É preciso estar no centro da vontade de Deus

É preciso estar no centro da vontade de Deus
“ Uma Reflexão Momentânea “

- É preciso estar no centro da vontade de DEUS –


Francisco Jacob Ferreira*

(...) Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. (Efésios 5:17)

         Não existe outra maneira para que vivamos em retidão. Tenho pensado, por algum tempo, o porquê de devermos estar em retidão e cheguei a ver, na minha mente, os benefícios de estarmos em todos os minutos de nossa vida em retidão.
         Garante-nos a vida eterna vivermos em retidão, garante-nos também dias abundantes na terra quando estamos vivendo em retidão. Entendo que são dias difíceis, dias em que somos, a todo momento, até sem querer ou refletir na situação, a pecarmos e, quando percebemos, já fizemos coisas que não queríamos fazer. O inimigo de nossas almas, que vive ao nosso derredor com intuito terrível de nos tragar, coloca emboscadas, ciladas, armadilhas em nosso caminho para que caiamos e não consigamos nos desvencilhar das tais armadilhas, ciladas e emboscadas, porém, além da ação do Espírito Santo de DEUS que nos envolve e nos livra de todos os males que o inimigo de nossas almas possa nos causar, existe também a nossa parte, pois DEUS faz a parte D’Ele e nós, a nossa.
         E qual é a nossa parte? A nossa parte é termos consciência que somos pecadores e nos policiarmos segundo a segundo para não incorrermos no erro do pecado. Cabe também a nós estarmos em constante oração para que o Espírito de DEUS nos ajude a sermos também ajudados por nós mesmos a não pecarmos e, se pecarmos, termos a consciência de admitirmos o erro de pecado e imediatamente entrarmos na presença de DEUS e pedirmos perdão do nosso pecado, porque, diz-nos a Palavra de DEUS, a Bíblia Sagrada, que: Se confessarmos os nosso pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados (I João 1:9), mas tem que existir em nós a consciência que erramos e não fizemos a vontade de DEUS naquele momento da vida, ou naquele negócio que fizemos ou, ainda, seja qual for a situação que nos acharmos em pecado.
         A Bíblia Sagrada, a Palavra de DEUS, afirma-nos que, em todos os instantes, o Espírito de DEUS geme, pedindo em favor de cada um de nós com gemidos inexprimíveis.
(...)  da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. (Romanos8:26)
         Creio, diante destas verdades e destes aspectos da vida comum, que, quando fazemos tais observações em nossa vida, estamos procurando estar dentro da vontade de DEUS, no centro da vontade de DEUS, isto me faz lembrar de um testemunho que ouvi na minha Igreja em um domingo, quando um pastor ministrava a Palavra de DEUS em sua mensagem e dizia ele que um pastor, abençoadíssimo, pastor de oração, pastor avivalista, pregador da Palavra de DEUS, em função de possuir muitas bênçãos, tinha um carinho muito grande por carros, gostava mesmo de carros, os seus carros eram limpíssimos, cheirosíssimos, a ponto de pedir a qualquer um que fosse que limpasse e batesse os pés para retirar a poeira ou pó que por acaso existisse, antes de entrar em seu carro. Dentro do carro, existiam jornais, abaixo dos jornais, tapetes brilhosos com muito pretinho, química que se passa para dar vida a pneus e outros tipos de borrachas. Aquele pastor, ainda, usava, para lavagem do seu belo carro, shampoo de primeira linha, passava no painel silicone com cheiro floral para deixar o ambiente interno aconchegante, um carro, um veículo, um bem de dar inveja a muitos que, como eu, não tenho a pachorra de ficar limpando o próprio carro.
         Continuando, dizia o pastor que pregava a sua mensagem, que, um dia, o pastor caprichoso com o seu carro, ouviu em seu coração uma voz que lhe dizia, alto, claro e em bom tom: Você vai levar um mendigo em seu carro. Ele então pensou consigo mesmo: “isto que ouvi é voz da minha mente, minha consciência em função do capricho que eu tenho com o meu carro. Eu acredito que cuidar daquilo que temos não seja e não é pecado”. Então, em conversa com outros pastores, ele relatou o fato, e todos os que lhe conheciam diziam juntamente com ele: Levar um mendigo em seu carro? E em tom de deboche, diziam: É ruim né? É ruim!
         Passou-se algum tempo e o ilustre e abençoado pastor foi convidado para pregar na cidade de Curitiba, no Estado do Paraná, porém, ele já tinha ouvido a mesma voz algumas outras vezes, e ele então disse a si mesmo: Se for esta a vontade de DEUS, eu levo o tal mendigo. Então, chegou o dia da viagem, e o carro do pastor estava muito mais bem cuidado do que em outros dias, estava muito mais que inpecável, no bom sentido, invejavelmente inpecável.
         Tanto que ele convidou alguns companheiros para acompanhá-lo na viagem, e os companheiros perguntaram: É hoje que você vai levar o mendigo? Ele respondeu: Não sei, só sei se for esta a vontade de DEUS, eu o farei.
          E lá foram eles para a viagem, na expectativa de encontrar o mendigo que iria com eles no carro do pastor cuidadoso com o seu carro.
         Em certa altura da viagem, sentido Curitiba, avistaram, à beira da pista, no sentido oposto de onde eles partiram, um mendigo, mas um mendigo mesmo, completamente destroçado pelo mundo, o cabelo, começando a falar por cima, estava com que com uma plasta de sujeira com tantas outras coisas que não dá nem para detalhar, pés descalços e os calcanhares totalmente rachados em função da fricção que fazia no chão ao andar, roupas mal cheirosas e totalmente em retalhos, pela agrura dos dias maus, o cheiro de uma maneira geral era desesperador e não permitia a ninguém, em sã consciência, ficar ao lado daquele mendigo. A vida, o mundo tinha destroçado de tal maneira aquela vida que todos, por mais vontade que tivessem de ajudá-lo, de perto dele saíam, esa verdadeiramente deplorável a situação do pobre e miserável mendigo.
          Além de tudo isto, ele carregava um saco, alíás, já perceberam que todos os andarilhos e mendigos que caminham sem rumo pelas margens dos caminhos da vida, caminham carregando sempre um peso nas costas?
          Com certeza, esta é a condição que o inimigo de nossas almas impõe a quem a ele serve, carregar fardo, e é por isso que o Senhor JESUS CRISTO diz-nos no livro de Mateus.
(...) Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. (Mateus 11:30)
          E quando o avistaram e sem saber, com exatidão, o motivo que ia no sentido oposto do caminho para Curitiba, Estado do Paraná, pararam e perguntaram para o tal mendigo que caminhava no sentido oposto:
          — Ei! Ei! Para onde você vai?
         E ele respondeu:
         — Para Curitiba.
         _ Para Curitiba? — perguntaram todos eles.
         Respondeu o tal mendigo:
         — É! Para Curitiba.
         — Ah! Ah!Então venha! Vamos conosco.
         Mas o estado dele mendigo era demasiadamente deplorável, inconcebivelmente possível levá-lo no carro do pastor que tinha tanto zelo com o seu carro, mas o que fazer? DEUS tinha lhe avisado que ele levaria um mendigo e se esta era a vontade de DEUS, que fosse feita a vontade de DEUS.
         Disseram ao mendigo:
         -  Jogue fora esta mala velha.
         Ele disse:
         — Eu não! Minha mala vai comigo!
         — Então, que seja! — disseram os pastores, e foram para Curitiba.
         Chegando a Curitiba, pararam em uma praça e disseram ao mendigo:
          — Pronto, chegou a Curitiba.
          Quando o mendigo foi descer, o Espírito de DEUS disse-lhe ao coração: Não, ele vai para a Igreja, porém ele pensou no seu coração, segundo palavras do pastor que pregava a mensagem domingo à noite, como vou levá-lo desta maneira à Igreja? Então, como era esta a vontade de DEUS, levaram-no para o hotel onde se hospedariam e disseram aos camareiros, cuidem deste homem, comprem para ele roupas novas, deem a ele um bom banho, cortem os seus cabelos e passem nele um perfume, que mais tarde voltaremos e pagaremos todo o serviço prestado a este homem.
          O pregador que pregou no domingo à noite não disse o nome do pastor que gostava dos seus carros nem o nome do mendigo e, mais tarde, voltaram e levaram o mendigo para a Igreja onde o pastor certamente pregaria a Palavra de DEUS.
         O mais interessante deste testemunho, acredito eu, seja agora. O pastor chegou à porta da Igreja e todos os esperavam, abriram para ele a porta do seu carro, como gesto gentil a um visitante, e a pessoa que lhe abriu a porta caiu em prantos, quando ele foi entrando na Igreja. Os que os olhavam caíam em prantos e isto foi indignando os pastores visitantes, a Igreja do Senhor aos prantos e línguas estranhas, glórias e aleluias a DEUS e a nosso Senhor e Salvador JESUS CRISTO.
          Então, o pastor local chorando, disse, revelando o motivo do choro, pranto e aleluias a DEUS. Aquele mendigo fora, em tempos atrás, um obreiro da obra do Senhor e, sem que nem prá que, ele, por motivos talvez psicológicos, foi embora, e lá fora o mundo o abraçou e o colocou na escravidão, e a Igreja, sem saber, o seu paradeiro, orava continuamente pela vida do obreiro que partiu e nunca mais voltou e, naquele dia, o Senhor nosso DEUS o estava resgatando da perdição e o trazia para a maravilhosa luz.
         Esta atitude de ouvir a voz de DEUS e discernir que é a voz de DEUS, é também estar no centro da vontade de DEUS, porque o Senhor nos afirma que conhecemos a Sua voz. Procuremos ficar no centro da vontade de DEUS ouvindo e discernindo a voz de DEUS.


(...) Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. (João 10:14)


(...) As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; (João 10:27)


*Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Ministério do Belém - Setor 5(Osasco/SP) - congregação de Jardim Rochdale I.
fonte portal EBD