Lição 11 - A família e a escola dominical I Plano de Aula

2º Trim. 2013 - Lição 11 - A família e a escola dominical I Plano de Aula

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2013
A FAMÍLIA CRISTÃ NO SÉCULO XXI: Protegendo seu lar dos ataques do inimigo
COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PLANO DE AULA Nº 11    
LIÇÃO Nº 11 – A FAMÍLIA E A ESCOLA DOMINICAL
1º SLIDE - INTRODUÇÃO
- Dando início ao segundo bloco deste trimestre, que trata dos relacionamentos da família com o exterior, falaremos da família e da Escola Bíblica Dominical.
- A Escola Bíblica Dominical é o principal auxílio para a educação doutrinária familiar.
2º SLIDE I – BREVE SINOPSE HISTÓRICA DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
- Sempre foi interesse de Deus, desde o Éden, que o homem pudesse ter conhecimento das coisas divinas.
- Por isso, na viração do dia, o Senhor sempre vinha ao encontro do primeiro casal, para, entre outras coisas, ensinar as coisas espirituais à humanidade (Gn.3:8).
3º SLIDE
- Desde o início da história humana, o Senhor tinha como Seu propósito a instrução espiritual do homem que, em sua passagem terrena, tem de crescer, assim como Cristo Jesus, em sabedoria, e em estatura e em graça para com Deus e os homens (Lc.2:52).
- Esta necessidade de ensino, no próprio lar, das coisas referentes ao nosso relacionamento com o Senhor, da doutrina, foi enfatizada na lei, consoante vemos em Dt.6:6-9, entre outras passagens.
4º SLIDE
- Na própria lei, estipulou-se a leitura septenal da lei para todo o povo, inclusive para as crianças (Dt.31:9-13), numa clara demonstração de que deveria haver um complemento para eventuais lacunas e falhas que houvesse na educação doutrinária familiar.
- Com a vinda de Cristo Jesus, este cuidado não deixou de existir na Igreja. Pelo contrário, desde cedo, os apóstolos, além de darem prioridade ao ministério da palavra e à oração (At.6:2,4), também promoveram o ensino desta Palavra nas casas (At.5:42), indicando, assim, que deveria permanecer, mesmo na nova dispensação, a educação doutrinária familiar, devidamente complementada na igreja local (I Tm.4:13,16).
5º SLIDE
- Este ensino doutrinário familiar, todavia, teve grande arrefecimento ao longo dos séculos. Seria com Martinho Lutero, a partir de 1517, que teríamos um retorno à pureza da verdade bíblica.
- Um dos pontos mais importantes da Reforma Protestante foi o de buscar criar um sistema educacional que permitisse o estudo das Escrituras.
6º SLIDE
- Com a Revolução Industrial e a urbanização, a transferência das famílias para as cidades, a ida de pais e filhos para trabalhos nas fábricas que duravam por volta de 16 horas, desorganizou completamente a estrutura familiar então existente e, como consequência disto, o ensino doutrinário familiar praticamente desapareceu.
- Esta realidade foi percebida pelo jornalista inglês Robert Raikes (1736-1811), natural de Gloucester, uma das principais cidades industriais inglesas.
7º SLIDE
- Raikes então, em 1780, cria a Escola Dominical, local onde as crianças eram ensinadas a ler, a fazer contas e a estudar a Bíblia Sagrada, escolas que passaram a se reunir aos domingos, único dia livre para tais crianças, nas igrejas, onde voluntários passaram a lecionar.
- O movimento, após uma resistência inicial, principalmente por conta de que a atividade representaria “uma quebra da guarda do domingo”, rapidamente se espalhou por toda a Inglaterra, sendo que, em 1831, praticamente 25% da população inglesa as frequentava. As Escolas Dominicais são consideradas as precursoras do sistema educacional britânico.
8º SLIDE  II – O QUE É A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
- “…A Escola Dominical é a escola de ensino bíblico da Igreja que evangeliza enquanto ensina, conjugando, assim, os dois lados da comissão de Jesus à Igreja, conforme Mateus 28.20 e Marcos 16.15. Ela não é uma parte da Igreja; é a própria Igreja ministrando ensino bíblico metódico. A Escola Dominical é um ministério pessoal para alcançar crianças, jovens, adultos, a família, a comunidade inteira, tal como fazia a Igreja dos dias apostólicos. É ela a única escola de educação religiosa popular que a Igreja dispõe. A Escola Dominical devidamente funcionando é o povo do Senhor, no dia do Senhor, estudando a Palavra do Senhor, na casa do Senhor.…” (GILBERTO, Antonio. Manual da Escola Dominical.15. ed., p.108).
9º SLIDE
- A Escola Bíblica Dominical surgiu, portanto, como um movimento que tem por objetivo educar as novas gerações na Palavra de Deus, a fim de que possam ter o devido crescimento material e espiritual.
- Ante a nova realidade social decorrente da industrialização, apresentou-se a Escola Bíblica Dominical como uma ferramenta indispensável para a educação cristã, o que se revela ainda mais premente na medida em que os sistemas educacionais surgidos desta experiência passaram a ser dominados, a partir do século XIX, por uma mentalidade anticristã que faz com que o sistema educacional, na atualidade, seja um formador de opiniões antibíblicas e contrárias à vontade de Deus.
10º SLIDE  III – A FAMÍLIA E A ESCOLA DOMINICAL
- A família hoje depende, como nunca, do auxílio da Escola Bíblica Dominical para a educação doutrinária do lar.
- Jamais a Escola Bíblica Dominical terá condições de substituir os pais na tarefa de instrução da sã doutrina. Os pais devem tornar seus lares em verdadeiras escolas bíblicas, pois é a eles que está reservada a tarefa primeira de instruir a criança no caminho em que deve andar (Pv.22:6; Ef.6:4).
11º SLIDE
- A família será ajudada pela Escola Bíblica Dominical se:
a) comparecer assiduamente à Escola Bíblica Dominical;
b)  vivenciar o tema da Escola Bíblica Dominical em casa, durante a semana, mediante o estudo conjunto da lição e a meditação diária sobre o seu conteúdo.
12º SLIDE
- A Escola Bíblica Dominical ajudará a família se (I):
a) não houver interrupções na continuidade das reuniões da EBD na igreja local;
b) se os departamentos não atrapalharem a frequência e continuidade das reuniões da EBD;
13º SLIDE
- A Escola Bíblica Dominical ajudará a família se (I):
c) se a evangelização priorizar trazer famílias de incrédulos às reuniões da EBD
d) fomentar tarefas para que a família estude a lição da EBD durante a semana em casa.
14º SLIDE
- A Escola Bíblica Dominical ajudará a família se (II):
e) assessorar os pais no acompanhamento de seus filhos nos estabelecimento de ensino;
f) preparar seu corpo docente para poder enfrentar os questionamentos e os problemas surgidos dos falsos ensinos ministrados em nossas escolas seculares;
g) manter seu corpo docente atualizado para que haja a correta interpretação do que é veiculado na mídia.
15º SLIDE
- A Escola Bíblica Dominical precisa ser “a escola da Verdade”, em meio a um mundo que não crê mais na existência da verdade.
- Sem a Escola Bíblica Dominical, a família fica à deriva, não tem como enfrentar estes imensos desafios que se colocam diante dela, bombardeada que está pelo “espírito do Anticristo”, em especial por intermédio do sistema educacional e da mídia.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
fonte  portal ebd