Lição 6 - A peregrinação de Israel no deserto até o Sinai I

1º Trim. 2014 - Lição 6 - A peregrinação de Israel no deserto até o Sinai I
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2014
UMA JORNADA DE FÉ: A formação do povo de Israel e sua herança espiritual

COMENTARISTA: ANTONIO GILBERTO
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP


                                                                                                                 
ESBOÇO Nº 6
LIÇÃO Nº 6 – A PEREGRINAÇÃO DE ISRAEL NO DESERTO ATÉ O SINAI                  
Na caminhada até o monte Sinai, Israel perdeu a oportunidade de receber a promessa de Abraão.
INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo do livro de Êxodo, estudaremos hoje desde o final do capítulo 15 até o capítulo 18, como também, por força da opção feita pela CPAD, também o capítulo 32.
Na caminhada até o monte Sinai, Israel perdeu a oportunidade de receber a promessa de Abraão.
I – A PARTIDA DO MAR E A PASSAGEM NO DESERTO DE SUR. O TESTE DE MARA
- Na lição anterior, vimos como o Senhor arruinou o exército dos egípcios e, deste modo, tornou irreversível a libertação do povo de Israel, com o milagre da travessia do mar.
- Como vimos também na lição anterior, assim que Israel partiu do Egito, onde fora tirado com mão forte, o povo começou a ser provado pelo Senhor e, nas duas primeiras oportunidades, não obteve aprovação. Com efeito, quando houve a aproximação do exército dos egípcios, os israelitas, em vez de clamarem a Deus, começaram a murmurar e a dizer que preferiam a morte à vida, a escravidão à liberdade (Ex.14:10-12).
- Em seguida, após terem atravessado o mar, a primeira reação dos israelitas foi a de ir até a praia, para se certificarem que os egípcios haviam sido mesmo destruídos, como dissera Moisés, demonstrando aqui, uma vez mais, sua incredulidade, pois tiveram de ver “com os próprios olhos que a terra havia de comer” os corpos dos egípcios (Ex.14:30). Só, então, creram em Deus e em Moisés (Ex.14:31). Por isso, o salmista afirma que os israelitas foram rebeldes no Mar Vermelho (Sl.106:7).
- O Sábio Talmúdico Rabi Judá enumera as dez vezes em que o povo de Israel não obedeceu à voz do Senhor, tentou-O, como está escrito em Nm.14:22, sendo duas delas as que acabamos de enunciar. Diz ele: “…Com dez tentações nossos antepassados tentaram o Santíssimo, bendito seja Ele: duas no mar, duas por causa de água, duas por causa do maná, duas por causa das codornizes, uma em conexão com o bezerro de ouro e uma no deserto de Parã. ‘Duas no mar’: uma na descida e outra na subida. ‘Na descida’, como está escrito: ‘Não havia sepulcros no Egito (para nos tirares de lá, para que morramos neste deserto? [Ex.14:11]. ‘Na subida’, o que está de acordo com o que ensinou Rabi Huna, pois ele disse: os israelitas desta geração estão entre aqueles que têm pouca fé; como Rabbah ben Mari se expressou, dizendo: Está escrito: mas eles foram rebeldes no mar, mesmo no Mar Vermelho, ainda que Ele os tenha salvado por amor do Seu nome[Sl.106:7]. Ele ensina que Israel foi rebelde naquela hora em que disse: já que passamos para este outro lado do mar, então os egípcios devem também tê-lo feito. O Santíssimo, bendito seja Ele, disse, então, ao príncipe do mar: lance os egípcios para fora do mar, em terra seca! Ele respondeu: Soberano do Universo, há algum escravo que tenha recebido um presente do seu senhor e depois o devolva a ele? O Senhor disse a ele: Eu lhe darei um [mais tarde]  uma vez e meia mais do que eles. O príncipe disse ao Senhor: há algum escravo que possa clamar contra o seu senhor? O Senhor disse: O riacho de Quisom será a garantia. Imediatamente, ele lançou os egípcios na terra seca, pois está escrito: e Israel viu os egípcios mortos na praia [Ex.14:30]…” (Tratado Aruchin 15a. Disponível em:http://halakhah.com/pdf/kodoshim/Arachin.pdf  Acesso em 10 dez. 2013) (tradução nossa de texto em inglês).
OBS: Como explica a nota 16 do referido trecho traduzido, os egípcios tinham 600 carros quando perseguiam Israel e, posteriormente, como nos relata Jz.4:3, ao proporcionar a vitória de Israel sobre o rei Jabim, de Canaã, o Senhor destruiu 900 carros, ou seja, uma vez e meia o número dos carros do Egito, que foram arrastados no ribeiro de Quisom (Jz.5:21).
fonte portal ebd