ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 13 - Revista da Editora Betel




AULA EM 29 DE MARÇO DE 2015 – LIÇÃO 13
(Revista: Editora Betel)

Tema: RECOMPENSAS DA FIDELIDADE

Texto Áureo: Mateus 25.21
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição recomendo que você apresente as despedidas do trimestre, dê a aula no clima de encerramento, procure elogiar a classe por ter chegado até aqui.
“uma parte essencial do Seu caráter”, quando o homem foi feito no Éden, à imagem e semelhança de Deus, ele também recebeu essa característica do caráter de Deus, mas com a queda essa qualidade se perdeu e só pode ser regenerada com a ajuda do Espírito Santo.
“A fidelidade honra a Deus”, honrar é dar importância, é colocar em destaque. Quando somos fiéis colocamos Deus em destaque, as pessoas veem nossa fidelidade e assim o nome de Deus é exaltado entre os ímpios.
__________________________________________
1. RECOMPENSAS TEMPORAIS.
- “recompensas temporais”, são as recompensas passageiras, somente para essa vida.

1.1. Prosperidade que vem do Senhor.
- “prosperidade que não vem do Senhor”, é a prosperidade que conquistamos com nossos esforços, usando de ganância, sacrificando a família, pisando nos companheiros, usando às vezes, métodos ilícitos.
“A verdadeira prosperidade envolve”, a melhor definição para prosperidade na Bíblia seria: ser bem sucedido em tudo que faz. Js 1.8, o problema é que muitos confundem prosperidade com sucesso nas finanças.
- Claro que se alguém for bem sucedido em tudo, também será financeiramente.

1.2. Confiança nas relações sociais.
“será fiel em suas relações sociais”, professor(a), peça exemplos aos aluno do que é ser fiel nas relações sociais. Aqui estão alguns exemplos disso: ser honesto, não mentir, ser sincero, ser íntegro, ser discreto.
“um bom nome”, houve um tempo em nosso país que os crentes desfrutavam da fama de fidelidade nas relações sociais, até os ímpios se sentiam bem em trabalhar ao lado de um crente, pois nós tínhamos fama de honestidade e bondade, mas de algum tempo pra cá a fama que muitos crentes tem colecionado é de mentirosos, fofoqueiros, caloteiros e até de adúlteros. Professor(a), clame a turma para que voltemos àquela fama de honestidade de antes.
“Por isso confiava tanto neles”, os companheiros de Paulo mencionados aqui, levavam as mensagens de Paulo conforme ele passava, não acrescentava, nem tirava e não agiam conforme seus próprios interesses. Precisamos ser fieis com Jesus nesses padrões, assim como Timóteo,Tito e outros eram fieis com Paulo.

1.3. Poderá ter sua esfera de ação ampliada.
- “refere-se a recompensas futuras”, é porque na prática ele se refere às bênçãos dos galardões que receberemos de Cristo no arrebatamento da Igreja. Ap 22:121 Co 3:14
“pode nos conduzir a novas conquistas”, seria a pessoa trabalhar para o Senhor em algo hoje e daqui a algum tempo ser colocado para administrar algo maior, aumentando a responsabilidade e também a honra.
“valorizamos as pequenas coisas que Deus nos dá”, existem aqueles que abandonam o ministério que Deus deu por considerar pequeno, não tentam lutar por ele pedindo pra Deus novas estratégias. CERTA FEITA EU ASSUMI UMA SUPERINTENDÊNCIA DE ESCOLA DOMINICAL QUE TINHA UMA ASSISTÊNCIA DE 4 ALUNOS POR DOMINGO, DURANTE ALGUM TEMPO ELA FICOU ASSIM, MAS DEPOIS PEDI A DEUS A ESTRATÉGIA E ELE DEU, QUANDO ENTREGUEI A EBD ELA TINHA UMA ASSISTÊNCIA DE MAIS DE 40 ALUNOS POR DOMINGO. ISSO DAVA 80% DO EFETIVO DA IGREJA.
“ninguém o estivesse vendo, ele agia com fidelidade”, Deus vê tudo e faz com que os nossos chefes e superiores também vejam. Ser formos fieis no nosso local de trabalho, quando surgir uma promoção ou bônus, o servo de Deus poderá ser contemplado, veja a honra que seria para o nome do Senhor.
_____________________________________________
2. RECOMPENSAS ESPIRITUAIS.
- “bênçãos espirituais”, essas bênçãos são para a nossa vida espiritual, mas é claro que reflete no nosso estado físico e mental, proporcionando satisfação familiar e bem estar.

2.1. Experimentará a constante presença do Senhor.
- “ter o Senhor como companhia constante”, é ter o  Espírito Santo habitando dentro do crente, não se engane, nem todos os crentes tem o Espírito Santo habitando em sua vida.
“mas permaneceu fiel. A expressão “O Senhor era com ele””, será que o Senhor estava com ele porque ele era fiel ou ele era fiel porque o Senhor estava com ele? Na verdade os dois, é um círculo que tende a se repetir na vida de um crente fiel, quanto mais ele for fiel mais o Senhor estará com ele, e quanto mais o Senhor estiver com ele mais ele será fiel.

2.2. Será socorrido no tempo da angústia.
- “O havia servido com fidelidade”, era como se Ezequias tivesse um crédito com Deus pelo tempo em que andou em fidelidade. Claro que não devemos fazer nada por troca com Deus, mas devemos ter esse crédito com o Pai.
“aqueles que O servem com fidelidade e os socorrem”, porém isso não é regra, não se deve entender que Deus sempre socorrerá o fiel. Existem desígnios do Senhor que não conhecemos, Ezequias, por exemplo, deveria ter morrido, mas foi agraciado com quinze anos de vida e nesse período gerou o pior rei que Israel já conheceu, Manassés. Enquanto o fiel Nabote morreu pela artimanha de Jesabel.

2.3. Terá a aprovação de Deus quanto ao ministério.
- “designando-o para o ministério”, podemos entender que muitos são chamados para o Reino, mas poucos são escolhidos para obras tão específicas como a de Paulo e a dos apóstolos Mt 22.14.
“porque viu nele um homem fiel”, para essas obras específicas o Senhor requer que sejamos fieis. Muitos pastores dão preferência a obreiros que tem talentos destacados, mas a preferência deve ser para os que são fieis.
“Principalmente em cargos ministeriais”, aquele que é fiel, não rouba a igreja, não se aproveita das ovelhas, não trai o ministério, não abandona o rebanho, não exige seus direitos em primeiro lugar, não impõe valores para trabalhar no corpo de Cristo e muitas outras coisas que os infiéis estão fazendo hoje em dia.
________________________________________
3.  RECOMPENSAS FUTURAS.
3.1. Receberá a vida eterna no presente.
- “não é fácil de conceituar, pois não é definida totalmente”, de primeira mão, a vida eterna, parece ser definida por tempo, mas o conceito parece ser mais amplo.
“outorga ao homem mediante a regeneração”, outorgar é dar, conceder, quer dizer que Deus concede a vida eterna ao homem pela regeneração.
- Professor(a), sugiro que você pergunte a classe: o que é regeneração? Uma resposta: regeneração é o processo que ocorre na pessoa que recebe a Cristo como salvador, fazendo com que essa pessoa vá aos poucos retornando a natureza que tinha o homem antes da queda. É a renovação moral no crente.
“os cristãos já desfrutam, no presente”, a pessoa que está sendo regenerada começa a sentir uma paz com Deus e consigo mesma, isso vai atingindo todas as áreas da vida da pessoa, começando com psicológica. Resulta em saúde.

3.2. Receberá a vida eterna no futuro.
- “nem todas as maravilhas da eternidade estão plenamente reveladas”,podemos entender isso das palavras de Paulo ao dizer que no terceiro céu viu coisas inefáveis, que ao homem não é lícito falar 2 Co 12.4. Nós veremos e conheceremos coisas tremendas que jamais vimos e nunca imaginamos ver. 1 Co 2.9
“não é simplesmente uma existência sem fim”, parece que o tempo como se define hoje, não será definido da mesma forma na eternidade. Os maiores marcadores de tempo, não existirão na eternidade, o sol e a lua. Ap 22.5

3.3. Receberá galardões.
““bens” materiais nos lugares celestiais”, muitos crentes no passado acreditaram que esses galardões seria objetos que os diferenciariam uns dos outros como coroas ou mansões, mas esse pensamento é ultrapassado.
“coroas literais”, coroas como as que os reis usam, chegou-se a pensar que usaríamos coroas desse tipo e que para cada alma ganha para o reino haverá uma pedrinha preciosa engastada na coroa. Deve-se esclarecer aos alunos que quando  os textos sagrados falam de coroas futuras para o crente, não se refere a coroa literalmente, mas fala de autoridade para reinar com Cristo como Ele prometeu. Ap 3.21
“com base na qualidade do trabalho prestado”, quer dizer que não adiantará nada ter trabalhado muito, sem estar com o coração íntegro. A referência de 1 Co 3.13-15 afirma que nossas obras serão provadas, mas fala também que se a obra de alguém não for aprovada, a pessoa não perderá a salvação, somente o galardão. Porque muitos trabalham hoje por competição ou outros motivos diversos.
“fazendo a obra de Deus com motivações impuras”, os que fazem a obra de Deus com motivações impuras, certamente nem receberão a salvação e serão enquadrados na palavra de Mt 7.22.
_____________________________________
CONCLUSÃO
“virtudes cardeais”, cardeais são os pontos de orientação, quer dizer que essas virtudes dão direção ao povo de Deus para que todos saibam o que fazer e para onde ir. Outras virtudes cardeais são amor, fé, dignidade, disciplina, perseverança, e outras.
- Elabore o resumo e apresente.

Marcos André – professor
José Evaldo Barbosa - Colaborador
http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/2015/03/escola-dominical-esboco-e-subsidio-da_24.html
Boa Aula!