Apóstolos e profetas - um documento das Assembleias de Deus dos EUA

Apóstolos e profetas - um documento das Assembleias de Deus dos EUA
APÓSTOLOS E PROFETAS
Esta declaração sobre apóstolos e profetas foi aprovada como a declaração oficial pelo Presbitério Geral das Assembleias de Deus em 6 de agosto de 2001 [órgão máximo das Assembleias de Deus dos Estados Unidos da América, observação do tradutor].
Apóstolos e profetas
As estatísticas da igreja moderna citam o crescimento fenomenal do movimento pentecostal e relatam que pentecostais e carismáticos agora se constituem no segundo maior grupo cristão no mundo. Os pentecostais têm respeito pelo que Deus tem feito e atribuem tal expansão espantosa por sua confiança simples no poder sobrenatural  do Espírito Santo, que continuam operando na igreja hoje.

O rápido avanço do avivamento pentecostal tem sido também acompanhado por uma nova abertura aos dons do Espírito. O mundo evangélico tem intensamente deixado o cessacionismo, a crença de que os dons do Espírito cessaram com o fim da era do Novo Testamento, para o entendimento de que os dons do Espírito Santo do Novo Testamento são vitais para o ministério hoje.
Com a restauração dos dons miraculosos para a Igreja tem também vindo a questão de se Deus está restaurando o ministério quíntuplo de Efésios 4:11: “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres” [1]. Os estudiosos da Bíblia divergem se os dons do pastor e de mestre estão separados em Efésios 4 (perfazendo um total de cinco), ou se uma tradução melhor seria, “…e alguns para ser pastores-mestres” (perfazendo um total de quatro). A gramática grega parece indicar quatro, mas o Novo Testamento frequentemente trata dos papéis de pastor e de mestre separadamente. Entretanto, a melhor designação para o ministério não é nem o quíntuplo, nem o quádruplo, mas o múltiplo. Efésios 4:12 dá para todos os santos o trabalho do ministério, enquanto I Coríntios 12:28-30 e Romanos 12:6-8 provêm aspectos de ministério além das designações de Efésios 4:11,12.
FONTE PORTAL EBD