Breve História da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Piancó, Paraíba


A história da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Piancó remete a década de 70, quando o então Pastor Presidente Antonio Petronilo dos Santos enviou ao sertão do estado o Pastor Sebastião Gabriel da Silva para abrir os trabalhos na cidade e assumir também a igreja de Coremas.

Chegando a cidade no dia 9 de dezembro de 1970, dirigiu-se para o bairro Belo Horizonte, onde foi celebrado o primeiro culto, iniciando os trabalhos da Assembleia de Deus em Piancó. Naquela época de escassez e dificuldades, só havia duas famílias crentes e alguns poucos pontos de pregação. O Pr. Sebastião Gabriel também realizou dois batismos em águas, sendo que o segundo foi em maio de 1972, um mês depois ele seria substituído pelo Pr. João Antonio de Oliveira.

Ao longo desses 42 anos de história a Igreja Assembleia de Deus em Piancó foi administrada por pastores que ao longo de mais de quatro décadas, geriram o trabalho seguindo sempre a orientação do Senhor e de sua Palavra, e sempre mantendo o foco na colheita de almas e na edificação da Igreja.

Em cada gestão, ao logo da história, se constata que os líderes que aqui estiveram fizeram o melhor possível para proporcionar um bom desenvolvimento, por isso a AD Piancó, além de ser uma das pioneiras no sertão, foi também dela que partiram as primeiras evangelizações que deram início às Igrejas de algumas cidades vizinhas. Foram realizados também diversos batismos em águas, fazendo com que uma Igreja que era composta por apenas duas famílias na década de 70 alcançasse hoje dezenas, aumentando o seu número para mais de 100 membros.

O antigo Templo Central, do bairro Belo Horizonte, teve que ser transferido na década 90 para o atual endereço na Rua Afonso Ventura, onde hoje há um templo que comporta uma quantidade de pessoas muito maior que o anterior. A casa pastoral, antes conjugada com a antiga sede, também foi transferida e passou a ser vizinha ao novo templo.

Ao longo desses anos também foram fundados o Círculo de Oração e os Conjuntos de louvor, Vencedores por Cristo, de senhoras e Voz da boa semente, de Mocidade.

Congressos
A Assembleia de Deus em Piancó foi fundada em 1970, porém só a partir dos anos 2000 foram realizados grandes congressos. Na seguinte ordem:
  • Pr. Espedito Morato Lima - 1º COMADEP - 00/00/2003
  • Pr. Antonio José de Lima - 2º COMADEP - 00/00/2005
  • Pr. Antonio José de Lima - 1º CONSEADEP - 00/00/0000
  • Pr. Antonio José de Lima - 3º COMADEP - 00/00/0000
  • Pr. Vargas Gomes da Silva - 2º CONSEADEP - 15 e 16/10/2010
  • Pr. Vargas Gomes da Silva - 1ª USMADEP - 25 e 26/11/2011
  • Pr. Inaldo Félix de França - 4º COMADEP - 29, 30 e 1/12/2013
(Siglas: COMADEP - Congresso de Mocidade da Assembleia de Deus em Piancó;
CONSEADEP - Congresso de Senhoras da Assembleia de Deus em Piancó;
USMADEP - União de Senhoras e Mocidade da Assembleia de Deus em Piancó.)


O Círculo de Oração

Foi em fundado por volta do ano 1985 pelo pastor Antonio Francisco de Oliveira (em memória), sendo que a primeira dirigente foi a irmã Iza Nunes.

No ano de 1996, quando o pastor Antonio José de lima fixou a data de 2 de fevereiro para ser comemorado o aniversário do Círculo de Oração.

A irmã Iza Nunes permaneceu a frente deste importante trabalho até a chegada do pastor Espedito Morato Lima, pois na ocasião o pastor Espedito transferiu a direção do trabalho para que fosse levado adiante pela sua esposa, Damiana Morato, junto com a irmã Antonia.

Quanto o pastor Antonio José de Lima, veio dirigir a Assembleia de Deus em Piancó pela segunda vez, no ano de 2004, a irmã Iza Nunes voltou a frente do trabalho por mais alguns anos, em seguida a direção foi transferida para as irmãs Salete Ferreira e Maria Pereira.



Painel Histórico
(Galeria Pastoral)


   Inaldo Félix de França             Vargas Gomes da Silva                 Antonio José de Lima
2004 - 2010
(2ª gestão)
2012 - presente
2010 - 2012

   Expedito Morato Lima               Antonio José da Cruz               Severino J. do Nascimento
? - 2004

? - ?

? - ?

Isaac Fabrício de Oliveira           Josival Messias de Souza             João Francisco Ferreira
2000 - 2001

1999 - ?
(2ª gestão)
? - ?

  Antonio José de Lima           Josias Ramos de Oliveira                  José Inácio
1990 - 1999
(1ª gestão)
? - ?
? - 1990

         João Batista                      Antonio F. de Oliveira                  João F. Ferreira
? - ?
(1ª gestão)
? - ?

? - ?
(2ª gestão)

  Antonio F. de Oliveira                  Manuel Marcolino                             Adezio
1973 - 1974 ou 75?

? - ?
(1ª gestão)

? - ?


João Antonio de Oliveira                                                            Sebastião G. da Silva
1972 - ?

1970 - 1972














Obs.: A informações apresentadas neste histórico foram obtidas através de uma intensa pesquisa com alguns irmãos mais antigos e análise de documentos. Caso seja constatada imprecisão em algum ponto das informações, estas serão retificadas o mais breve possível, e, caso surja material inédito, como fotos, elas serão incorporadas ao texto.

Diácono Édipo de Oliveira Primo
Atualizado em 27/11/2013  fonte AD Piancó