2º Trim. 2015 - Lição 3 - A infância de Jesus V

2º Trim. 2015 - Lição 3 - A infância de Jesus V
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2015
ADULTOS - JESUS, O HOMEM PERFEITO: o Evangelho de Lucas, o médico amado
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES
COMENTÁRIOS - SUPERINTENDÊNCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM RECIFE/PE


LIÇÃO 03 – A INFÂNCIA DE JESUS - 2º TRIMESTRE 2015
(Lc 2.46-49; 3.21,22)

INTRODUÇÃO
            Nesta lição, estudaremos um dos períodos da vida de Jesus, a sua infância. São poucos os registros bíblicos a respeito desta fase de Cristo, por esta razão, devemos extrair o máximo da mais bela história da humanidade. Veremos na perspectiva Lucana, os relatos da infância de Jesus, as dimensões da humanidade de Cristo, bem como, o exemplo que Jesus nos deixou enquanto infante.

I – O REGISTRO DA INFÂNCIA DE JESUS CRISTO
            Os quatro Evangelhos, são fontes fidedignas de informação a respeito de toda a vida de Jesus aqui na terra. O Evangelho conforme Lucas, em especial, narra os acontecimentos dos dias da infância de Cristo, ainda que de forma sucinta. Aurélio define a palavra infância como: “um período de crescimento, no ser humano, que vai do nascimento até a puberdade” (FERREIRA, 2004, pp. 54, 1101, 1656), ou seja, a passagem progressiva da infância à adolescência, isto é, de 0 a 12 anos.


1.1. Fontes dos registros da infância de Jesus.“Algumas pessoas motivadas pelo fato dos breves registros canônicos (registros dos livros divinamente inspirados e autoritários para a fé e a prática dos cristãos, a saber, os registros bíblicos da Nossa Bíblia), acerca desta faixa etária de Cristo, tem feito deste tema, o objeto dos seus estudos. Contudo, tais estudiosos se atêm a registros não canônicos, alegando a insuficiência dos registros bíblicos. Mas, nós, amantes da Palavra e convictos da sua inspiração, inerrância, infalibilidade, soberania e completude; jamais iremos além daquilo que a Bíblia nos diz acerca do ’Filho do homem’, como também, não daremos voz ao que a Bíblia silencia” (GONÇALVES, 2015, p. 36 – acréscimo nosso).
 http://www.portalebd.org.br/classes/jovens-e-adultos/item/4046-2%C2%BA-trim-2015-li%C3%A7%C3%A3o-3-a-inf%C3%A2ncia-de-jesus-v.html