Deus escolhe Arão e seus filhos para o sacerdócio I Plano de Aula

1º Trim. 2014 - Lição 11 - Deus escolhe Arão e seus filhos para o sacerdócio I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2014
UMA JORNADA DE FÉ: A formação do povo de Israel e sua herança espiritual
COMENTARISTA: ANTONIO GILBERTO
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP



PLANO DE AULA Nº 11
LIÇÃO Nº 11 – DEUS ESCOLHE ARÃO E SEUS FILHOS PARA O SACERDÓCIO
1º SLIDE   INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo do livro de Êxodo, estudaremos hoje o capítulo 28, quando Deus escolhe Arão e seus filhos para exercer o sacerdócio.
- Diante do episódio do bezerro de ouro, com a quebra da lei por Israel, Deus separou Arão e seus filhos para o exercício do sacerdócio.
2º SLIDE   I – A INSTITUIÇÃO DO SACERDÓCIO LEVÍTICO
- No momento da promulgação da lei (Ex.24), todo o povo israelita era formado de sacerdotes, uma vez que Moisés não só levantou doze monumentos, representando as doze tribos de Israel, como também convocou jovens de todas as tribos para oferecer sacrifícios.
- Tinha sido esta a proposta de Deus para Israel, ou seja, a de que eles se tornassem “reino sacerdotal e povo santo do Senhor” (Ex.19:5,6).
3º SLIDE
- Enquanto Moisés esteve ausente por quarenta dias e quarenta noites, o povo de Israel quebrou a lei, fazendo para si um bezerro de ouro, quebrando os dois primeiros mandamentos da lei. Ao retornar ao arraial, Moisés, indignado, quebrou as tábuas da lei.
- Depois, Moisés perguntou ao povo quem estava do lado do Senhor e somente a tribo de Levi se manifestou (Ex.32:26) e, por esta razão, foi a tribo de Levi escolhida para exercer o sacerdócio entre os israelitas porque, com a quebra da lei, Israel perdera a condição de ser “reino sacerdotal” (Dt.10:8).

4º SLIDE
- Deus, na Sua presciência, já havia, no monte, dito a Moisés que escolhera a Arão e a seus filhos para exercerem o ofício sacerdotal (Ex.28:1). O sacerdócio de Arão é relacionado com a lei, é uma instituição que decorre da aliança firmada entre Deus e Israel.
- Ante a limitação existente neste pacto, o povo de Deus somente se poderia chegar à presença do Senhor através de pessoas especialmente designadas para isto. O sacerdócio veio como uma continuação da mediação que, iniciada por Moisés, deveria prosseguir até que viesse outro profeta como Moisés (Dt.18:15; At.7:37), que, então, estabelecesse uma nova ordem, um novo regime de sacerdócio.
5º SLIDE
- O sacerdócio de Arão, também chamado de “sacerdócio levítico”, fez-se necessário porque, diante do estabelecimento da lei, o pecado não foi retirado do povo, mas, simplesmente, coberto pelo sangue dos animais que deveriam ser sacrificados para memória dos pecados e adiamento de sua execução.
- Arão, antes de iniciar seu ofício sacerdotal, mostrou toda a sua fraqueza no episódio do bezerro de ouro. Este sacerdócio, portanto, foi constituído por homens pecadores
(Hb.7:27,28).
6º SLIDE
- A instituição do sacerdócio levítico era mais um “remédio”, uma medida paliativa que se criava até a vinda do Messias, que redimiria a humanidade e que se tornaria o sumo sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, instituindo, então, um verdadeiro “reino sacerdotal” (I Pe.2:9; Ap.1:5,6), que é a Sua Igreja.
- Com a vinda de Cristo, porém, não há que se falar mais em necessidade de que parte do povo de Deus, a Igreja, seja constituída por “sacerdotes”, pois todo o povo de Deus é agora formada de sacerdotes, vez que o pecado foi tirado e há livre acesso ao trono de Deus.
7º SLIDE
- O sacerdócio levítico encerrou-se pouco antes da morte de Cristo na cruz do Calvário, quando o sumo sacerdote Anás, quebrando norma da lei (Lv.21:10), rasgou suas vestes durante o julgamento de Jesus pelo Sinédrio (Mt.26:65; Mc.14:63).
- Logo em seguida, com Sua morte na cruz, Jesus instituiu o sacerdócio segundo a ordem de Melquisedeque (Sl.110:4; Hb.7:17,21), oferecendo-Se pelo pecado da humanidade, sacrifício único e que efetuou eterna redenção (Hb.7:27; 9:12).
8º SLIDE  II – AS VESTES SACERDOTAIS COMUNS
- Foi dito a Moisés que deveria separar Arão e seus filhos, do meio dos filhos de Israel, para Lhe administrarem o ofício sacerdotal (Ex.28:1).
- O ofício sacerdotal deveria ser exercido apenas por aqueles que fossem escolhidos por Deus.
9º SLIDE
- O Senhor escolheu Arão e seus filhos para “administrarem” o ofício sacerdotal, ou seja, os sacerdotes foram constituídos como mordomos, como aqueles que não poderiam alterar coisa alguma do que fora instituído por Deus.
- Prova disso foi o fato de Nadabe e Abiú terem sido fulminados pelo Senhor ao tentarem oferecer incenso com fogo estranho no lugar santo (Lv.10:1,2).
10º SLIDE
- Arão e seus filhos deveriam, no exercício de seu sacerdócio, ter vestes diferentes dos demais israelitas, vestidos santos “para glória e ornamento” (Ex.28:2).
- Também devemos ter vestes diferentes das dos demais seres humanos (I Pe.3:4).
11º SLIDE
Tipologia das peças do vestuário comum a todos os sacerdotes:
- As peças de linho representam a justiça dos santos, a necessidade de santificação, a voluntariedade do serviço.
a) calções de linha – honra de ter sido chamado para o serviço;
b) túnica de linho – aponta a túnica de Cristo, fala da integridade da Palavra de Deus.
12º SLIDE
Tipologia das peças do vestuário comum dos sacerdotes:
c) cinto – fala-nos da Palavra de Deus como parâmetro do serviço para o Senhor;
d) tiaras de linho – necessidade de uma mente santa e justa, de ter a mente de Cristo para exercer o serviço para o Senhor;
13º SLIDE  III – AS VESTES SACERDOTAIS EXCLUSIVAS DO SUMO SACERDOTE
- O sumo sacerdote, além das vestes que tinham os outros sacerdotes, tinha algumas peças de vestuário exclusivas, que o distinguiam dos demais.
- Estas peças são figuras de Jesus Cristo, o sumo sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque (Hb.6:20).
14º SLIDE
Tipologia das peças do vestuário exclusivo do sumo sacerdote (I)
a) o manto, também chamado de sobrepeliz - .figura do ministério de Jesus Cristo, ministério santo, sofredor, triunfante e que prossegue no céu;
b) as romãs do manto – figura do ministério frutífero de Cristo;
c) as campainhas de ouro do manto – figura da vida e alegria proporcionados por Cristo.
15º SLIDE
Tipologia das pelas do vestuário exclusivo do sumo sacerdote (II)
d) o éfode ou estola sacerdotal – figura da iniquidade da humanidade levada por Cristo;
e)  pedras lavradas do éfode – figura do crescimento espiritual que se obtém em Cristo;
f) engastes e cadeiazinhas de ouro – figura da necessidade de Deus Se fazer homem para reconciliar o homem com Deus.
16º SLIDE
Tipologia das pelas do vestuário exclusivo do sumo sacerdote (III)
g) peitoral -  figura do amor de Cristo pela humanidade;
h) Urim e Tumim – figura da comunicação que há entre Cristo e Seu povo;
i) lâmina de ouro puro – figura da necessária santificação no culto ao Senhor.
17º SLIDE
- Manto, éfode e peitoral eram feitos do mesmo material a nos mostrar que há um único Mediador entre Deus e os homens – Jesus Cristo homem.
- A escolha de Arão como sumo sacerdote mostra-nos que Jesus seria o filho primogênito, mas teria outros irmãos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
 fonte  portal EBD