SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Marcadores

Aborto (11) ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL (5) Adolecentes Cristão (2) ADPB (1) ADULTÉRIO (2) Agradecimento (1) Aniversario (10) Apologética Cristã (10) Arqueologia (1) As Inquisições (1) Assembleia de Deus (5) Barack Obama (2) Batismos (29) Bíblia (3) Brasil (48) Casamento (25) CGADB (19) Ciência (6) Círculo de Oração (5) CLASSE BERÇÁRIO (26) CLASSE DOS DISCIPULANDOS (55) CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL (71) CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL (146) CLASSE MATERNAL (103) Congresso (49) CPAD (6) Cruzada (3) Curiosidades (3) Cursos (3) Departamento Infantil (5) Depressão (2) Desaparecido (4) DESENHOS BIBLICOS (1) Desfiles (3) Dia do Pastor (4) Discipulado (64) Divórcio (4) EBD (20) EBO (21) Escatologia (2) Estudantes (2) Estudos (505) Eventos (118) FALECIMENTO (5) Família (16) Filmes (18) Galeria de Fotos (12) Gospel (284) Gratidão a Deus (1) Hinos Antigos (3) História (4) Homenagens (3) Homilética (4) Homoxesualismo (3) Ideologia de Gênero (12) Idolatria (3) Inquisição (2) Islamismo (9) Israel (18) JARDIM DA INFANCIA (7) LIção de Vida (2) Louvor (1) Luto (42) Maçonaria (3) Mães (3) Mensagens (56) Ministério (34) Missões (147) MODISMOS (2) Mundo (608) Mundo Cristão (178) MUSICAS EVANGÉLICAS (3) Namoro Cristão (8) Noivados (1) Notícias (3155) Obreiros (9) ONU (4) Oração (1) Pneumatologia (1) política (121) Psicopedagogia (3) Pureza sexual (8) Realidade Social (17) Reforma Protestante (4) RELIGIÕES (3) Retiro (4) REVISTA BETEL JOVENS (1) Revista Central Gospel (1) REVISTA CLASSE PRIMARIOS (229) REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES (267) REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES (280) REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA (111) REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA (110) REVISTA CLASSE JUNIORES (242) REVISTA DA CLASSE JOVENS CPAD. (185) REVISTA DA CLASSE JOVENS. (319) REVISTA DA CLASSE ADULTOS (872) REVISTA DA CLASSE JOVENS E ADULTOS (391) REVISTA DA CLASSE JUVENIS (262) Revista Maternal (63) Santa Ceia (3) Saúde (45) Seminário (4) Sexualidade (7) Subsídios (1507) Subsídios EBD (1900) Subsídios EBD Videos (592) Templos (3) Teologia (5) Testemunho (1) TRANSGÊNEROS (2) Utilidade publica (1) UTILIDADE PÚBLICA (2) Vida de Adolecente (5) videos (106) Virgilha (1)

06 setembro 2013

Os pecadores são achados pelos seus pecados

Os pecadores são achados pelos seus pecados
OS PECADORES SÃO ACHADOS PELOS SEUS PECADOS

                                                                       Pr. João Correia de Lira*

Início – Nm.32:33
E, se não fizerdes assim, eis que pecastes contra o SENHOR; porém sentireis o vosso pecado, quando vos achar.
Pv.5:22
Quanto ao ímpio, as suas iniqüidades o prenderão, e, com as cordas do seu pecado, será detido.

Conta-se que um certo homem tinha uma fábrica de fazer correntes e conquistou fama por causa da garantia que ele dava.
Certo dia, ele cometeu um crime e foi preso e amarrado com aquelas correntes que ele fazia. Tentou quebrá-las, mas não pôde, porque eram feitas por ele, que garantia que, se alguém fosse detido por elas, não podiam se soltar ou quebrá-las. Ele, então, viu a marca da corrente, atestando que era de sua própria fabricação.
Assim é o pecado, quando encontra com o seu fabricante.
A Bíblia conta a história de pessoas que foram achadas pelo seu pecado na hora em que eles não esperavam. Em Gn.3:6-10, revela-se o pecado de Adão e Eva, no primeiro jardim que Deus fez neste mundo.

Gn.3:6-10
6 E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
7  Então, foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
8  E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim.
9 E chamou o SENHOR Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás?
10 E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.
O resultado deste “achado” se encontra em Gn.6:23, a saber:

Gn.3:23
O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra, de que fora tomado.

O rei Belsazar foi achado pelo seu pecado na hora de um grande banquete, como vemos em Dn.5:1-6, que transcrevemos:

Dn.5:1-6
1 O rei Belsazar deu um grande banquete a mil dos seus grandes e bebeu vinho na presença dos mil.
2  Havendo Belsazar provado o vinho, mandou trazer os utensílios de ouro e de prata que Nabucodonosor, seu pai, tinha tirado do templo que estava em Jerusalém, para que bebessem neles o rei, os seus grandes e as suas mulheres e concubinas.
3  Então, trouxeram os utensílios de ouro, que foram tirados do templo da Casa de Deus, que estava em Jerusalém, e beberam neles o rei, os seus grandes, as suas mulheres e concubinas.
4  Beberam o vinho e deram louvores aos deuses de ouro, de prata, de cobre, de ferro, de madeira e de pedra.
5  Na mesma hora, apareceram uns dedos de mão de homem e escreviam, defronte do castiçal, na estucada parede do palácio real; e o rei via a parte da mão que estava escrevendo.
6  Então, se mudou o semblante do rei, e os seus pensamentos o turbaram; as juntas dos seus lombos se relaxaram, e os seus joelhos bateram um no outro.

Em Dn.5:22,23, Deus revela o pecado do rei Belsazar:

Dn.5:22,23
22 E tu, seu filho Belsazar, não humilhaste o teu coração, ainda que soubeste de tudo isso.
23  E te levantaste contra o Senhor do céu, pois foram trazidos os utensílios da casa dele perante ti, e tu, os teus grandes, as tuas mulheres e as tuas concubinas bebestes vinho neles; além disso, deste louvores aos deuses de prata, de ouro, de cobre, de ferro, de madeira e de pedra, que não vêem, não ouvem, nem sabem; mas a Deus, em cuja mão está a tua vida e todos os teus caminhos, a ele não glorificaste.

Achado Belsazar pelo seu próprio pecado, vem, então, a sentença divina contra ele, que se encontra em Dn.5:24-28:

Dn.5:24-28
24 Então, dele foi enviada aquela parte da mão, e escreveu-se esta escritura.
25  Esta, pois, é a escritura que se escreveu: MENE, MENE, TEQUEL e PARSIM.
26  Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino e o acabou.
27  TEQUEL: Pesado foste na balança e foste achado em falta.
28  PERES: Dividido foi o teu reino e deu-se aos medos e aos persas.

Isaías foi achado pelo seu pecado na hora do culto, como lemos em Is.6:1-7:

Is.6:1-7
1 No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.
2  Os serafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, e com duas cobriam os pés, e com duas voavam.
3  E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
4  E os umbrais das portas se moveram com a voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.
5  Então, disse eu: ai de mim, que vou perecendo! Porque eu sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o SENHOR dos Exércitos!
6  Mas um dos serafins voou para mim trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;
7  e com ela tocou a minha boca e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e purificado o teu pecado.

No evangelho segundo Mateus, capítulo 26, versículo 24, vê-se o pecado de Judas:

Em verdade o Filho do Homem vai, como acerca dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do Homem é traído! Bom seria para esse homem se não houvera nascido.

Judas foi achado pelo seu pecado depois que Jesus foi preso e julgado durante a noite no Sinédrio.
Os sofrimentos moral e físico roubaram a beleza natural de Jesus como homem. No Sl.45:2, está escrito: Tu és mais formoso do que os filhos dos homens; a graça se derramou em teus lábios; por isso, Deus te abençoou para sempre.
Veja o sofrimento daquela noite, em Mt.26:59-68:

Mt.26:59-68
59  Ora, os príncipes dos sacerdotes, e os anciãos, e todo o conselho buscavam falso testemunho contra Jesus, para poderem dar-lhe a morte,
60  e não o achavam, apesar de se apresentarem muitas testemunhas falsas, mas, por fim, chegaram duas
61  e disseram: Este disse: Eu posso derribar o templo de Deus e reedificá-lo em três dias.
62  E, levantando-se o sumo sacerdote, disse-lhe: Não respondes coisa alguma ao que estes depõem contra ti?
63  E Jesus, porém, guardava silêncio. E, insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus.
64  Disse-lhes Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do Homem assentado à direita do Todo-poderoso e vindo sobre as nuvens do céu.
65  Então, o sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo: Blasfemou; para que precisamos ainda de testemunhas? Eis que bem ouvistes, agora, a sua blasfêmia.
66  Que vos parece? E eles, respondendo, disseram: É réu de morte.
67  Então, cuspiram-lhe no rosto e lhe davam murros, e outros o esbofeteavam,
68  dizendo: Profetiza-nos, Cristo, quem é o que te bateu?

Em Is.52:1-4, está escrito como pasmaram muitos a vista dele pois a sua aparência estava desfigurada mais do que a de outro qualquer, e a sua figura mais do que a dos outros filhos dos homens.
Em Mt.27:1-5, diz-se o seguinte:
1 E, chegando a manhã, todos os príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo formavam juntamente conselho contra Jesus, para o matarem.
2  E, manietando-o, o levaram e o entregaram ao governador Pôncio Pilatos.
3  Então, Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos,
4  dizendo: Pequei, traindo sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo.
5  E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar.

Uma pergunta: Por que Judas só se arrependeu depois que Jesus foi condenado à morte na cruz pela manhã?
Resposta: Porque Judas viu na face de Cristo as marcas do pecado que ele tinha cometido.

No capítulo 5 de Atos dos Apóstolos, vê-se o pecado de Ananias e Safira, que foram achados pelo seu pecado na hora do culto.
At.5:1-11
1 Entretanto, certo homem, chamado Ananias, com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade,
2  mas, em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos.
3  Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo?
4  Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
5  Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, sobrevindo grande temor a todos os ouvintes.
6  Levantando-se os moços, cobriram-lhe o corpo e, levando-o, o sepultaram.
7  Quase três horas depois, entrou a mulher de Ananias, não sabendo o que ocorrera.
8  Então, Pedro, dirigindo-se a ela, perguntou-lhe: Dize-me, vendestes por tanto aquela terra? Ela respondeu: Sim, por tanto.
9  Tornou-lhe Pedro: Por que entrastes em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e eles também te levarão.
10  No mesmo instante, caiu ela aos pés de Pedro e expirou. Entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a, sepultaram-na junto do marido.
11  E sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos quantos ouviram a notícia destes acontecimentos.

E você? Quer se encontrar com seu pecado?

* Pastor auxiliar na Assembleia de Deus – Ministério do Belém – Setor 2 (São Miguel Paulista) – congregação de Limoeiro.
fonte  portal ebd 

LIÇÃO 09 - A MORDOMIA DO TRABALHO / SLIDES / CLASSE ADULTOS

BAIXAR OS SLIDES