Câmara Dos Deputados Convida Sheherazade Pra Falar Se Está Sendo Censurada


Segundo o jornalista Lauro Jardim, da revista "Veja", a Comissão de Segurança Pública da Câmara apresentou um requerimento para convocar Sheherazade para comentar se estaria tendo sua liberdade de expressão cerceada, ou seja, censurada por determinação do Governo Federal, que teria ameaçado tirar verba federal do SBT.


O requerimento seria votado ontem na comissão, mas a falta de tempo adiou a apreciação do convite à Sheherazade. A jornalista, vale salientar, só irá para Brasília se sua chefia, o diretor de jornalismo Marcelo Parada, autorizar.

Nos corredores da Câmara, o fato está sendo encarado como uma tentativa da comissão de "colocar lenha na fogueira" da polêmica.




Entenda o caso

Tudo começou quando a apresentadora do jornal "SBT Brasil" emitiu uma opinião, no dia 4 de fevereiro, sobre um jovem de 15 anos acusado de roubo, que foi agredido e acorrentado por populares no Rio de Janeiro.

Para Rachel, em um país onde há grandes índices de violência, as atitudes dos chamados vingadores são consideradas compreensíveis. A jornalista ainda classificou o fato como uma "legítima defesa coletiva de uma sociedade sem Estado" e incentivou que os defensores dos direitos humanos fizessem um "favor" ao Brasil e adotassem um bandido.

Em entrevista exclusiva e de grande repercussão para o NaTelinha, ela acusou o PT e o PSOL de censura: "O PSOL é um partido que vem ganhando as manchetes dos jornais por seus escândalos de desvio de dinheiro público e fraudes. É uma legenda insignificante, inexpressiva, que agora, às vésperas da eleição, quer ganhar as manchetes, se fazer presente de alguma forma. Procurava uma vítima para chamar de sua e uma algoz a quem pudesse acusar, desviando, assim, a atenção dos eleitores de seus escândalos políticos recentes. Assim como o PT, o PSOL também defende o controle da mídia, que nada mais é do que a volta da CENSURA aos meios de comunicação. O partido acusa-me de incitação à violência quando simplesmente faço uso de um direito constitucionalmente garantido - a liberdade de expressão. Portanto, é um partido anti-democrático, que não tolera a imprensa livre. Seu presidente usou o plenário da Câmara para me fazer acusações levianas, na esperança de ganhar dividendos eleitorais".

Então, no dia 14 deste mês, o SBT enviou um comunicado para a imprensa dizendo que Rachel e nenhum outro jornalista emitiria opinião na emissora, apenas em forma de editorial.

"Em razão do atual cenário criado recentemente em torno de nossa apresentadora Rachel Sheherazade, o SBT decidiu que os comentários em seus telejornais serão feitos unicamente pelo Jornalismo da emissora em forma de Editorial. Essa medida tem como objetivo preservar nossos apresentadores Rachel Sheherazade e Joseval Peixoto

fonte  http://rembrandtcarvalho.blogspot.com.br/

 Gabriel Vaquer