4º Trim. 2014 - Lição 1 - Daniel, nosso "contemporâneo" I Plano de Aula

4º Trim. 2014 - Lição 1 - Daniel, nosso "contemporâneo" I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2014
INTEGRIDADE MORAL E ESPIRITUAL: o legado do livro de Daniel para a Igreja hoje
COMENTARISTA: ELIENAI CABRAL
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP


PLANO DE AULA
INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE
1º SLIDE
- Este quarto trimestre será mais um “trimestre bíblico”. Iremos estudar o livro do profeta Daniel.
- O livro de Daniel é conhecido como “o Apocalipse do Antigo Testamento”, visto que sua segunda parte é composta de profecias escatológicas, que apontam para o tempo do fim, tendo no livro do Apocalipse um inevitável paralelo.
2º SLIDE
- O livro de Daniel é uma resposta de Deus aos judeus que estavam no exílio da Babilônia para mostrar ao Seu povo que continuava o Senhor a ter o controle de todas as coisas, apesar da temporária perda da Terra Prometida.
- Mesmo em meio ao cativeiro da Babilônia e no próprio núcleo do poder, Daniel é levantado como profeta de Deus e, mediante uma vida santa e dedicada ao Senhor, não só dá bom testemunho diante do Senhor e dos homens, como, ainda, é escolhido pelo Senhor para trazer revelações a respeito do tempo do fim, mantendo, assim, viva a esperança do povo na redenção que se daria mediante a vinda do Messias.
3º SLIDE
- A vida do profeta Daniel mostra que a forma de se viver neste mundo que está no maligno (I Jo.5:19) é a de servir integralmente ao Senhor, ou seja, ser-Lhe fiel.
- Por isso, o tema de nosso trimestre é “Integridade moral e espiritual”, a indicar que, neste mundo, o servo do Senhor precisa estar inteiramente nas mãos do Senhor para poder vencer.
4º SLIDE
- A vida de Daniel é uma lição de fidelidade na Bíblia Sagrada, fidelidade esta que exige esta integridade moral e espiritual.
- Pro isso, o subtítulo do trimestre é “o legado do livro de Daniel para a Igreja hoje”, a nos mostrar que este livro nos traz uma importante lição para sermos fiéis até o fim.
5º SLIDE
Capa da revista deste trimestre
- Uma Bíblia que é segurada por ambas as mãos, de modo que não há qualquer membro superior que não esteja a envolver a Palavra de Deus.
- Esta ilustração fala-nos de integridade, da necessidade que temos de ter a Palavra de Deus como centro, como norte, como bússola da nossa existência sobre a face da Terra.
6º SLIDE
- Esta é a atitude que vemos na vida não só do profeta Daniel mas também de seus amigos Hananias, Misael e Azarias.
- Desde o instante em que foram retirados do convívio de sua pátria e de seus pais, estes jovens jamais deixaram de ter a Deus como norte, como centro de suas vidas, a despeito de todas as grandes mudanças ocorridas em suas vidas.
7º SLIDE
Blocos do trimestre
Lição introdutória – lição 1
- Lições seguintes: uma correspondente a cada capítulo do livro de Daniel:
1º bloco – a parte histórica de Daniel – lições 2 a 7
2º bloco – a parte escatológica de Daniel – lições 8 a 12
8º SLIDE
Comentarista deste trimestre é o pastor Elienai Cabral, membro da Casa de Letras Emílio Conde, da Academia Brasileira Evangélica de Letras e do Conselho Administrativo da CPAD, que vem comentando as Lições Bíblicas desde 1985.

PLANO DE AULA Nº 1
LIÇÃO Nº 1 – DANIEL, O NOSSO “CONTEMPORÂNEO”
1º SLIDE   INTRODUÇÃO
- Damos início ao estudo do livro do profeta Daniel, tema que encerra nosso ano letivo de 2014.
- O livro de Daniel não só nos fala do futuro, mas também de como devemos viver no presente.
2º SLIDE   I – O CONTEXTO HISTÓRICO DO LIVRO DO PROFETA DANIEL
- Segundo Frank Klassen e Edward Reese, Daniel nasceu em 628 a.C., ou seja, no décimo terceiro ano do reinado de Josias, precisamente o ano em que começou o ministério do profeta Jeremias (Jr.1:1).
- Vivia-se um momento de avivamento espiritual em Judá, mas este avivamento, entretanto, não seria suficiente para aplacar a ira de Deus, pois a mentalidade pecaminosa intensificada no longo reinado de Manassés, não seria extirpada do meio do povo judaíta (Jr.15:4).
3º SLIDE
- Daniel nasce, num período em que o Senhor começaria a vaticinar para o povo a perda da Terra Prometida e o cativeiro da Babilônia em virtude da apostasia espiritual.
- Daniel cresce diante desta situação de advertência divina a um povo que insistia em viver no pecado.
4º SLIDE
- Daniel, desde cedo, mesmo em meio ao seu povo, pertencia a uma minoria que insistia em se manter servindo ao Senhor (Jr.24:1-7; Dn.1:4,8).
- Daniel é um exemplo para nós, que temos de fazer parte da “minoria” no povo de Deus que se mantém fiel mesmo diante da multiplicação da iniquidade (Mt.24:12 ARA).
5º SLIDE
- Daniel presenciou o término do reinado de Josias, rei que morreu quando Daniel tinha apenas vinte anos de idade, bem como a subida ao trono de Jeoacaz, que reinou apenas três meses e, em seguida, sua substituição por Jeoiaquim.
- No terceiro ano do reinadode Jeoiaquim, dá-se a primeira deportação de judeus para a Babilônia, deportação em que estava incluído Daniel (Dn.1:1), o que se deu em 605 a.C., quando Daniel tinha vinte e três anos de idade.
6º SLIDE
- O livro do profeta Daniel insere-se neste contexto histórico de necessidade de reafirmação das promessas de redenção de Israel mesmo diante do cativeiro da Babilônia.
- O Senhor utilizará Daniel para mostrar a Israel o seu futuro e o futuro das demais nações, comprovando, assim, que Ele é o Senhor não só de Israel mas de toda a Terra e que tem o pleno controle da história.
7º SLIDE   II – O LIVRO DO PROFETA DANIEL
-  O livro de Daniel, no arranjo de livros proveniente da Septuaginta, é o quinto livro profético, o último dos chamados profetas maiores e situado antes dos profetas menores.
- No cânon judaico, entretanto, faz parte dos "Ketuvim", ou seja, dos outros escritos, já que é um livro mais recente, escrito que foi durante o cativeiro babilônico.
8º SLIDE
-  Seu nome hebraico é "Daniyel"(ﬢבֿיּﭏﬥ), nome de seu autor, cujo significado é "Deus é o meu juiz".
- O nome do profeta revela bem o ministério profético de Daniel, que foi o resultado de um constante julgamento de aprovação por parte do Senhor, a ponto de ser a única pessoa na história da humanidade a ter servido a três impérios mundiais
9º SLIDE.
- Autor - o próprio profeta Daniel, que dá nome ao livro, como se deixa claro nos capítulos 8 a 12, onde o narrador se identifica como sendo o próprio profeta.
- Data - o livro foi escrito até o terceiro ano de Ciro, o persa, ou seja, até o ano 537 a.C., data das últimas revelações recebidas pelo profeta (Dn.10:1),
10º SLIDE
- Local da escrita :Babilônia e Susã, locais onde Daniel viveu, pela sua condição de alto funcionário tanto da corte babilônica quanto da corte medo-persa.
- O Senhor Jesus confirma a autenticidade do livro em Mt.24:15.
11º SLIDE
- Daniel, o autor do livro, pertencia à elite governante de Judá, ou seja, pertencia à família real, tendo sido levado na primeira leva de cativos para a Babilônia (Cf.II Rs.24:12 e Dn.1:1-3).
- Daniel foi escolhido por Deus para ser um estadista, tendo sido o único homem que serviu a três impérios mundiais consecutivos (babilônio, medo e persa).
12º SLIDE
- Daniel é daqueles profetas que, ainda em vida, alcançaram o reconhecimento do povo de Deus como sendo um homem escolhido por Deus.
- Ezequiel, seu contemporâneo, demonstra bem este reconhecimento ao colocá-lo ao lado de Noé e de Jó como exemplo de justiça (Ez.14:14).
13º SLIDE
- Segundo Finnis Jennings Dake (1902-1987), o livro do profeta Daniel tem 13 capítulos, 357 versículos, 16 perguntas, 218 versículos de história, 79 versículos de profecias cumpridas e 60 versículos de profecias não cumpridas, 7 ordens, 4 promessas e 16 mensagens de Deus. O livro é dividido em duas partes:
a)1ª parte - relato histórico dos fatos relativos da Daniel e seus amigos na corte de Babilônia e do Império Medo-Persa - Dn.1-6
b)2ª parte - mensagens proféticas a respeito do futuro de Israel e dos impérios mundiais até a redenção da humanidade - Dn.7-12
14º SLIDE
- O livro de Daniel, na versão grega da Septuaginta, contém acréscimos apócrifos, que foram incorporados pela Igreja Romana no Concílio de Trento (1545-1563):
a) “cântico dos três jovens” - acréscimo ao capítulo 3 (a partir do versículo 24 até o 90, quando, então, retoma-se o texto inspirado, que vai até o versículo 100, correspondendo aos versículos 24 até 30 de nossas Bíblias);
b) “história de Suzana” – capítulo 13
c) “história de Bel e o dragão” – capítulo 14
15º SLIDE
- Estes acréscimos não podem ser aceitos, porque:
a) nunca se encontrou um manuscrito judaico que os contivesse em hebraico ou aramaico;
b) contém erros históricos e doutrinários que revelam sua inautenticidade.
16º SLIDE
- No livro de Daniel, temos duas importantes mensagens:
a) Deus honra aqueles que decidem servi-l’O mesmo diante de situações altamente adversas, como era o caso de Daniel e seus amigos na corte real pagã de Nabucodonosor;
b) a mais forte mensagem escatológica do Antigo Testamento, que faz de Daniel o verdadeiro "Apocalipse do Antigo Testamento", a mostrar que Deus está no pleno controle da história.
17º SLIDE   III – A CONTEMPORANEIDADE DE DANIEL
- Embora fale do passado e do futuro, Daniel, como parte da Palavra de Deus, é sempre uma mensagem atual (Is.40:8; Mt.24:35; I Pe.1:25).
- No entanto, além deste dado, que se aplica a todo o texto da Bíblia Sagrada, o livro do profeta Daniel possui algumas peculiaridades que nos são extremamente caras, importantes e indispensáveis, a nós que somos a geração do término da dispensação da graça, a geração do arrebatamento da Igreja.
18º SLIDE
- Daniel foi escrito durante um período de apostasia espiritual e nos mostra que é perfeitamente possível se manter fiel a Deus mesmo diante de todas as pressões e vicissitudes existentes no mundo.
- Esta fidelidade exige de nós alto preço, seja a fornalha de fogo ardente, seja a cova dos leões.
19º SLIDE
- O livro de Daniel mostra-nos, ainda, que, para manter esta fidelidade e termos condições de resistir às enormes pressões deste mundo, torna-se necessário termos integridade espiritual.
- A integridade espiritual somente é obtida mediante conhecimento e observância das Escrituras e uma vida de oração e de jejum.
20º SLIDE
- O livro de Daniel mostra-nos que a fidelidade a Deus não nos impede de termos uma efetiva ação na sociedade que nos cerca, mesmo sendo esta sociedade dominada pelo pecado.
- Esta efetiva ação na sociedade depende, sobretudo, de nossa integridade moral e espiritual, de nosso testemunho diante dos homens.
21º SLIDE
- O livro de Daniel também nos mostra que não é possível sermos fiéis em nossa peregrinação térrea se não escondermos em nosso coração a esperança do cumprimento das promessas do Senhor, se não pusermos como alvo a redenção eterna.
- Se perdermos a perspectiva da redenção, esta visão escatológica, corremos sério risco de perdermos a salvação (II Pe.3:3,4).
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
 http://www.portalebd.org.br/classes/jovens-e-adultos/item/3491-4%C2%BA-trim-2014-li%C3%A7%C3%A3o-1-daniel-o-nosso-contempor%C3%A2neo-i-plano-de-aula.html