azeite da viúva mostra claramente que o Senhor é __soberano__ e gracioso para __suprir__ todas as necessidades de seus filhos 
 
COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO 
3- O que nos mostra a narrativa bíblica sobre a multiplicação do azeite na casa da viúva (2 Rs 4.1-7)?
(    ) O pouco tornar-se muito.
(    ) A escassez converter-se em abundância.
(    ) O vazio ficar cheio.
(    ) A graça de DEUS alcançar os corações desesperados.
 
I. A MOTIVAÇÃO DO MILAGRE 
4- Qual a motivação de DEUS em realizar o milagre da multiplicação do azeite da viúva?
(    ) A necessidade humana.
(    ) A misericórdia divina.
 
5- Quais eram a situação e a necessidade da viúva?
(    ) As bênçãos de DEUS vêm em resposta a uma necessidade humana.
(    ) O milagre ocorrido na casa da viúva de um dos discípulos dos profetas confirma esse fato (2 Rs 4.1-7).
(    ) O texto expõe a extrema penúria na qual essa pobre mulher havia ficado.
(    ) Perdera o marido, que havia falecido, e agora corria o risco de perder também os filhos para os credores se não quitasse uma dívida.
(    ) Era costume naqueles dias um credor obrigar um devedor a saldar a sua dívida através do trabalho servil ou escravo (2 Rs 4.1b).
(    ) Essa mulher, portanto, necessitava urgentemente que alguma coisa fosse feita para tirá-la daquela situação.
(    ) Sabedora que o profeta Eliseu era um homem de DEUS, recorreu a ele (v.1).
(    ) A Escritura mostra que o Senhor socorre o necessitado (Sl 40.17; 69.33; Is 25.4; Jr 20.13).
 
6- De que forma a misericórdia divina foi colocada em ação no caso da viúva?
(    ) Não foi apenas por ser pobre que a viúva foi socorrida, nem tampouco por haver sido esposa de um dos discípulos dos profetas (2 Rs 4.1).
(    ) O texto diz que ela "clamou" ao profeta Eliseu (2 Rs 4.1).
(    ) O termo hebraico que traduz essa palavra é tsa`aq, que possui o sentido de clamar por ajuda, chorar em voz alta.
(    ) O profeta ficou sensibilizado; DEUS compadeceu-se daquela mulher sofredora.
(    ) O Senhor é compassivo, misericordioso e longânimo (Êx 34.6; 2 Cr 30.9; Sl 116.5).  
 
II. A DINÂMICA DO MILAGRE 
7- Diante do clamor da viúva, o profeta Eliseu perguntou-lhe: "Que te hei de eu fazer? Declara-me que é o que tens em casa. O que possuía aquela pobre viúva para ser usado por DEUS?
(    ) Disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite" (2 Rs 4.2).
(    ) O milagre acontece na esfera familiar: "o que tens em casa". O lar e a família são importantes para DEUS.
(    ) Um pouquinho pode tornar-se muito se vem com a bênção de DEUS.
(    ) O texto hebraico destaca que a porção de azeite da mulher era tão minguada que ela quase esqueceu que o possuía.
(    ) Foi esse pouco que o Senhor usou para operar o grande milagre.
(    ) O que possuímos pode ser bem pouco, mas é suficiente para DEUS operar os seus propósitos.
 
8- Que tipo de fé possuía aquela pobre mulher viúva?
(    ) A instrução dada pelo profeta Eliseu para solucionar o problema da viúva é bastante reveladora sobre a dinâmica desse milagre (2 Rs 4.3-5).
(    ) Num primeiro momento, o profeta chamou a mulher à ação: "Vai, pede para ti vasos emprestados".
(    ) A fé é demonstrada pela ação (Tg 2.17). JESUS também viu a fé do paralítico e dos homens que o conduziram em Cafarnaum (Mc 2.1-12).
(    ) Em segundo lugar, o milagre deveria acontecer de portas fechadas: "Fecha a porta", disse o profeta.
(    ) A mulher obedeceu ao profeta, e o azeite começou a fluir.
(    ) E, assim, pôde ela salvar os filhos, pagar as dívidas e viver dignamente.
(    ) É possível que uma das causas da escassez de milagres hoje esteja na publicidade desenfreada.
(    ) DEUS quer privacidade, mas os homens gostam de notoriedade.
(    ) Gostam de aparecer e vangloriar-se (Lc 12.15).
(    ) Deixam a porta aberta para serem vistos! 
 
III. OS INSTRUMENTOS DO MILAGRE 
9- De que maneira o instrumento humano é usado por DEUS no milagre da multiplicação do azeite?
(    ) Por várias vezes, no livro de 2 Reis, o profeta Eliseu é chamado de "Homem de DEUS" (2 Rs 4.7,9,16; 6.9).
(    ) Sem dúvida esses textos demonstram que Eliseu era um instrumento de DEUS para a operação de milagres.
(    ) DEUS usa homens! Esse é um fato fartamente demonstrado na Bíblia.
(    ) Para formar uma nação e através dela revelar seu plano de salvação à humanidade, o Senhor chamou Abraão (Gn 12).
(    ) Para tirar os israelitas do Egito, DEUS usou Moisés (Êx 4.1-17).
(    ) Para levar a mensagem do Evangelho aos gentios, o Senhor usou a Pedro (At 10 - 11).
(    ) DEUS também chamou a Paulo para ser "um instrumento escolhido" para levar seu nome perante os nobres (At 9.15).
(    ) Para salvar-nos, DEUS humanizou-se na pessoa bendita de JESUS CRISTO (Jo 1.1,18; Fp 2.1-11).
(    ) Para a obra missionária de DEUS, Ele conta com você! (Mt 28.19).
 
10- De que maneira DEUS usa sua Palavra como instrumento divino para seus milagres?
(    ) Quando uma grande fome assolava Samaria, o profeta Eliseu profetizou abundância de alimentos: "Então, disse Eliseu: Ouvi a palavra do Senhor; assim diz o Senhor: Amanhã, quase a este tempo, uma medida de farinha haverá por um siclo, e duas medidas de cevada, por um siclo, à porta de Samaria" (2 Rs 7.1).
(    ) O cumprimento dessa profecia parecia pouco provável naqueles dias, a ponto de o capitão, em cujo braço o rei se apoiava, haver ironizado: "Ainda que o Senhor fizesse janelas no céu, poder-se-ia fazer isso?" (2 Rs 7.2).
(    ) Mas a profecia cumpriu-se exatamente como Eliseu havia predito (2 Rs 7.16-20).
(    ) O texto põe a Palavra do Senhor como agente causador do milagre.
(    ) O cronista observa que esses fatos ocorreram "segundo a palavra do Senhor" (2 Rs 7.16).
(    ) O que o Senhor faz, Ele o faz através de sua Palavra.  
 
IV. O OBJETIVO DO MILAGRE 
11- Qual a resposta divina ao sofrimento do justo?
(    ) Todos os milagres realizados por Eliseu deixam bem claro que eles ocorreram em resposta a uma necessidade humana e também ao sofrimento (2 Rs 4.1-38; 5.1-19; 6.1-7).
(    ) O Novo Testamento mostra-nos que o Senhor JESUS libertava e curava porque se compadecia do sofrimento humano (Lc 13.10-17; Mc 1.40-45).
 
12- De que maneira os milagres podem Glorificar a DEUS?
(    ) Os milagres não se centralizam no homem, mas em DEUS.
(    ) Os milagres narrados nas Escrituras objetivam a glória de DEUS.
(    ) Em nenhum momento, encontramos os profetas buscando chamar a atenção para si através dos milagres que realizavam nem tirar proveitos deles.
(    ) Em o Novo Testamento, observamos Pedro e Paulo pondo em destaque esse fato e mostrando que DEUS, e não os homens, é quem deve ser glorificado (At 3.8,12; 14.14,15). 
 
13- Quem tentou tirar proveito de milagre para beneficiar-se de forma indevida? Qual o resultado disso?
(    ) Geazi, o servo de Eliseu.
(    ) Quando assim procedeu foi severamente punido (2 Rs 5.20-27).
 
CONCLUSÃO 
14- Complete:
O milagre da __multiplicação__ do azeite é um testemunho do poder de DEUS, que se compadece dos sofredores que o buscam de todo o coração. O foco, portanto, dessa bela história não é a __viúva__ nem tampouco o profeta Eliseu, mas o Senhor que através da instrumentalidade do seu servo abençoa essa pobre mulher. A história faz-nos lembrar um outro feito extraordinário e muito mais relevante do que esse: a multiplicação dos __peixes__ e __pães__ por nosso Senhor e Salvador JESUS CRISTO. Ele foi, é e sempre será a resposta a todo __sofrimento__ humano.
 
fonte //www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm