PRE ADOLESCENTES - Lição 12: Primeiro, eu!

2º Trim. 2013 - PRE ADOLESCENTES - Lição 12: Primeiro, eu!
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRÉ-ADOLESCENTES - CPAD
2º TRIMESTRE DE 2013
EMBARAÇOS QUE PREJUDICAM A VIDA CRISTÃ


LIÇÃO 12- PRIMEIRO, EU!


Objetivos da lição:
Fazer os alunos confiarem em Deus, pois Ele prove todas as necessidades
Mostrar ao aluno que ele deve ser grato a sua família pelo que esta lhe oferece.



Texto em estudo: Gn 26.1214,16
E semeou Isaque naquela mesma terra e colheu, naquele mesmo ano, cem medidas, porque o Senhor o abençoava. E engrandeceu-se o varão e ia se engrandecendo, até que se tornou mui grande; E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam.
E todos os poços que os servos de seu pai tinham cavado nos dias de Abraão, seu pai, os filisteus entulharam e encheram de terra.
Disse também Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós, porque muito mais poderoso te tens feito do que nós.

Nestes versículos vemos que Deus manteve sua promessa de abençoar a Isaque, o que de fato ocorreu, mas os seus vizinhos filisteus, ao verem que tudo quanto Isaque empreendia prosperava, sentiram inveja, deste modo tentaram se livrar de Isaque.

Ao lermos os versículos anteriores vimos que Isaque gozava de uma certa paz com os filisteus, ao passo que Isaque prosperou a inveja destruiu essa relação, pois eles passaram a perseguir Isaque e lhe prejudicar entupindo os poços de água, naquela região a água era tão preciosa quanto o ouro.
Encher um poço de terra era algo como uma declaração de guerra, mas Isaque evitou varias vezes um conflito preferindo mudar de região, mas Deus era com ele.


Introdução
Durante este trimestre temos estudado lições que nos instruem acerca dos embaraços da vida cristã, sendo que ao principio abordamos problemas que surgiam exteriormente, ou seja, embaraços que vinham de fora, mas nestas ultimas lições temos estudado problemas que surgem interiormente, ou seja, em nós mesmos.

Na lição anterior tratamos sobre o desejo descontrolado pela riqueza, e suas implicações na vida cristã, nesta lição estudaremos sobre o egoísmo.
Embora o comentário da revista enfoque a inveja, achei por bem dar atenção ao egoísmo, por duas razões.

Primeiro já estudamos este assunto neste trimestre, segundo porque o egoísmo, que também é mencionado na revista, se encaixa melhor no titulo da lição; “Primeiro eu”.
Sendo assim, estudaremos como o egoísmo pode ser tornar um grande embaraço para vida cristã.


I-Egoísmo
Segundo o dicionário egoísmo é o amor excessivo ao bem próprio, sem consideração aos interesses alheios; Exclusivismo que faz o indivíduo referir tudo a si próprio

O egoísmo é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona. Neste sentido, é o antônimo de altruísmo.
Altruísmo palavra percebida muitas vezes como sinônimo de solidariedade, a palavra altruísmo foi criada em 1830 pelo filósofo francês Augusto Comte para caracterizar o conjunto das disposições humanas (individuais e coletivas) que inclinam os seres humanos a dedicarem-se aos outros.

Isto por que uma pessoa altruista é alguem que tem amor ao próximo; Pois com amor,
desprendimento e abnegação é solidario a necessidade do proximo, ele pratica a filantropia, ou seja, tem amor a todos as pessoas coletivamente. Esse conceito opõe-se, portanto, ao egoísmo, que são as inclinações específica e exclusivamente individuais.

Só por este fato podemos de imediato ver que o egoismo é algo prejudicial a vida cristã, pois uma característica  do cristão é manter um bom relacionamento como o seu proximo, principalmente com a Igreja de Cristo. Pois Deus nos salvou do mundo com a intenção de fazermos um só povo, unidos pelo amor, por esta razão uma das ordenanças do Senhor é que nos amamos uns aos outros.

Assim sendo temos viver de forma altruista em relação aos irmãos; conhecendo bem esta ordenança o apostolo Paulo afirmou:

Ninguém busque o proveito próprio; antes, cada um, o que é de outrem.(1 Co 10.24)

Nisto já verificamos que uma pessoa egoista não consegue cumpri esta ordenança visto que apenas pensa em si mesma.


I.1- Egocentrismo
A Bíblia afirma que um abismo chama outro abismo (Sl 42.7) se uma pessoa é egoista e persiste nesta atitude, o seu problema pode se tornar crônico.
Pois o egoista pode ser tornar egocêntrico; enquanto egoísta ele busca apenas por seus interesses movido por inveja, ciumes e coisas semelhantes, mas ao passo que se torna uma pessoa egocentrica passa a ter a fantasia de imaginar que o mundo gira em torno de si, tomando o “eu” como referência para todas as relações e fatos.

Uma pessoa egoísta até pode não ser egocêntrica, uma vez que luta para fazer com que os fatos se amoldem a seus interesses. A pessoa egocêntrica é egoísta, no sentido de que não consegue
imaginar que não seja ela a prioridade no mundo em que vive. Alias este é o titulo da nossa lição “Primeiro eu” denota a atitude de alguem egocentrica.
No livro de Genesis encontramos um episodio na qual fica claro a atitude egoista de um homem, estamos nos referindo a Ló, sobrinho de Abraão;

E levantou Ló os seus olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes de o Senhor ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar.


Este trecho biblico se refere a contenda que houve entre Ló e seu tio Abraão; por causa do grande numero de rebanhos que possuiam eles não puderam mais conviver juntos. Ló age de maneira egoista, pois su tio Abraão lhe propõe que escolha uma direção a seguir, Ló agindo de forma egoista, como se ver no versículo acima, prioriza o seu interesse em detrimento de seu tio, até porque pela ética por ser Abraão mais velho, a ele competia fazer a escolha.

Enquanto Ló escolheu a verdes campinas Abrão teve de seguir em direção ao deserto.
Este episódio é um exemplo claro de como o egoísmo pode prejudicar a vida cristã, pois lendo mais adiante vemos como tudo terminou, as verdes campinas se tornaram cinzas, Ló perdeu tudo quanto tinha, inclusive sua esposa, sua sorte teria sido outra se tivesse permanecido habitando harmoniosamente com Abraão.



I.2- Egoísmo destrutivo
Geralmente este sentimento pecaminoso não é descrito literalmente na Bíblia, mas podemos observar situações e atitudes de personagens que agiram impulsionados pelo egoísmo, fizemos a menção de Ló no tópico anterior, assim encontramos outras passagens que nos mostram como a vida cristã é prejudicada.
A Bíblia diz em Marcos 8:36

Pois que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?

É próprio do egoísta desejar que o mundo gire em torno de si, isto inclui adquiri bens e
benefícios, mas o versículo nos mostra que é inútil agir assim, porque o final é trágico.
A exemplo disto temos o Jovem rico (Mc 10.1722) a qual questionou o Senhor a cerca da sua salvação, quando o Senhor lhe disse que ele deveria vender tudo quanto tinha e dar aos pobres, ele se retirou triste; porque possuía muitos bens.

É evidente que o Senhor Jesus agiu desta forma não porque a sua pobreza seria uma condição para a salvação da sua alma, mas foi uma forma a revelar que o coração do jovem esta nas suas riquezas, pois o mesmo era cumpridor dos mandamentos, tão somente era apegado a riqueza.

Certamente que um sentimento egoísta também foi a razão pela qual o jovem não quis atender o mestre, ao vender seus bens teria de distribuir com os pobres o que não é próprio de alguém egoísta; a qual quer tudo para si.
O egoísmo é a causa central de muitos problemas:
A Bíblia diz em Tiago 4:3 diz:

“Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.”


Aqui se da o mesmo caso do anterior, Tiago declara que muitos não alcançam as bênçãos de Deus porque seus pedidos são egoístas, ou seja, não são para benefício coletivo; me refiro a família, a igreja, a sociedade.
O verdadeiro cristão antes de tudo é um sacerdote, ou seja, alguém que intercede pelo povo diante de Deus, mas estes referidos no versículo eram egoístas, pois não estavam pensando no próximo, mas em si mesmo, e o mais agravante era que tais pedidos se referiam a deleites, o que já denota ser algo inconveniente. Por esta razão não adquiriam diante de Deus nenhum beneficio.



I.3 - Combata o egoísmo!
Assim como o amor ao dinheiro é a raiz de muitos males, o egoísmo é o principio de muitos sentimentos pecaminosos, pois uma pessoa que só pensa em si mesma passa a praticar uma seria de pecados tão destrutivos quanto o egoísmo. De inicio não tem amor pelo próximo, uma vez que considera a si mesmo mais importante do que qualquer outra pessoa, nisto já vimos um erro, observe o mandamento:

Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. (Fl 2.3)

Aqui apostolo Paulo declara que devemos de forma humilde fazer o bem, considerando os outros superiores a nós, isto é totalmente inverso do egoísta que se considera o centro do mundo.

Seguindo a falta de amor, outras atitudes pecaminosas são praticadas pelo egoísta:
Enaltecer-se à custa dos outros;
Atribuir-se o mérito alheio Alegrar-se com o fracasso dos outros;
Ressentir-se com o genuíno sucesso alheio;
Preferir a retaliação pública à reconciliação confidencial
Aproveitar-se das pessoas por concentrar-se apenas em si mesmo, torna-se mais fácil para o egoísta prestar falso testemunho, cobiçar, invejar; tudo para conseguir o que quer! já que considera que nada lhe deva ser negado.

Quando alguém chega a este ponto a muito a sua vida cristã está mais do que prejudicada, sua salvação está em risco!
Portanto ao menor sinal deste sentimento temos de nos policiar, afim de que não caiamos neste grande abismo. Temos de nos aproximar de Deus afim de alcançamos graça, para que a humildade, o altruísmo, o amor esteja presente em nosso ser.

A Bíblia diz em Gálatas 2:20 “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivoa
na fé no filho de Deus, o qual me amou, e
se entregou a si mesmo por mim.”


A exemplo do Senhor Jesus, devemos viver de modo a amar nosso próximo, nossos irmãos em Cristo, nossa família; e assim como o Senhor se entregou por nós também devemos dispor nossa vida aos outros. Não atentando apenas para o nosso interesse, mas para o interesse de todos.

Conhecemos a (ou o amor) caridade nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos. (1Jo 3.16)


O apostolo conhecia bem a profundidade deste relacionamento, por esta mesma razão João é chamado de “o apostolo do amor”; o amor de Cristo por nós foi grande ao ponto de entregar a sua vida, e assim como Ele fez devemos fazer também.
Devemos entender a frase “dar a vida pelos irmãos” como todo sentimento de amor, dedicação, interesse, preocupação com o próximo, desejando sempre o bem.

Um grande exemplo desta atitude vemos em João Batista, quando alguns discípulos vieram lhe informar que Jesus estava batizando e todos iam ter com ele. (Jo 3.26) João agiu de forma exemplar, pois declarou: Que Ele cresça e eu diminua.
Se João fosse alguém egoísta e quisesse a honra para si, jamais teria dado este grande testemunho, ao contrario, teria praticado muito das atitudes egoístas mencionadas no inicio deste tópico.


Conclusão
Quando estudamos a lição sobre as riquezas vimos que não é ruim ter desejar ter bens materiais e riquezas, até porque na Bíblia encontramos grandes homens de Deus que foram muitos ricos, o problema está justamente quando estas mesmas riquezas ocupam o lugar de Deus.
Desta forma podemos ter bens materiais, desejar sucesso em tudo quanto fazemos, contanto que seja de forma justa e de acordo com a Palavra de Deus, deste modo não podemos nos deixar levar pelo egoísmo! Pois a Palavra é totalmente contra este sentimento pecaminoso.
Ao praticarmos esse erro estamos descumprindo uma serie de ordenanças divinas, que por fim nos conduzem a completa ruína, tanto material, porque não alcançaremos nada legitimamente, e também a vida espiritual, pois corremos o risco de perdermos a salvação.
Lembramos novamente:
Pois que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?

Segundo a vontade de Deus podemos alcançar muitas bênçãos e ao mesmo tempo alcançarmos nossa salvação.
Que Deus os abençoe.

Colaboração para Portal Escola Dominical - Prof. Jair César S. Oliveira
fonte  portal ebd