Bélgica pode aprovar eutanásia para crianças

Senado já aprovou a proposta e o texto segue para a Câmara


Bélgica pode aprovar eutanásia para crianças
A Bélgica foi um dos primeiros países a autorizar a eutanásia e agora, um projeto aprovado no Senado, pretende estender o procedimento para crianças que estejam doentes em estado terminal.

O projeto prevê a morte assistida de crianças em estado terminal e que sofram de dores profundas, desde que não haja tratamento capaz de curá-las. A lei que autoriza a eutanásia está em vigor no país desde 2002, mas só oferece o recurso para maiores de 18 anos. Se a lei for sancionada, o país se tornará o primeiro do mundo a não estabelecer uma idade limite para a prática.
A votação no Senado da Bélgica terminou com 50 votos a favor e apenas 17 contra. Agora o projeto será revisto pela Câmara e tudo indica que lá também será aprovado.
Líderes religiosos se opõem ao projeto, mas apesar de toda a movimentação deles o governo segue avançando pela aprovação, o que tem gerado um grande debate entre a população.
Entre os prós e contras os senadores analisaram que é preciso ter um amparo jurídico para que os médicos e as crianças tomem a decisão diante de casos sem solução.
O senador Jean-Jacques de Gucht disse que não há idade para sofrer e que por este motivo é importante autorizar a eutanásia. “É importante que tenhamos um arcabouço jurídico para os médicos confrontados com a demanda de hoje e também para a dos menores, para os menores capacitados. Esses são os que devem ter a liberdade de escolher como vão lidar com o sofrimento”, disse.
Já para o senador Els Van Hoof as crianças não podem decidir se aceitam ou não que suas vidas sejam interrompidas, pois elas não conseguem compreender o que é a morte. “Acho que as crianças não entendem a natureza da morte, não entendem a irreversibilidade da morte”, disse ele que é contra. Van Hoof sabe que nesses casos quem vai decidir serão os pais e os médicos.
A eutanásia entre adultos já é uma prática frequente no país. Só em 2012 foram 1.432 casos, 25% a mais que no ano anterior. 
 
Fonte: Gospel Prime