JUNIORES - Lição 11: Nasce um grande líder

2º Trim. 2013 - JUNIORES - Lição 11: Nasce um grande líder
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUNIORES – CPAD
2º Trimestre de 2013
Tema:
 Deus Escolhe Líderes
Comentarista: Rosangela Rodrigues do Amaral e Dâmaris da Costa Ferreira


LIÇÃO 11 – NASCE UM GRANDE LÍDER


Texto Bíblico:1 Samuel 1.1-28


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se de que Deus ouve as orações, e sempre responde segundo a Sua Vontade. Ele é sábio e sempre quer o melhor para nós.

Exercitando a memória
“Dêem graças a Deus, o SENHOR, porque ele é bom, e porque o seu amor dura para sempre.” (Sl 107.1 – NTLH).


Crescendo no conhecimento
A situação em Israel continuava difícil, pois o povo sempre tornavam a praticar coisas que desagradam a Deus, e sempre vinham inimigos para assolar suas plantações e derrubar suas casas, levando seus filhos como escravos. Mas sempre havia pessoas sinceras que amavam a Deus e o serviam com todo o coração.

Entre estas pessoas havia um casal, Ana e seu esposo Elcana. Ana vivia muito triste, ela não tinha filhos, e desejava muito ter um bebê.
Todos os anos ela e seu esposo subiam a Siló, onde estava o Tabernáculo para adorar a Deus. E durante a viagem, Ana colocou em seu coração que iria orar,  pedir a Deus que lhe concedesse ter um filhinho.

Ana chegando ao tabernáculo, se ajoelhou aflita e, chorando muito, orou a Deus, o SENHOR:
__ Oh, SENHOR Deus eu quero muito ter um filhinho. Ó SENHOR Todo-Poderoso, olha para mim, tua serva! Vê a minha aflição e lembra de mim! Não esqueças a tua serva! Se tu me deres um filho, prometo que o dedicarei a Ti por toda a vida.

Ana continuou orando ao SENHOR durante tanto tempo, que Eli, o sumo sacerdote que estava assentado à entrada do Tabernáculo, começou a prestar atenção nela e notou que os seus lábios se mexiam, porém não saía nenhum som. Ana estava orando em silêncio, mas Eli pensou que ela estava bêbada e disse:
 — Até quando você vai ficar embriagada? Veja se pára de beber!

Já pensaram crianças, além de estar triste Ana ainda foi acusada de estar bêbada?! Mas Ana não se chateou e com educação respondeu a Eli:
—Senhor, eu não estou bêbada. Não bebi nem vinho nem outra bebida. Estou desesperada e estava orando, contando a minha aflição ao SENHOR. Não pense que sou uma mulher sem moral. Eu estava orando daquele jeito porque sou muito infeliz e sofredora.

Então Eli disse:
— Vá em paz. Que o Deus de Israel lhe dê o que você pediu!
 — Que o senhor sempre pense bem de mim! —respondeu ela. E saiu. Então comeu alguma coisa e já não estava tão triste.

Na manhã seguinte Elcana e a sua família se levantaram cedo e adoraram a Deus, o SENHOR. Aí voltaram para casa, em Ramá. E o SENHOR respondeu à oração de Ana. Ela ficou grávida e, no tempo certo, deu à luz um filho. Pôs nele o nome de Samuel e explicou:
 — Eu pedi esse filho a Deus, o SENHOR.

Elcana e a sua família foram a Siló para oferecer ao SENHOR o sacrifício anual e o sacrifício especial que ele havia prometido. Ana, porém, não foi. Ela disse ao marido:
 — Assim que o menino for desmamado, eu o levarei ao santuário de Deus, o SENHOR, para que ele fique lá toda a sua vida.

Elcana respondeu:
 — Faça o que achar melhor. Fique em casa até que ele seja desmamado. E o SENHOR faça com que, de fato, se cumpra a promessa que você fez. Então Ana ficou em casa e amamentou o filho.

Depois que ele foi desmamado, ela o levou a Siló e levaram o menino para Eli. Ana disse:
— Meu senhor, sou aquela mulher que o senhor viu aqui de pé, orando. Eu pedi esta criança a Deus, o SENHOR, e ELE me deu o que pedi. Por isso agora eu estou dedicando este menino ao SENHOR. Enquanto ele viver, pertencerá ao SENHOR. Então eles adoraram a Deus ali.

Então Elcana voltou para a sua casa, em Ramá. Mas o menino Samuel ficou em Siló, no serviço de Deus, o SENHOR, como ajudante do sacerdote Eli.

Os filhos do sacerdote Eli não prestavam e não se importavam com Deus, o SENHOR. Eles não obedeciam aos regulamentos a respeito daquilo que os sacerdotes tinham o direito de exigir do povo. Quando um homem estava oferecendo o seu sacrifício, o ajudante do sacerdote vinha com um garfo de três dentes. E, enquanto a carne estava cozinhando, ele enfiava o garfo dentro da panela, e tudo o que o garfo tirava ficava sendo do sacerdote. Era costume fazer isso todas as vezes que um israelita ia a Siló para oferecer sacrifícios. Mas, antes mesmo de a gordura ser tirada da carne e queimada, os filhos de Eli mandavam que o ajudante do sacerdote fosse e dissesse a quem estava oferecendo o sacrifício: “Me entregue um pedaço de carne para o sacerdote assar. Ele não vai aceitar de você carne cozida, mas só carne crua.” E, se o homem respondia: “Deixe que a gordura queime primeiro, depois você pode tirar o que quiser”, o ajudante do sacerdote dizia: “Não. Entregue logo essa carne. Se não, eu a tomarei à força.”

Assim os filhos de Eli tratavam com muito desprezo as ofertas trazidas a Deus, o SENHOR. E para o SENHOR o pecado desses moços era muito grave.

Samuel continuava no serviço de Deus, o SENHOR. Embora ainda fosse menino, vestia um manto sacerdotal de linho.

Ana, a sua mãe, todos os anos fazia uma túnica para ele e a levava quando ia com o seu marido oferecer o sacrifício anual. Então Eli abençoava Elcana e a sua mulher e dizia:
 — Que o SENHOR Deus dê a você e a Ana, a sua mulher, outros filhos para tomarem o lugar do que foi dedicado a ele! Depois eles voltavam para casa.

E o SENHOR abençoou Ana, e ela teve mais três filhos e duas filhas. E o menino Samuel crescia no serviço de Deus, o SENHOR.


Aplicação da Lição
Professor (a) enfatize aos pequenos que Deus deu um filhos a Ana como ela havia pedido, mas que no pedido de Ana ela havia prometido entregá-lo para servir a Deus. É muito importante que nossas orações estejam de acordo com a Vontade de Deus.

Deus precisava de um líder que conduzisse o povo de Israel a servi-LO de todo o coração, e agora esse grande Líder havia nascido, fruto da oração de uma mulher que amava a Deus e por isso instruiria esse menino a amá-LO também.

Enfatize aos pequenos que todos os que já aceitaram a Jesus como seu Salvador, pode orar com a certeza da promessa de que Deus responde às orações de seus servos, lembrando sempre que está oração deve ser feita dentro da Vontade de Deus, se assim for, assim como ELE respondeu a oração de Ana responderá                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       as deles também.
                                                                                                                                                                                                                                   


Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – APEC - Editora Hagnos – Edição 2009
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009
·         Enciclopédia de Trabalhos Manuais – Shedd Publicações – 2ª Reimpressão setembro/2010


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva 
fonte  portAL  EBD