ADOLESCENTES - Lição 12: O Triplo Ministério

2º Trim. 2013 - ADOLESCENTES - Lição 12: O Triplo Ministério
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
ADOLESCENTES – CPAD
2° Trimestre 2013
Tema: A vida de Cristo na harmonia dos Evangelhos
Comentarista: David Rodrigues Nascimento

LIÇÃO 12 - O TRIPLO MINISTÉRIO


Objetivos
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Compreender a competência de Jesus em seu ministério terreno: ensino, pregação e cura.

Para refletir
“Jesus andava visitando todas as cidades e povoados. Ele ensinava nas sinagogas, anunciava a boa noticia sobre o reino de Deus e curava todo tipo de enfermidades e doenças graves das pessoas.”(Mt 9.351 – NTLH).


Texto Bíblico em estudo: Mt 9.27-36

Introdução
O último trecho de leitura desse capítulo 9 nos conduz a um dos momentos mais expressivos do ministério de Cristo. Podemos mesmo depreender da leitura desses quatro versículos de hoje os três aspectos fundamentais que irão direcionar toda a permanência do Filho de Deus entre os homens.

Como Jesus ensinava
"E percorria Jesus todas as cidades e aldeias,ensinando nas suas sinagogas”

Métodos do grande mestre. Consideremos alguns princípios educacionais extraídos dos métodos de Cristo.

  1. Jesus observava os alunos e  fazia as perguntas. "Que vos parece?" era uma das expressões preferidas de Jesus. Os quatro evangelhos registram mais de cem perguntas que Jesus fez. Por que Jesus fazia tantas perguntas? Porque Ele sabia que uma boa pergunta prenderia a atenção e desafiaria o raciocínio.  Este princípio está em harmonia com o que há de melhor nas atuais teorias sobre o ensino. Disse um educador: "Muitos alunos encontram dificuldades para ordenar seu pensamento, a menos que tenham a possibilidade de expressar oralmente sua confusão e declarar seus conceitos". As perguntas abrem caminho para a discussão e levam o estudante a participar. Elas ajudam o aluno a pensar e a lidar com as grandes idéias.

  1. Jesus sabia ouvir Há pouco mérito em se formular uma pergunta - a menos que o professor dê tempo para que o aluno responda. O diálogo é uma parte importante do aprendizado. Jesus respeitava os discípulos e os ouvia. Devemos seguir Seu exemplo.

  1. Jesus usava as Escrituras. Está escrito" é outra frase que Jesus repetia. Por quê? Porque as Escrituras davam autoridade a Suas mensagens. Referências freqüentes à Bíblia darão crédito às apresentações que fizermos. O poder de transformar vidas encontra-se na Palavra do Deus vivo. Como professores, podemos entreter, podemos impressionar ou mesmo inspirar - mas é da Palavra viva que as pessoas  necessitam mais. Nosso objetivo é inspirar os alunos a folhear a Bíblia e esquadrinhar as Escrituras em busca do conhecimento da verdade.

  1. Jesus ensinava as pessoas aplicarem lições espirituais a vida quotidiana. É necessário mais do que o conhecimento de fatos para mudar uma vida. Precisamos obedecer os ensinos de Jesus


As curas realizadas por Jesus
"Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas”
Enquanto Jesus percorria o país, ele curava os doentes. A notícia sobre estes milagres divulgou-se nas aldeias e nas cidades em toda a parte. O povo trazia-lhe, assim, os aleijados, cegos e mudos, e muitos outros doentes. E Jesus os curava.
Jesus amava as pessoas e queria que tivessem fé nele. Por isso, podemos ter a certeza de que, no seu governo como Rei, ninguém na terra ficará novamente doente.

Libertando os oprimidos
Enquanto esteve entre os homens, sofreu vendo-os desorientados e sem rumo, sem saber para onde ir. A cura ia alem da física, curava a alma, libertando as vidas do pecado, concedendo-lhes paz, e vida abundante.


Conclusão
Jesus nos deixou uma ordenança:” Ide, fazei discípulos entre as nações, ensinando-as a guradar tudo o que vos tenho ensinado”.

Temos  essa responsabilidade de dar continuidade à pregação do evangelho da graça de Deus que era de seus discípulos de então, e é dos seus discípulos de todas as épocas.
 


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
 fonte  portal  ebd