PRIMARIOS - Lição 10: Faça o bem sem olhar a quem


1º Trim. 2013 - PRIMARIOS - Lição 10: Faça o bem sem olhar a quem

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMÁRIOS – CPAD
1º Trimestre de 2013
Tema: Uma Família Abençoada
Comentaristas: Midian Pessoa e Laudicéia Barboza


LIÇÃO 10 – FAÇA O BEM SEM OLHAR A QUEM


Texto Bíblico: Genesis 30.25-43


Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se que como filhos de Deus é necessário nos afastarmos do mal, não praticar atos, nem proferir palavras que desagradam a Deus.



Frase do dia...
DEVEMOS SEMPRE PRATICAR O BEM

Amplie e cole a figura abaixo em um cartaz, e escreva a frase do dia e o versículo para memorizar, enfatizando aos pequenos que todos que dizem que amam a Deus deve também amar as pessoas, e ajudá-las, é assim que mostramos que o amor a Deus está em nosso coração.



Fonte:www.miriangalli.blogspot.com

Memória em ação
 “Afastem-se do mal e façam o bem” (Sl 34.14– NTLH)


Explorando a BíbliaVocês se lembram de Jacó? Como já vimos desde muito cedo, Jacó era conhecido como trapaceiro, aquelas pessoas que engana outra. No passado, enganou seu pai e seu irmão, por isso teve que fugir de casa, pois o seu irmão Esaú queria matá-lo. Jacó foi morar longe dali, na casa de seu tio Labão que também gostava de enganar as pessoas. Lá ele se casou e trabalhava para o seu tio.

Jacó encontrou, pela primeira vez, alguém que também gostava de enganar as pessoas, o seu tio Labão. Durante vários anos, ele enganou Jacó, mudando o seu salário, fazendo-o trabalhar muito.
Depois de vários anos trabalhando para Labão e sendo enganado por ele, Jacó decidiu voltar para a terra de seu pai. Foi então conversar com o seu tio. Jacó explicou que há muito trabalhava para ele e que Deus o estava abençoando, através do seu trabalho. Para que Jacó não fosse embora, pois Labão sabia que Deus estava com ele, fizeram o seguinte trato: todos os cordeiros ou cabras salpicados, malhados ou negros, de todo o rebanho, seriam dados a Jacó. Esse seria o seu salário.

Mas Labão tentou enganar mais uma vez Jacó e tirou do rebanho todos os animais malhados, agora, será que Jacó vai ficar sem nenhum animal?
Jacó descobriu que se as ovelhas e cabras olhassem para varas riscadas de branco, enquanto bebessem água, seus filhotes nasceriam malhados. Jacó fez isso durante muito tempo e o seu rebanho foi ficando bem maior do que o de Labão.
Isso foi um milagre! Deus fez nascer animais malhadinhos e fortes. E, com isso, Jacó ficou muito rico.

Deus usou uma maneira diferente para abençoar Jacó. Deus tem todo controle sobre a natureza, Ele a usa como quer. É por isso que devemos confiar no Senhor, porque Ele nos ajuda quando nós nem estamos esperando ou percebendo. Ele nos protege quando estamos dormindo, brincando e viajando, etc.


Oficina criativa
Amplie o desenho Prim10 fig 2 na galeria de imagens para os pequenos colorir

Fonte: www.ensinandoospequeninos.blogspot.com


Fontes Consultadas:
·         Bíblia NTLH - SBB
·         Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
·         Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Edição 2000.
·         Bíblia para Crianças: Histórias sempre vivas - Lois Rock/Cristina Balit – Editora Sinodal

Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva 
fonte portal ebd