SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

Marcadores

Aborto ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL Adolecentes Cristão ADOLESCENTES ADPB ADULTÉRIO ADULTOS Agradecimento Aniversario Apologética Cristã Arqueologia As Inquisições Assembleia de Deus Barack Obama Batismos Bíblia Brasil Casamento CGADB Ciência Círculo de Oração CLASSE BERÇARIO CLASSE BERÇÁRIO CLASSE DOS DISCIPULADOS CLASSE DOS DISCIPULANDO CLASSE DOS DISCIPULANDOS CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL CLASSE MATERNAL Congresso CPAD Cruzada Curiosidades Cursos Departamento Infantil Depressão Desaparecido DESENHOS BIBLICOS Desfiles Dia do Pastor Discipulado Divórcio EBD EBO Escatologia Estudantes Estudos Eventos FALECIMENTO Família Filmes Galeria de Fotos Gospel Gratidão a Deus Hinos Antigos História Homenagens Homilética Homoxesualismo Ideologia de Gênero Idolatria Inquisição Islamismo Israel LIção de Vida Louvor Luto Maçonaria Mães Mensagens Ministério Missões MODISMOS Mundo Mundo Cristão MUSICAS EVANGÉLICAS Namoro Cristão Noivados Notícias Obreiros ONU Oração Pneumatologia política PRIMARIOS Psicopedagogia Pureza sexual Realidade Social Reforma Protestante RELIGIÕES Retiro Revista Central Gospel REVISTA CLASSE PRIMARIOS REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA REVISTA CLASSE JUNIORES REVISTA DA CLASSE JOVENS CPAD. REVISTA DA CLASSE JOVENS. REVISTA DA CLASSE ADULTOS REVISTA DA CLASSE JOVENS E ADULTOS REVISTA DA CLASSE JUVENIS Revista Maternal Santa Ceia Saúde Seminário Sexualidade Subsídios Subsídios EBD Subsídios EBD Videos Templos Teologia Testemunho TRANSGÊNEROS Utilidade publica UTILIDADE PÚBLICA Vida de Adolecente videos Virgilha

14 junho 2013

LIÇÃO Nº 11 – A FAMÍLIA E A ESCOLA DOMINICAL


                                               A Escola Bíblica Dominical é o principal auxílio para a educação doutrinária familiar
.
INTRODUÇÃO
- Dando início ao segundo bloco deste trimestre, que trata dos relacionamentos da família com o exterior, falaremos da família e da Escola Bíblica Dominical.
A Escola Bíblica Dominical é o principal auxílio para a educação doutrinária familiar.
I – BREVE SINOPSE HISTÓRICA DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
- Damos início ao segundo bloco de nosso trimestre, que tratará do lado “de fora” da família, ou seja, dos relacionamentos da família com o mundo exterior. Iniciaremos estudando o relacionamento da família com a Escola Bíblica Dominical.
Sempre foi interesse de Deus, desde o Éden, que o homem pudesse ter conhecimento das coisas divinas, tivesse uma “educação doutrinária”, a fim de que pudesse, mediante a revelação divina, ter cada vez maior comunhão com o seu Criador. Por isso, na viração do dia, o Senhor sempre vinha ao encontro do primeiro casal, para, entre outras coisas, ensinar as coisas espirituais à humanidade (Gn.3:8).
- Esta circunstância demonstra que, desde o início da história humana, o Senhor tinha como Seu propósito a instrução espiritual do homem que, em sua passagem terrena, tem de crescer, assim como Cristo Jesus, em sabedoria, e em estatura e em graça para com Deus e os homens (Lc.2:52).
- Mesmo diante da queda, o primeiro casal não perdeu esta lição que lhe fora dada pelo próprio Deus, a ponto de vermos Caim e Abel oferecendo sacrifícios ao Senhor (Gn.4:3,4), prova de que os seus pais lhes ensinaram a necessidade de um relacionamento com o Criador, no que foram, posteriormente, seguidos por Sete, que passou a invocar o nome do Senhor em seu lar após o nascimento de seu primogênito Enos (Gn.4:26).
- Esta necessidade de ensino, no próprio lar, das coisas referentes ao nosso relacionamento com o Senhor, da doutrina, que já estudamos amiúde na lição 8, foi enfatizada na lei, consoante vemos em Dt.6:6-9, entre outras passagens.
- Na própria lei, aliás, como já também tivemos ocasião de verificar, estipulou-se a leitura septenal da lei para todo o povo, inclusive para as crianças (Dt.31:9-13), numa clara demonstração de que deveria haver um complemento da própria sociedade, mais precisamente da sua estrutura religiosa, para eventuais lacunas e falhas que houvesse na educação doutrinária familiar.