PRE ADOLESCENTES - Lição 2: A verdade sobre a verdade

4º Trim. 2013 - PRE ADOLESCENTES - Lição 2: A verdade sobre a verdade
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRÉ-ADOLESCENTES - CPAD
4º Trimestre de 2013
Tema: Escolhas que Agradam a Deus
Comentarista: Ângela Sueli Silva da Costa

LIÇÃO 2- A VERDADE SOBRE A VERDADE

Texto bíblico: 1Sm 21.10-15
E Davi levantou-se, e fugiu, aquele dia, de diante de Saul, e veio a Aquis, rei de Gate.
Porém os criados de Aquis lhe disseram: Não é este Davi, o rei da terra? Não se cantava deste nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares?
E Davi considerou essas palavras no seu ânimo e temeu muito diante de Aquis, rei de Gate.
Pelo que se contrafez diante dos olhos deles, e fez-se como doido entre as suas mãos, e esgravatava nas portas do portal, e deixava correr saliva pela barba.
Então, disse Aquis aos seus criados: Eis que bem vedes que este homem está louco; por que mo trouxestes a mim?
Faltam-me a mim doidos, para que trouxésseis este que fizesse doidices diante de mim? Há de este entrar na minha casa?


O texto mencionado acima, descreve um episodio da vida do Rei Davi, preocupado porque Saul queria lhe tirar a vida, assim Davi foge para a terra de seus inimigos.
Porem usou de uma estratégia para permanecer lá, se fez passar por louco, pois na antiguidade os doidos eram considerados como possessos de espíritos, portanto maltratar um doido era maltratar um espirito ou um deus.
Davi também deixava escorrer saliva pela barba, naquela época, como hoje em alguns paises, a barba era venerada e ninguém em são juízo iria avilta-la com o cuspe.
Se voltarmos alguns versículos bíblicos vamos ver Davi usando de mentira para fugir da situação difícil que se encontrava, o resultado da sua mentira foi trágico, muitas pessoas perderam suas vidas.


Introdução
As lições deste trimestre são uma seqüência do trimestre anterior, pois havíamos estudado sobre a salvação, da qual destacamos o fato de que para herdamos a salvação definitiva é necessário perseverar até o fim.
Mas para que possamos perseverar é necessário fazermos muitas escolhas em nossa vida, alias Deus dotou o ser humano com a capacidade, ou melhor, com a liberdade de escolher, o que chamamos de livre-arbítrio. Essas escolhas devem ser bem analisadas, pois alguma vezes podemos fazer uma escolha a qual não agrada a Deus.
Afim de sabermos a vontade de Deus para nossa vida, estudaremos neste as escolhas que agradam a Deus.

I- Verdade sobre verdade
O nosso assunto de hoje é sobre a verdade. Esta deve ser em qualquer ocasião a escolha que agrada a Deus. A bíblia afirma que devemos sempre usar da verdade.
Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. (Ef 4.25)
Um texto que também revela a vontade de Deus, esta nas próprias palavras do Senhor Jesus: Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passa disso
é de procedência maligna. (Mt 5.37)

Quando mencionamos a necessidade de sempre escolhermos falar a verdade não o fazemos apenas pelo fato de esta é a vontade do Senhor, mas também para não sermos sofrermos com as duras conseqüências da mentira.
Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis nem pelo céu nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim e não, não, para que não caiais em condenação. (Tg 5.12)

Tiago nos aconselha a falarmos a verdade afim de não sermos condenados, pois as Escrituras mencionam duros juízos contra os que praticam a mentira. Observe:
a) Deus destruirá o mentiroso
Destruirás aqueles que proferem a mentira; o SENHOR aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento. (Sl 5.6)
b) A mentira conduz a morte
Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte. (Ap 21.8)
c) Os mentirosos ficaram de fora
E não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira, mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.
Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira. (Ap 21.27  22.15)

Além do juizo divino que pode ser imediato e futuro, ainda estamos sujeito ao juizo dos homens,  pois embora seja uma pratica comum as pessoas; a mentira se torna algum antiético, de modo que uma pessoa que a pratica frequentemente e é descoberto acaba com uma má fama, a de mentiroso.
O que é terrivel quando então passa a ser alvo de desconfiança de todos, pois ninguém mais crer
em sua afirmações. Portanto professor mostre aos alunos as graves conseqüências que a mentira traz. Portanto devemos lembrar das palavras do Senhor Jesus
Mas eu vos digo que de toda palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no Dia do Juízo. (Mt 12.36)

Palavra ociosa pode ser entendida como um palavra inútil, ocasionamente uma mentira.
A mentira na igreja pode ser observada por dois aspectos diferentes: um diz respeito ao cristão
que por falta de amadurecimento acaba por mentir ocasionalmente ou por habito. Outro diz
respeito aos que vivem mentindo o tempo todo, e acabam por prejudicar a fé dos irmãos.

II- O oposto da verdade- a  mentira
O dicionário Houaiss define “mentira” como: “afirmação contrária a verdade, ilusão”. Aurélio nos traz os seguintes conceitos: 1. Ato de mentir, engano, impostura, fraude, falsidade; Engano dos sentidos ou do espírito, erro, ilusão; Idéia, opinião, doutrina ou juízo falso; Fábula, ficção.
O Dicionário Internacional do Antigo Testamento cita quatro termos hebraicos para a palavra “mentira”:
bad : conversa vazia, vã (Jr 50.36; Is 16.6; 44.15)
kazav : falar aquilo que é inverídico e, portanto, falso diante da realidade (Nm 23.15; Sl 89.35)
kahash : transmite a idéia de diminuição de uma verdade (Sl 59.12; Os 7.3; 10.13; 11.12)
shequer : falsidade, engano. Designa palavras e atividades falsas no sentido de não estarem     
                  baseadas em fatos ou na realidade (Ex 20.16; Dt 19.18; Jr 23.32; Is 59.13; Mq 2.11)
Nos dias em que estamos vivendo a mentira passou a ser uma pratica normal para muitas
pessoas e infelizmente este mal também tem alcançados alguns cristãos, o caso de Ananias e Safira são exemplos disto, porem estes sofreram um juízo imediato, foram mortos.
Alguns estudiosos afirmam que a mentira teve a sua origem na evolução humana, mas é a Bíblia
que nos esclarece de fato a sua origem. No evangelho de S.João vemos o Senhor Jesus Cristo
apontar a origem da mentira:
Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. ( Jo 8.44)

Embora o diabo tenha usurpado a criação de Deus, porque o homem passou o domínio a ele
quando pecou; ele não criou absolutamente nada, exceto este grande mal que e a mentira, quando o Senhor o chamou de “pai da mentira” estava declarando que a mentira tinha a sua origem nele.

Desta forma entendemos que a mentira é uma oposição direta a verdade, a primeira mentira proferida foi para distorcer a verdade de Deus e enganar o homem.
Deus havia dito: No dia que comeres do fruto certamente morrerás.
Mas o diabo disse: Certamente não morrereis. (Gn 3.4)
A partir dai infelizmente a mentira como o pecado passou a toda a humanidade, inclusive alguns servos de Deus.
Nossa lição no caso aborda a escolha de Davi em usar a mentira.

III- O exemplo de Davi
Davi foi um rei judeu nascido em Belém, na Judéia, tido como fundador do poder militar judaico e símbolo da aliança entre Deus e seu povo. Sua história é narrada na Bíblia, nos livros I e II de Samuel. Harpista na corte do rei Saul, primeiro rei de Israel, na guerra contra os filisteus.
Armado com uma funda, matou Golias, o gigantesco campeão dos inimigos. Essa vitória e outras que se seguiram despertaram o entusiasmo do povo. Enciumado, o rei resolveu eliminar o rapaz, embora este tivesse se casado com sua filha Micol e fosse amigo de seu filho Jônatas.

Fugindo então da corte, viveu em seguida em vários lugares, enquanto seus partidários tornavam-se cada vez mais numerosos. Depois da morte do rei e seu filho em luta contra os filisteus, regressou à Judéia e sua tribo o nomeou rei.
Posteriormente ele tornou-se rei de todo o Israel, fixando a capital em Jerusalém, que conquistou dos jebuseus, e para lá transferindo a Arca da Aliança, maior símbolo religioso dos israelitas. Como soberano foi um notável administrador e também muito culto. Poeta e músico, foi o principal criador das composições que formam o Livro dos Salmos, 150 poemas líricos do Antigo Testamento, primitivamente escritos em hebraico por autores diversos, mas na maioria, a ele atribuídos. Estes salmos eram cantados nos ofícios divinos do templo de Jerusalém, e depois foram aceitos pelas Igrejas cristãs como parte de sua liturgia

Foi considerado como um homem segundo o coração de Deus, mas como um ser humano também teve seus momentos de falhas e fracassos.
Foi justamente em um momento assim, que Davi utilizou da mentira para se livrar de uma situação difícil. Certamente se Davi tivesse colocado toda a sua confiança em Deus e esperasse por sua proteção não teria tido tantos problemas.
 Pois vimos por ultimo que de todas as ciladas e de todos os seus inimigos o Senhor o livrou, mas Davi resolveu escolher aquilo que não agrada a Deus, a mentira.

IV- A mentira de Davi
As conseqüências da mentira de Davi foram trágicas, como mencionei no inicio do subsidio, Davi ao fugir chegou a uma cidade e lá mentiu a um sacerdote dando uma informação errada. Não sabendo da situação entre Davi e o rei Saul, o sacerdote o recebeu bem, e isto causou-lhe a sua morte bem como a da sua família.
Pois Saul enfurecido, na perseguição contra Davi, teve conhecimento que o sacerdote o havia ajudado, certamente o sacerdote o fez porque Davi lhe havia dito uma mentira, informou que estava tudo bem entre ele e o rei, que havia vindo ali a serviço de Saul.
Este episodio mostra claramente as duras conseqüências que uma mentira pode causar.

A Bíblia nos fala sobre a condenação divina que ela traz, mas acrescentada a isto temos a culpa pelas conseqüências na vida de outras pessoas.
O patriarca Abraão passou por uma situação assim, usou de uma mentira para se proteger, ao descer ao chegar a um determinado lugar mentiu ao rei dizendo que sua esposa Sara era sua irmã, então o rei tomou Sara para faze-la sua mulher, mas Deus interveio trazendo um mal sobre o rei, neste caso, a mentira de Abraão causou problemas nas vida de outras pessoas.
O sacerdote que recebeu Davi perdeu a sua vida, bem como toda a sua família, a fúria de Saul era grande, se o sacerdote soubesse da perseguição que Saul estava fazendo a Davi certamente teria tomado providencias afim de não prejudicar Davi e nem a sua própria família.

Conclusão
Como cristãos devemos confiar em Deus, a qual nos protege em todas as situações, ao estamos diante de uma situação difícil não devemos escolher mentir para se livrar da situação, devemos estar ao lado da verdade.
Para que assim Deus venha a nos abençoar, como filhos de Deus temos de seguir o conselho do Senhor Jesus, nossa palavra tem de ser verdadeira, sim, sim, não, não.
Se mentirmos não somos filhos de Deus, mas do maligno:
Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. (Jo 8.44)
Que Deus os abençoe

Colaboração para o Portal Escola Dominical- Profº Jair César S. Oliveira 
fonte  portal ebd