SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Marcadores

Aborto (11) ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL (5) Adolecentes Cristão (2) ADPB (1) ADULTÉRIO (2) Agradecimento (1) Aniversario (10) Apologética Cristã (10) Arqueologia (1) As Inquisições (1) Assembleia de Deus (5) Barack Obama (2) Batismos (29) Bíblia (3) Brasil (48) Casamento (25) CGADB (19) Ciência (6) Círculo de Oração (5) CLASSE BERÇÁRIO (26) CLASSE DOS DISCIPULANDOS (55) CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL (71) CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL (146) CLASSE MATERNAL (103) Congresso (49) CPAD (6) Cruzada (3) Curiosidades (3) Cursos (3) Departamento Infantil (5) Depressão (2) Desaparecido (4) DESENHOS BIBLICOS (1) Desfiles (3) Dia do Pastor (4) Discipulado (64) Divórcio (4) EBD (20) EBO (21) Escatologia (2) Estudantes (2) Estudos (505) Eventos (118) FALECIMENTO (5) Família (16) Filmes (18) Galeria de Fotos (12) Gospel (284) Gratidão a Deus (1) Hinos Antigos (3) História (4) Homenagens (3) Homilética (4) Homoxesualismo (3) Ideologia de Gênero (12) Idolatria (3) Inquisição (2) Islamismo (9) Israel (18) JARDIM DA INFANCIA (7) LIção de Vida (2) Louvor (1) Luto (42) Maçonaria (3) Mães (3) Mensagens (56) Ministério (34) Missões (147) MODISMOS (2) Mundo (608) Mundo Cristão (178) MUSICAS EVANGÉLICAS (3) Namoro Cristão (8) Noivados (1) Notícias (3155) Obreiros (9) ONU (4) Oração (1) Pneumatologia (1) política (121) Psicopedagogia (3) Pureza sexual (8) Realidade Social (17) Reforma Protestante (4) RELIGIÕES (3) Retiro (4) REVISTA BETEL JOVENS (1) Revista Central Gospel (1) REVISTA CLASSE PRIMARIOS (229) REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES (267) REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES (280) REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA (111) REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA (110) REVISTA CLASSE JUNIORES (242) REVISTA DA CLASSE JOVENS CPAD. (185) REVISTA DA CLASSE JOVENS. (319) REVISTA DA CLASSE ADULTOS (872) REVISTA DA CLASSE JOVENS E ADULTOS (391) REVISTA DA CLASSE JUVENIS (262) Revista Maternal (63) Santa Ceia (3) Saúde (45) Seminário (4) Sexualidade (7) Subsídios (1507) Subsídios EBD (1900) Subsídios EBD Videos (592) Templos (3) Teologia (5) Testemunho (1) TRANSGÊNEROS (2) Utilidade publica (1) UTILIDADE PÚBLICA (2) Vida de Adolecente (5) videos (106) Virgilha (1)

06 setembro 2013

Lição 10 - A alegria do salvo em Cristo I Plano de Aula

3º Trim. 2013 - Lição 10 - A alegria do salvo em Cristo I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2013
FILIPENSES: a humildade de Cristo como exemplo para a Igreja
COMENTARISTA: ELIENAI CABRAL
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PLANO DE AULA Nº 10
LIÇÃO Nº 10 –  A ALEGRIA DO SALVO EM CRISTO
1º SLIDE
INTRODUÇÃO
- Prosseguindo o estudo da carta de Paulo aos filipenses, iniciamos o estudo do seu último capítulo, o capítulo 4.
- O cristão tem uma alegria espiritual que as dificuldades desta vida não podem suprimir.
2º SLIDE
I – A ALEGRIA RESULTANTE DA SALVAÇÃO EM CRISTO
- O cristão autêntico, aquele que tem como objetivo chegar à glorificação, tem de permanecer firme no Senhor (Fp.4:1).
 - Ser firme significa manter-se nos objetivos traçados no início da caminhada com Cristo.
3º SLIDE
- A firmeza, deve ser feita “no Senhor”, ou seja, não podemos confiar em nós mesmos, pois maldito o homem que confia no homem (Jr.17:5).
- A firmeza no Senhor exige um contínuo e incessante processo de santificação, a chamada “santificação progressiva”.
4º SLIDE
- Esta firmeza, resultante do processo de santificação continuada, era a responsável pela geração do fruto do Espírito Santo.
- A segunda das qualidades do fruto do Espírito é a alegria (ou gozo). A alegria espiritual é a primeira qualidade que exsurge do cristão após ter ele recebido o amor divino em seu coração.
5º SLIDE
- Uma pessoa alegre é uma pessoa que está em um estado de viva satisfação, de vivo contentamento..
- A alegria é a consequência de alguém ter recebido a salvação, a vida eterna, quando aceita a Cristo como seu único e suficiente Salvador (Lc.10:20).
6º SLIDE
- Há duas “alegrias”:
a) aquela que vem de fora para dentro, decorrente dos “momentos felizes”;
b) aquele que vem de dentro para fora,  que não tem origem no coração do homem, mas de Deus (Rm.14:17).
7º SLIDE
- A alegria que é uma das qualidades do fruto do Espírito é um sentimento que somente o salvo pode sentir, pois é o resultado da salvação (Sl.4:7).
- A alegria que é fruto do Espírito Santo tem sua origem em Deus, é Deus quem a coloca em nosso coração e, por isso, não depende dos fatos que ocorrem à nossa volta, das circunstâncias (Sl.43:4; 45:7; Is.61:3).
8º SLIDE
II – A ALEGRIA DO APÓSTOLO PAULO EM GANHAR ALMAS PARA CRISTO
- O apóstolo diz que os seus “amados e queridos irmãos” em Filipos eram a “sua alegria e coroa”, a demonstrar, portanto, que a simples existência da igreja em Filipos já era motivo de alegria para o apóstolo.
- Temos aqui a oitava alegria da epístola de Paulo aos Filipenses, a “alegria de quem ganha almas para Cristo”.
9º SLIDE
- Quem ganha almas, sábio é (Pv.11:30)  - ganhar almas é uma demonstração de que se está em comunhão com o Senhor e se está a produzir fruto.
- Temos demonstrado que produzimos fruto, e fruto permanente para o Senhor Jesus?
10º SLIDE
III – O APELO DO APÓSTOLO PAULO EM FAVOR DE DUAS MULHERES DA IGREJA DE FILIPOS
- Paulo, após revelar que tinha alegria espiritual pelos seus filhos na fé, faz um pedido inusitado ao seu “verdadeiro companheiro”.
- Paulo pede que sejam renovados os sentimentos das irmãs Evódia e Síntique, que, provavelmente, eram as que mais sofriam por causa da situação de Paulo.
11º SLIDE
Lições do pedido de Paulo em favor de Evódia e Síntique:
a) o pastor deve cuidar individualmente das ovelhas do rebanho do Senhor, não pode haver “tratamento de massa”;
b) Paulo não era machista, como muitos dizem atualmente;
c) Homens e mulheres têm lugar na obra do Senhor, mas cada qual na sua função.
12º SLIDE
- Quando nos voltamos para o Senhor, nossas tristezas tornam-se alegria, as dificuldades não nos impedem de servir ao Senhor com ânimo e gozo.
- A alegria não é um mero regozijo, mas resultado de um densenvolvimento espiritual.
13º SLIDE
IV – A ALEGRIA RESULTA EM EQUIDADE E PAZ
- A alegria espiritual produz nos crentes duas coisas importantíssimas: equidade e paz.
- Equidade é dar a cada um o que é seu, é viver sóbria, justa e piamente neste presente século (Tt.2:12).
14º SLIDE
- O crente que pensa no céu não vive “alienado” da terra, mas tem uma vida justa que enfrentará sempre as estruturas injustas da sociedade pecaminosa aqui existente.
- A vida com “equidade” faz com que sejamos moderados, nem justos demais, nem injustos demais (Ec.7:16,17). 
15º SLIDE
- A paz de Deus é consequência direta e inevitável da paz com Deus.
- Quem tem paz com Deus, transmite aos outros homens e a si mesmo a paz de Deus, ou seja, um sentimento de tranquilidade e confiança que é gerado em nós pelo Espírito Santo, mediante o qual, mesmo nas maiores aflições e dificuldades, não somos abalados, não perdemos a nossa confiança em Deus, nem muito menos a direção que devemos seguir.
16º SLIDE
- A paz de Deus excede todo o nosso entendimento, ou seja, não é resultado de um controle sobre a nossa mente, não é fruto de “exercícios espirituais”, de “meditação” ou “técnicas de relaxamento”, mas é obra do Espírito Santo na vida do crente.
- A paz de Deus é o alvo de todo o cotidiano da vida cristã, é a base da continuidade e da perseverança que nos levará ao estágio final da salvação (Mt.24:13), salvação que é o objetivo de toda vida espiritual (I Pe.1:9).
17º SLIDE
- Esta paz faz com que tenhamos o nosso interior (corações) e as nossas emoções (sentimentos) devidamente controladas pelo Senhor Jesus, por meio do Espírito Santo.
- Devemos lançar sobre o Senhor as nossas ansiedades e apresentar a Ele as nossas petições pela oração e súplicas, com ação de graças (Fp.4:6).
18º SLIDE
- Quando o crente tem consciência de que o Senhor está perto de voltar, de que seu destino é o céu, além de praticar a justiça de forma notória a todos os homens, passa a ser uma pessoa envolvida com a oração, que não cessa de clamar ao Senhor e também de render graças pelas bênçãos que são continuadamente recebidas.
- Sejamos francos, amados irmãos! Temos tido esta paz de Deus em nossos corações e sentimentos? Se não a temos, é precisamente porque não estamos a ter uma vida notória de equidade e porque não temos tido uma vida de oração.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO  fonte  portal  ebd

LIÇÃO 09 - A MORDOMIA DO TRABALHO / SLIDES / CLASSE ADULTOS

BAIXAR OS SLIDES