SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Marcadores

Aborto (11) ACONSELHAMENTO PRÉ-MATRIMÓNIAL (5) Adolecentes Cristão (2) ADPB (1) ADULTÉRIO (2) Agradecimento (1) Aniversario (10) Apologética Cristã (10) Arqueologia (1) As Inquisições (1) Assembleia de Deus (5) Barack Obama (2) Batismos (29) Bíblia (3) Brasil (48) Casamento (25) CGADB (19) Ciência (6) Círculo de Oração (5) CLASSE BERÇÁRIO (26) CLASSE DOS DISCIPULANDOS (55) CLASSE JOVENS E ADULTOS CENTRAL GOSPEL (73) CLASSE JOVENS E ADULTOS BETEL (153) CLASSE MATERNAL (104) Congresso (49) CPAD (6) Cruzada (3) Curiosidades (3) Cursos (3) Departamento Infantil (5) Depressão (2) Desaparecido (4) DESENHOS BIBLICOS (1) Desfiles (3) Dia do Pastor (4) Discipulado (64) Divórcio (4) EBD (20) EBO (21) Escatologia (2) Estudantes (2) Estudos (506) Eventos (118) FALECIMENTO (5) Família (16) Filmes (18) Galeria de Fotos (12) Gospel (285) Gratidão a Deus (1) Hinos Antigos (3) História (4) Homenagens (3) Homilética (4) Homoxesualismo (3) Ideologia de Gênero (12) Idolatria (3) Inquisição (2) Islamismo (10) Israel (18) JARDIM DA INFANCIA (7) LIção de Vida (2) Louvor (1) Luto (42) Maçonaria (3) Mães (3) Mensagens (56) Ministério (34) Missões (148) MODISMOS (2) Mundo (610) Mundo Cristão (178) MUSICAS EVANGÉLICAS (3) Namoro Cristão (8) Noivados (1) Notícias (3155) Obreiros (9) ONU (4) Oração (1) Pneumatologia (1) política (121) Psicopedagogia (3) Pureza sexual (8) Realidade Social (17) Reforma Protestante (4) RELIGIÕES (3) Retiro (4) REVISTA BETEL JOVENS (1) Revista Central Gospel (1) REVISTA CLASSE PRIMARIOS (230) REVISTA CLASSE DOS PRE-ADOLESCENTES (267) REVISTA CLASSE DOS ADOLESCENTES (280) REVISTA CLASSE JARDIM DA INFANCIA (111) REVISTA CLASSE JARDIM DA INFÂNCIA (111) REVISTA CLASSE JUNIORES (243) REVISTA DA CLASSE JOVENS CPAD. (189) REVISTA DA CLASSE JOVENS. (319) REVISTA DA CLASSE ADULTOS (872) REVISTA DA CLASSE JOVENS E ADULTOS (401) REVISTA DA CLASSE JUVENIS (262) Revista Maternal (63) Santa Ceia (3) Saúde (45) Seminário (4) Sexualidade (7) Subsídios (1507) Subsídios EBD (1900) Subsídios EBD Videos (597) Templos (3) Teologia (5) Testemunho (1) TRANSGÊNEROS (2) Utilidade publica (1) UTILIDADE PÚBLICA (2) Vida de Adolecente (5) videos (106) Virgilha (1)

01 setembro 2014

3º Trim. 2014 - Lição 10 - O perigo da busca pela autorrealização humana I Plano de Aula

3º Trim. 2014 - Lição 10 - O perigo da busca pela autorrealização humana I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2014
FÉ E OBRAS: ensinos de Tiago para uma vida cristã autêntica
COMENTARISTA: ELIEZER DE LIRA E SILVA
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP


PLANO DE AULA Nº 10
1º SLIDE  INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo da epístola de Tiago, estudaremos a passagem de Tg.4:1-10.
- A vida cristã exige a renúncia de nós mesmos.
2º SLIDE  I - A INDEVIDA PREVALÊNCIA DO EGO HUMANO
- Depois de ter falado sobre dois perigos que ameaçam a vida cristã sobre a face da Terra, quais sejam, a língua e a sabedoria animal, terrena e diabólica, Tiago fala-nos a respeito da indevida prevalência do ego humano, ou da natureza pecaminosa do homem, aquilo que o apóstolo Paulo chama de carne, que tantos transtornos causam, também, à vida cristã.
- Tiago começa a apresentação deste novo perigo para a nossa vida espiritual com uma pergunta: donde vêm as guerras e pelejas entre vós? (Tg.4:1a).
3º SLIDE
- Há, no ser humano, uma belicosidade, ou seja, um ambiente de guerra, uma luta que leva o homem não só a um conflito interior, mas, também, a um conflito com os demais seres humanos.
- O homem, em sua própria natureza, não é um ser pacífico, mas, sim, um ser belicoso, um ser que se inclina para a guerra, para a luta, para o conflito.
4º SLIDE
- Jesus, o Príncipe da Paz (Is.9:6), fez questão de prometer que daria a paz aos Seus discípulos, paz que era diferente da do mundo, porque a paz de Cristo é verdadeira, enquanto a do mundo é pura ilusão (Jo.14:27).
- Somente a paz vinda de Deus, a paz concedida por Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo pode fazer com que vivamos em paz não somente com Deus, mas também que possamos viver em paz conosco mesmos e com o próximo.
5º SLIDE
- Paz - “shalom” - significa quitar, que não temos dívidas, sejam elas da espécie que forem. Significa também - completo, íntegro, o que indica que paz significa integridade.
 - Somente teremos a verdadeira paz depois da salvação em Cristo Jesus, pois é o Senhor que nos torna a ter comunhão com Deus, completando-nos novamente, já que o homem foi criado para formar uma unidade com o seu Criador.
6º SLIDE
- No interior do homem, não há paz, porque está ele separado de Deus, mas, sim, guerras e pelejas, um conflito interno entre a carne e o espírito (Gl.5:16-26).
- Este conflito intensifica-se com a salvação, pois, no pecado, a carne sempre prevalece, mas, com a salvação, a nova criatura tem como resistir à carne.
7º SLIDE
- Esta paz que vem de Deus permite-nos superar o conflito interno sobremaneira intensificado com a nossa salvação, fazendo-nos com que desfrutemos desta comunhão que passamos a ter com o Senhor, comunhão esta que nos faz vencer o pecado e nos manter em santidade, aguardando a glorificação.
- Se não mantivermos a nossa carne crucificada com Cristo, com suas paixões e concupiscências (Gl.5:24), se deixarmos que o velho homem desça da cruz, traremos enorme prejuízo à nossa vida espiritual, pondo em risco a nossa própria salvação.
8º SLIDE
- Características daquele que se deixa vencer pela carne:
a) a cobiça – fruto da perene insatisfação;
b) a inveja – fruto do individualismo que nos faz querer mal ao próximo.

9º SLIDE  II – AS CONSEQUÊNCIAS DA PREVALÊNCIA DO EGO NO RELACIONAMENTO COM DEUS
- Quando passamos a dar vazão aos deleites, à carne, tem-se um imediato prejuízo em nosso relacionamento com Deus, que pode chegar ao ponto da morte espiritual, pois:
a) passamos a buscar desenfreadamente as coisas desta vida;
b) vivemos um sentimento de autossuficiência, um “ateísmo prático”, que nos faz parar de orar;
c) tornamo-nos petulantes espirituais, pois passamos a querer que Deus nos sirva, satisfaça nossos caprichos.
10º SLIDE
- Os petulantes espirituais são adúlteros espirituais, pois querem servir a Deus e ao mundo simultaneamente.
- Quem pede a Deus para que Este satisfaça os seus caprichos  é pessoa que pede mal e que, portanto, nada receberá, correndo, ainda, o risco de, por atentar contra a soberania divina, ser até rejeitado pelo Senhor no limite.
11º SLIDE
- Quem vai à presença de Deus para satisfazer seus próprios caprichos está amando o mundo e, portanto, o amor do Pai não está nele (I Jo.2:15).
- Estes que assim se comportam se tornam em inimigos de Deus, visto que a amizade do mundo é inimizade contra Deus (Tg.4:4).
12º SLIDE
- O caminho para impedirmos que aconteça conosco o adultério espiritual é o da humilhação, ou seja, o de nos apresentarmos diante de Deus com humildade, reconhecendo que somos menos do que nada e que dependemos de Deus em todas as coisas e que estamos prontos a fazer-Lhe a vontade, pois Ele é o Senhor e nós, pela Sua graça, nossos servos.
- Não temos que ter qualquer receio em nos humilharmos diante de Deus, pois Ele nos ama e Seu Espírito habita em nós e tem ciúmes (Tg.4:5).
13º SLIDE
- O ciúme do Espírito é o próprio excesso do amor.
- Se negarmos a nós mesmos, teremos condição de fazermos a vontade de Deus e, assim, receberemos d’Ele maior graça.
14º SLIDE     
- Deus pôs em nós algo do Seu Espírito, o qual nos leva a desejar aquilo que Deus deseja; eis como as nossas petições são atendidas (cf. Mt.18:19-20; Jo.14:13 e s.).
- Quando renunciamos a nós mesmos, não damos vazão à nossa carne, passamos a desfrutar de uma comunhão cada vez mais intensa com o Senhor e cumprimos o Seu objetivo de formar com Ele uma unidade, assim como o Pai e o Filho, de modo que, do mesmo modo que Pai e Filho são um (Jo.10:30), querendo e realizando as mesmas coisas, também passamos a querer o mesmo que Deus quer.
15º SLIDE
- O salvo em Cristo Jesus tem plena consciência de que é um servo de Deus, que Deus é o seu Senhor e, portanto, sujeita-se a Ele, faz o que Ele quer, faz o que Ele manda, não tem vontade própria, pois sabe que Deus o ama e que tudo o que Deus fizer será sempre o melhor para nós.
- A humilhação significa a sujeição a Deus, a obediência a Ele e à Sua Palavra.
16º SLIDE
- Devemos nos sujeitar a Deus e é isto que significa o que o Senhor Jesus denomina de “tomar a sua cruz e segui-l’O” (Mt.10:38; 16:24; Mc.8:34; Lc.9:23).
- Se não nos sujeitarmos a Deus, não há como chegarmos aos céus, não há como alcançarmos a glorificação.
17º SLIDE
- Quando nos sujeitamos a Deus, unimo-nos Àquele que maior do que o está no mundo (I Jo.4:4) e, portanto, temos condição de resistir ao diabo e, diante desta resistência invencível, o inimigo de nossas almas fugirá de nós (Tg.4:7).
- Para que isto ocorra, faz-se necessário que nos santifiquemos, que nos afastemos cada vez mais do pecado e do mundo e nos aproximemos cada vez mais do Senhor.
18º SLIDE
- Devemos nos chegar a Deus e Ele Se chegará a nós, mas para isto:
a) não podemos praticar adultério espiritual, precisamos “limpar nossas mãos”, ou seja, nos santificar cada vez mais;
b) não podemos ser de duplo ânimo, ou seja, não podemos vacilar entre atender aos desejos da carne e à vontade de Deus.
19º SLIDE
- Tiago recomenda-nos a purificar os nossos corações, a nos santificarmos, a usar dos meios de santificação que o Senhor nos concede para que tenhamos maior graça dele, a saber:
a) a Palavra de Deus (Jo.17:17); b) a oração (I Tm.4:5); c) o temor do Senhor (II Co.7:1) ; d) a participação digna na ceia do Senhor (I Co.11:27, “a contrario sensu”).
20º SLIDE
- Precisamos reconhecer a nossa condição pecaminosa e a nossa integral, total e completa dependência de Deus.
- Devemos sentir as nossas misérias, lamentar e chorar.
21º SLIDE
- Se nos considerarmos miseráveis, como realmente o somos, se chorarmos e lamentarmos a nossa vil condição, alcançaremos o favor imerecido de Deus, receberemos a Sua graça e desfrutaremos da glória do Senhor.
- Se, porém, nos apegarmos à soberba, à sensação da autossuficiência, se quisermos fazer a nossa vontade e não a Deus, se corrermos atrás dos prazeres carnais, se nos deixarmos controlar pela carne, tendo como meta alcançar a ilusória alegria deste mundo, que Tiago chama de riso e gozo (Tg.4:9), fatalmente perderemos a nossa salvação, cairemos no pecado e seremos seus servos (Jo.8:34).
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
 http://www.portalebd.org.br/classes/jovens-e-adultos/item/3425-3%C2%BA-trim-2014-li%C3%A7%C3%A3o-10-o-perigo-da-busca-pela-autorrealiza%C3%A7%C3%A3o-humana-i-plano-de-aula.html

LIÇÃO 05 - A INSTITUIÇÃO DA MONARQUIA EM ISRAEL / SUBSÍDIOS / CLASSE ADULTOS

Apresentado pelo Comentarista das Revistas Lições Bíblicas Adultos da CPAD, pastor Osiel Gomes