Caso e descaso


    Valeu enquanto durou, foi bom enquanto durou?
                                                  [I Coríntios 7:7-9]

Pesquisas mostram que diariamente muitos casais se separam, às vezes com desculpas de incomparabilidade de gêneros. Como assim?
Não se conheceram antes? Muitos já não tinham vidas conjugais ativas? Por que separar-se?

O grande “x” da questão, é o que começa errado, tende acabar errado. 
Não é experiências intimas de sexo que definirá uma vida duradoura no casamento. Muitos, a respeito do sexo antes do casamento, justificam-se: Tem que experimentar antes do casamento, pois depois se não gostarmos do que aconteceu é só separar e arrumar outro (a) parceiro (a).
O que diz as escrituras sobre casamento e separação? Realmente é interessante o sexo antes do casamento, como experiência?



             As escrituras é taxativa quando diz: 
         O que “Deus uniu, não separe o homem”
 
Vamos analisar algo que, muitas vezes, passa despercebida pela maioria das pessoas: “O Que Deus Uniu”. O texto expressa uma união aos moldeis do Criador. O amor neste molde fica como: “a prova de fogo”, nada poderá separar aquele casal que tem no seu relacionamento, Deus sendo o centro da corda. Uma corda de três voltas ... não arrebenta facilmente. 
[Eclesiastes 4:12.]

A sociedade e o mundo moderno, tenta incuti nos jovens que é normal o sexo antes do casamento e assim mantém grande número de pessoas em fornicação. 
Também é normal ajuntar-se sem nenhum compromisso com seu cônjuge. Infelizmente muitas separações foi um final de algo que já no namoro tendia dar errado. Muitos casais já no namoro percebem que não estão mais de acordo um com o outro e isto gera muitas brigas e falta de compromissos, mas mesmo assim eles prosseguem em seus relacionamentos e chegam até a casar-se. Casamentos assim tendem a não serem duradouros.

                O grande vilão nas separações.

Existe algum vilão para que a separação se concretize? Eu diria não apenas “um”, mas vários, e entre tantos vilões, destaco um que eu chamo de “Falta de diálogo”
Um relacionamento jamais poderá ser duradouro ou dar certo se não existe diálogo. Como conviver com alguém sem a comunicação? É complicado, como saberemos se estamos desagradando se o outro (a) não disser: Não gosto disso que você está fazendo.
Como o marido quer que a esposa não faça algo, se ele nunca disse que não gosta desta atitude de sua esposa? O diálogo é válido para ambos, ninguém tem o poder [exceto Deus] de saber o que anda no coração ou na mente do outro. Que tal conversar mais? Que tal procurar saber de seu cônjuge o que você faz que não o agrada? 

Nos moldes bíblicos, a escritura nos mostra que não há relacionamento sadio entre luz e trevas, pois um desagradará ao outro. 
Você deve estar perguntando: Como trevas? Será que eu não possa me casar com outro (a) de outra religião ou que não concorde com minha fé? Normalmente no namoro tudo é tolerado, sua fé, sua mãe, seus familiares e suas manias e desejos. Mas é no casamento ou em um relacionamento com o passar do tempo que se apresenta um cônjuge que não foi revelado no período do namoro e bom seria se o mesmo fosse da mesma fé. O homem não deve casar para ser feliz, ele deve tornar a vida de sua esposa feliz e vice-versa. Ambos devem trabalhar pela felicidade um do outro. Sendo assim ambos desfrutarão a verdadeira felicidade no matrimonio. Dentro desta visão de Luz e trevas o Apostolo Paulo chama de julgo desigual. Por que será que o apostolo faz tal comparação?
Paulo escrevendo para a igreja de Corinto deixa bem claro como obter sucesso no casamento, explica bem como deve ser a vida de um jovem que quer um relacionamento. [II Coríntios 7:1-11.] 
 
Logo no primeiro versículo deste capítulo, Paulo responde uma pergunta feita por algum irmão crente de Corinto sobre relacionamento íntimo com mulheres.
Veja: Paulo deixa claro que seria bom que o homem não tocasse em mulher se o mesmo não fosse casado, pois assim estaria acontecendo “prostituição”. No [versículo 4,] Paulo deixa claríssimo que dentro do casamento entre cristãos, o “prazer”, de ambos, não pode ser separado, ou seja não existe essa de prazer a distância, pois o marido não tem poder sobre seu próprio corpo, nem a mulher tem poder sobre o corpo dela. 
O prazer sexual deve ser compartilhado um com o outro. Uma só carne, um só corpo, porém muitos tendem separadamente ter seu prazer, distante um do outro. Agindo desta forma segundo a escritura está fora do propósito de Deus.  [Versículo 5,]  Paulo esclarece que o prazer a dois devem ser todos os dias e que abstinência de sexo é tolerada apenas por um tempo para oração. Sendo assim Satanás não tentaria nenhum dos dois. Mas alguns casais fazem greves e ficam se abstendo um do outro, muitas vezes por muito tempo e sabe o que acontece? Satanás invade a sexualidade e desejos pelo que é proibido para fazerem cair no abismo da infidelidade.
[Versículo 9]- Paulo se dirige agora para os solteiros e as viúvas e aconselha, sobre o sexo fora do casamento, se os jovens querem praticar o sexo, ou perderem suas virgindades ou a viúva não está agüentando a abstinência de sexo, então a orientação de Paulo é que eles devem casar-se. Já para os casados ele escreve o [versículo 10]- Todavia aos casados, mando, não eu, mas o Senhor, que a mulher se não aparte do marido. Eu creio que neste molde divino e orientação de Paulo, muitos casamentos subsistiriam as tempestades do tempo.

                         O amor jamais acaba.
 
O amor jamais acaba. O amor que acaba não é amor, é paixão e paixão tem validade. 

O que você não pode fazer Deus pode, mas se pode colaborar, esforce-se na colaboração e você verá que não é tão complicado assim.

Aceite a diferença do outro (a) Respeite seu modo de pensar. A intolerância é a pior arma de uma guerra.

Ore para que Deus concerte aquilo que você não consegue e que abra os seus olhos para que você possa ver o que está errado entre vocês.

Deus vos abençoe ricamente e faça do teu lar “uma extensão do céu na terra”.

Por Josiel Dias