Menina com hidrocefalia volta a ser operada na Índia


Médicos retiraram alguns ossos do crânio para diminuir o peso de sua cabeça

A menina indiana que sofre de uma rara doença que quase dobrou o tamanho da sua cabeça e que gerou um movimento de generosidade por causa de sua situação de saúde, voltou a ser operada nesta sexta-feira (29), declarou um neurocirurgião.

Roona Begum, de dois anos, já tinha sido operada várias vezes em maio e junho para drenar o líquido que tinha inchado sua cabeça, permitindo reduzindo o tamanho do seu crânio.
A menina teve que voltar em novembro a um hospital cerca de Nova Délhi para uma nova cirurgia destinada a tirar alguns ossos do crânio, que depois serão implantados novamente, para diminuir o peso de sua cabeça.
O neurocirurgião Sandeep Vaishya, depois de uma última operação no Fortis Memorial Research Institute, explicou que tentou "reduzir o tamanho e o peso da sua cabeça para fortalecer os músculos do seu pescoço".
Roona Begum nasceu com uma grave anomalia neurológica que se manifestou no aumento do volume dos espaços que contêm o líquido cefalorraquidiano e que provoca uma pressão no cérebro.
A circunferência de sua cabeça chegou a medir 94 centímetros, ou seja, quase duas vezes o normal para uma menina de sua idade, razão pela qual não podia se manter erguida nem deslocar-se engatinhando.
As operações que fez na primavera permitiram reduzir a circunferência de seu crânio a 58 cm.
As fotos da menina tiradas por um fotógrafo da AFP no começo de abril em uma remota região do nordeste da Índia, estado de Tripura, emocionaram leitores e internautas no exteriores. Alguns deles lançaram uma campanha para arrecadar fundos destinados a financiar sua operação.