Lição 11 - Uma vida cristã equilibrada I Plano de Aula

3º Trim. 2013 - Lição 11 - Uma vida cristã equilibrada I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2013
FILIPENSES: a humildade de Cristo como exemplo para a Igreja
COMENTARISTA: ELIENAI CABRAL
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PLANO DE AULA Nº 11
LIÇÃO Nº 11 – UMA VIDA CRISTÃ EQUILIBRADA
1º SLIDE
INTRODUÇÃO
- Na continuidade do estudo da carta de Paulo aos filipenses, estudaremos hoje mais uma porção do capítulo 4 da epístola.
- O apóstolo Paulo demonstra a necessidade de o cristão ter a mente de Cristo.
2º SLIDE
I – PRECISAMOS TER A MENTE DE CRISTO
- O apóstolo Paulo queria que os filipenses tivessem uma mentalidade totalmente diversa da dos que não esperam nem confiam em Deus.
- Para que se tivesse a alegria que o apóstolo desfrutava e que queria transmitir aos filipenses, era necessário e indispensável que os cristãos tivessem a mesma mentalidade que tinha o apóstolo, uma mentalidade típica de quem morreu para o mundo e agora vive na fé do Filho de Deus (Gl.2:20).
3º SLIDE
- “Mente” - “sistema organizado no ser humano referente ao conjunto de seus processos cognitivos e atividades psicológicas; parte incorpórea, inteligente do ser humano; espírito, pensamento, entendimento; memória, lembrança; faculdade, ato ou modo de compreender algo ou de criar na imaginação; concepção, imaginação, percepção”.
- “Mentalidade” - “conjunto de manifestações de ordem mental (crenças, maneira de pensar, disposições psíquicas e morais), que caracterizam uma coletividade, uma classe de pessoas ou um indivíduo; mente, personalidade”.
4º SLIDE
- É através da mente que se chega ao conhecimento, ao entendimento das coisas, como nos diz Jó: “Quem pôs a sabedoria no íntimo, ou quem à mente deu o entendimento?” (Jó 38:36).
- A capacidade intelectual do homem foi obnubilada pelo pecado. O pecado trouxe uma distorção imensa pois a mente humana ficou cega para a realidade espiritual (II Co.4:4).
5º SLIDE
- A mente humana, dominada pelo pecado, é incapaz de verificar a própria existência de Deus, pois O desconsidera em suas elucubrações. e o resultado disto é um conhecimento totalmente distorcido, alheio à realidade tal qual ela é.
- Esta circunstância faz com que os mais “entendidos” não passem, aos olhos de Deus, de simples “ignorantes”, de “néscios” (Sl.14:1; 53:1).
6º SLIDE
- A mente, quando animada pelo espírito, que nos faz ligação com Deus, o que ocorre quando cremos em Cristo, pode entender as coisas espirituais.
- Esta é a diferença entre o homem natural e o homem (I Co.2:9-16).
7º SLIDE
- Os dias da chamada “pós-modernidade” são dias extremamente tenebrosos, pois ela se baseia na ausência de quaisquer “fundamentos”, nega a presença de quaisquer “verdades”, fazendo com que não se tenha sequer o “fundamento da racionalidade”.
- Devemos ser “homens espirituais”, que tenham a “mente de Cristo”, ou seja, uma mentalidade que seja gerada por Cristo em nós, que nos mantenha livres do pecado e nos faça ver o reino de Deus bem como nele entrar.
8º SLIDE
II – UMA VIDA VOLTADA PARA GUARDAR OS CORAÇÕES E SENTIMENTOS EM CRISTO JESUS
- Quando temos esta mentalidade forjada pelo Senhor Jesus em nós, passamos a praticar a justiça em todas as circunstâncias, o que é notado por todos, já que não mais andamos segundo o curso deste mundo (Ef.2:2,3).
- Esta nova mentalidade faz com que sejamos odiados pelos outros que não a possuem (Jo.15:18,19).
9º SLIDE
- Somente uma mentalidade de Cristo em nós pode fazer com que suportemos a cruz, bem como desprezemos a afronta que sofremos ao longo de nossa peregrinação terrena (Hb.12:2).
- A “mente de Cristo” nos faz discernir tudo espiritualmente (I Co.2:14,15), fazendo com que divisemos o reino de Deus (Jo.3:3) e almejemos chegar à cidade celestial (Fp.1:23; 2:16; 3:20,21).
10º SLIDE
- Esta mente de Cristo em nós faz com que não percamos a tranquilidade, que não nos inquietemos pelas circunstâncias adversas que venhamos a atravessar (Fp.4:6).
- A mente de Cristo em nós faz-nos sentir a companhia do Senhor ao longo da nossa jornada, o cumprimento de Sua promessa de que jamais nos deixaria (Mt.28:20).
11º SLIDE
- Tendo a “mente de Cristo”, experimentamos a “paz de Deus”, paz esta que está além da compreensão humana (Fp.4:7).
- Esta paz de Deus é mais do que tranquilidade ou ausência de inquietação, mas, sim, uma demonstração da nossa comunhão com o Senhor, de que não mais vivemos, mas Cristo vive em nós, de que somos um com o Senhor (cfr. Jo.17:22,23).
12º SLIDE
- É, em virtude desta paz que os nossos corações e os nossos sentimentos são guardados em Cristo Jesus (Fp.4:8).
- A mente de Cristo traz uma paz que nos permite descansar mesmo diante de aflições do tempo presente.
13º SLIDE
III – OS PENSAMENTOS QUE DEVEM SER PERSEGUIDOS PELOS CRISTÃOS
- A “mente de Cristo” deve pensar apenas naquilo que é verdadeiro, que é honesto, que é justo, que é puro, que é amável, que é de boa fama, tudo em que houver alguma virtude e algum louvor (Fp.4:6).
- “Deus nos guarda e nos dá paz como um dom; mas também temos obrigações e precisamos cultivar as virtudes espirituais. Sem essas virtudes, o ideal cristão não pode concretizar-se na vida de uma pessoa” (Russell Norman Champlin).
14º SLIDE
- O cristão deve pensar naquilo que é (I): a) verdadeiro – na Palavra de Deus; b) honesto – digno de respeito, de consideração;
c) justo - equitativo, imparcial, dando a cada um o que é seu.
15º SLIDE
- O cristão deve pensar naquilo que é (II): d) puro – sem segundas intenções, inocente; e) amável – altruísta, atraente ao outro;f) boa fama – o que soa bem, o que gera boa reputação.
16º SLIDE
- Devemos pensar em tudo em que houver alguma virtude ou algum louvor.
- Devemos pensar em tudo aquilo que nos levar à prática das virtudes teologias (fé, amor e esperança) e humanas (justiça, fortaleza, prudência, temperança).
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
 fonte  portal ebd