Lição 2 - Advertências contra o adultério I Plano de Aula

4º Trim. 2013 - Lição 2 - Advertências contra o adultério I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2013
SABEDORIA DE DEUS PARA UMA VIDA VITORIOSA: a atualidade de Provérbios e Eclesiastes
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP



PLANO DE AULA Nº 2
LIÇÃO Nº 2 – ADVERTÊNCIAS CONTRA O ADULTÉRIO
1º SLIDE   INTRODUÇÃO
- Na continuidade do estudo de temas sobre o livro de Provérbios, veremos o que o proverbista fala a respeito do adultério, da fidelidade conjugal.
- A sabedoria divina leva o homem a ser um cônjuge fiel, a respeitar a instituição do casamento.
2º SLIDE  I – A FAMÍLIA E O CASAMENTO
- Um dos temas mais recorrentes em Provérbios é a questão da promiscuidade, da imoralidade sexual, que é duramente combatida pelo proverbista.
- Como “guia da sabedoria” aos seres humanos de como devemos conviver sobre a face da Terra de modo a agradar a Deus e a alcançar a eternidade, Provérbios considerada como um dos principais desta convivência a moralidade, o respeito aos ditames estabelecidos por Deus com relação ao sexo e, por conseguinte, à família.
3º SLIDE
- A família o lugar onde se tem o regramento do sexo e, mais, a própria determinação para a sua realização e consequente perpetuação da espécie humana (Gn.1:28).
- o ser humano é o único ser moral que é também sexuado, pois os demais seres morais, Deus e os anjos, são seres assexuados (Mt.22:30).
4º SLIDE
- A família, para poder cumprir este propósito de multiplicação, exige a união entre um homem e uma mulher que estabeleça entre eles o máximo compromisso de uma comunhão de vida: o casamento (Gn.2:24).
- O casamento é  uma comunhão que homem e mulher estabelecem entre si, na presença de Deus, para cumprirem o propósito estatuído pelo Senhor à humanidade, comunhão esta que estabelece uma aliança, onde um dos aspectos mais relevantes é a fidelidade.
5º SLIDE
- Esta comunhão que homem e mulher estabelecem não é apenas para a multiplicação, mas, em primeiro lugar, para a frutificação (Gn.1:28).
- Para que possa produzir fruto, é indispensável que o ser humano esteja em comunhão com Deus (Jo.15:1,2).
6º SLIDE
- A mesma fidelidade que se exige no relacionamento entre Deus e o ser humano (Gn.2:16,17; 9:2-7; Ex.5:5-8; Dt.28; Mc.16:16) é igualmente necessária no relacionamento entre marido e mulher.
- O casamento é uma união heterossexual (Gn.2:24), monogâmica (Gn.2:24; Mt.19:5; Ef.5:33) e que deve durar até a morte (Gn.2:24; Mt.19:6; Rm.7:1,2).
7º SLIDE  II – A SABEDORIA LIVRA DA MULHER ESTRANHA
- Provérbios, sendo um manual de convivência sobre a face da Terra, tem de ter regras sobre a convivência familiar, o primeiro grupo social a que pertencemos.
- Na terceira série de conselhos dados ao “filho meu”, no capítulo 2 de Provérbios, já temos a menção à questão da pureza sexual, da necessidade de termos uma vida moral regrada segundo a sabedoria.
8º SLIDE
- A “mulher estranha” é um perigo para que se mantenha a pureza sexual.
- A sabedoria livra-nos da “mulher estranha”, da “mulher estrangeira” (Pv.2:16).
9º SLIDE
- Características da “mulher estranha”:
a) não pertence ao povo de Deus, é estrangeira;
b) não tem compromisso com Deus;
c) é carnal;
d) despreza o casamento;
10º SLIDE
- O adultério tem como resultado a morte. (Pv.2:18).
- O adultério é perdoável.
11º SLIDE  III – AS NEFASTAS CONSEQUÊNCIAS DE SER ATRAÍDO PELA MULHER ESTRANHA
- O proverbista, também em forma de conselho paternal, torna ao assunto do adultério na décima série de conselhos ao “filho meu”, o que cobre todo o capítulo 5 de Provérbios.
- Nesta nova abordagem do tema do adultério, o proverbista começa indicando que o adultério proporciona, num primeiro momento, um grande prazer, voltado à satisfação do “ego” e da concupiscência da carne (Pv.5:3).
12º SLIDE
- O adultério, porém, tem um fim amargo e extremamente trágico, causando (I):
a) morte espiritual;
b) cegueira espiritual;
c) julgamento divino;
d) desonra;
13º SLIDE
- O adultério, porém, tem um fim amargo e extremamente trágico, causando (II):
e) entrega da vida a homens cruéis;
f) empobrecimento material;
g) males à saúde física, mental e espiritual;
14º SLIDE  IV – A VIGILÂNCIA CONTRA O ASSÉDIO DA MULHER ESTRANHA
- O proverbista volta a tocar no assunto do adultério na décima quinta série de conselhos ao “filho meu”, agora no capítulo 7.
- A “mulher estranha” aqui é chamada de “mulher alheia”, ou seja, “mulher de outro”, a indicar que, no casamento, não podemos ter intimidade nem comunhão com pessoa alguma a não ser o nosso cônjuge.
15º SLIDE
- Nesta nova advertência contra o adultério, o proverbista se utilizará de um novo método didático. Ele trará uma ilustração, um caso que ele mesmo disse ter visto “da janela de sua casa”, para mostrar a necessidade de se evitar a conduta do adultério.
- Diz o proverbista que, estando na janela de sua casa, viu um “simples”, um “falto de juízo”, um jovem que passava pela rua junto à esquina da mulher estranha, jovem que seguia o caminho de sua casa, no crepúsculo, à tarde do dia, na escuridão e trevas da noite (Pv.7:7-9).
16º SLIDE
- Lições da ilustração do proverbista:
a) devemos nos afastar de situações de embaraço que podem levar ao adultério;
b) para evitar cair em adultério, precisamos ser “filhos da luz e filhos do dia”, tendo uma vida espiritual equilibrada e fervorosa;
17º SLIDE
- Armas utilizadas pela “sedução” da “mulher estranha”:
a) aproximação;
b) tolerância com “parâmetros culturais”;
c) falta de pudor;
d) aparência de seriedade;
e) oferta do prazer.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
fonte  portal  ebd