Lição 13 - Tema a Deus em todo tempo I

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2013
SABEDORIA DE DEUS PARA UMA VIDA VITORIOSA: A atualidade de Provérbios e Eclesiastes
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP



                                                                                                            

ESBOÇO Nº 13
LIÇÃO Nº 13 – TEMA A DEUS EM TODO TEMPO
                        Na vida debaixo do sol, o homem deve temer a Deus e guardar os Seus mandamentos.
INTRODUÇÃO
- Finalizando o estudo do livro de Eclesiastes, analisaremos o seu último capítulo, o capítulo 12.
- A conclusão do pregador é que o dever do homem, na vida debaixo do sol, é temer a Deus e guardar os Seus mandamentos.
I – LEMBRAR DO CRIADOR NOS DIAS DA MOCIDADE
- Estamos chegando ao final deste trimestre letivo, em que estudamos temas dos livros de Provérbios e Eclesiastes, dois dos três livros sapienciais das Escrituras. Esperamos que o estudo destes livros tenha podido nos fazer viver sobre a face da Terra dentro de uma perspectiva divina, entendendo o real sentido da nossa peregrinação terrena enquanto não somos levados à cidade celestial.
- Encerrando o estudo do livro de Eclesiastes, analisaremos o seu último capítulo, o capítulo 12, onde o pregador conclui o seu raciocínio. Já no capítulo 11, vemos que o pregador, a partir da investigação feita na vida debaixo do sol, percebeu que o homem não deveria ficar inerte, mas, sim, demonstrar a sua comunhão com Deus a partir da prática da verdade, da prática do bem.
- Depois de convidar todos a uma vida ativa sobre a face da Terra, Salomão dirigiu-se aos jovens, a fim de que eles, desde a mais tenra idade, se orientassem para a prática da verdade e do bem, tomando duas atitudes, quais seja, o afastar a ira do coração e o remover a carne do mal (Ec.11:10).
- Na sequência desta orientação aos jovens e adolescentes, o pregador, então, faz uma ligação para também se dirigir aos velhos, idosos como ele próprio. Com efeito, o pregador dissera aos jovens que a juventude e a adolescência são vaidade (Ec.11:10), porque passam rapidamente como o vapor.
- No entanto, para que a mocidade não fosse totalmente perdida, Salomão diz que, naqueles dias de vigor, de aproveitamento do vigor, que, lembremos, é algo legítimo, os jovens não deveriam se esquecer do seu Criador.
- Em meio a tanto vigor, a tanto divertimento, a tanto gasto de energia, os jovens jamais podem se esquecer de que há um Criador, de que existe algo “além do sol”, “acima do sol” e que, portanto, de tudo quanto se fizer neste mundo haveremos de prestar contas a Ele, ao nosso Criador. Por isso, o pregador é enfático ao dizer: “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade”.
fonte portal EBD