Google+ Followers

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

14 junho 2013

LIÇÃO Nº 11 – A FAMÍLIA E A ESCOLA DOMINICAL


                                               A Escola Bíblica Dominical é o principal auxílio para a educação doutrinária familiar
.
INTRODUÇÃO
- Dando início ao segundo bloco deste trimestre, que trata dos relacionamentos da família com o exterior, falaremos da família e da Escola Bíblica Dominical.
A Escola Bíblica Dominical é o principal auxílio para a educação doutrinária familiar.
I – BREVE SINOPSE HISTÓRICA DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
- Damos início ao segundo bloco de nosso trimestre, que tratará do lado “de fora” da família, ou seja, dos relacionamentos da família com o mundo exterior. Iniciaremos estudando o relacionamento da família com a Escola Bíblica Dominical.
Sempre foi interesse de Deus, desde o Éden, que o homem pudesse ter conhecimento das coisas divinas, tivesse uma “educação doutrinária”, a fim de que pudesse, mediante a revelação divina, ter cada vez maior comunhão com o seu Criador. Por isso, na viração do dia, o Senhor sempre vinha ao encontro do primeiro casal, para, entre outras coisas, ensinar as coisas espirituais à humanidade (Gn.3:8).
- Esta circunstância demonstra que, desde o início da história humana, o Senhor tinha como Seu propósito a instrução espiritual do homem que, em sua passagem terrena, tem de crescer, assim como Cristo Jesus, em sabedoria, e em estatura e em graça para com Deus e os homens (Lc.2:52).
- Mesmo diante da queda, o primeiro casal não perdeu esta lição que lhe fora dada pelo próprio Deus, a ponto de vermos Caim e Abel oferecendo sacrifícios ao Senhor (Gn.4:3,4), prova de que os seus pais lhes ensinaram a necessidade de um relacionamento com o Criador, no que foram, posteriormente, seguidos por Sete, que passou a invocar o nome do Senhor em seu lar após o nascimento de seu primogênito Enos (Gn.4:26).
- Esta necessidade de ensino, no próprio lar, das coisas referentes ao nosso relacionamento com o Senhor, da doutrina, que já estudamos amiúde na lição 8, foi enfatizada na lei, consoante vemos em Dt.6:6-9, entre outras passagens.
- Na própria lei, aliás, como já também tivemos ocasião de verificar, estipulou-se a leitura septenal da lei para todo o povo, inclusive para as crianças (Dt.31:9-13), numa clara demonstração de que deveria haver um complemento da própria sociedade, mais precisamente da sua estrutura religiosa, para eventuais lacunas e falhas que houvesse na educação doutrinária familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É DE GRANDE VALIA PARA NÓS , OBRIGADO.