Dinâmica da Lição 6: Um Mordomo de Deus (Pré-Adolescentes)

,


Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.


- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6– Para o desenvolvimento da lição apresentamos as seguintes sugestões:
- Fale que nesta aula, o tema a ser estudado será: “Um Mordomo de Deus”
-Inicie a aula questionando O que é um mordomo? O que ele faz? A quem ele obedece? Ouça as resposta com atenção, depois procure não deixar nenhuma dúvida sobre o assunto.
Explique como eles devem servir a igreja e a sociedade.
-Conscientize os alunos da sua responsabilidade social, espiritual, financeira e serviçal e conhecendo que é um servo do Deus supremo e que deve contribuir com sua vida a obra dos Céus.
- Para a aula de hoje sugerimos a dinâmica “Um Mordomo de Deus”

Dinâmica: Um Mordomo de Deus
Objetivo:
Refletir sobre a forma como estamos investindo o nosso talento, tempo e dinheiro.
Materiais:
Bíblias, papeis, lápis ou canetas.
Procedimento:
Divida a turma em três grupos (É preciso haver no mínimo seis alunos). Leia com eles o texto de Lucas 19. 11-27. Agora fale que cada grupo terá 10 minutos para avaliar o investimento dos servos da parábola diante do compromisso que receberam como administradores dos bens do seu senhor. O primeiro grupo irá avaliar o talento deles para administrar, o segundo grupo a administração do tempo, e o terceiro grupo a administração financeira. Peça para que tudo seja colocado no papel. Ao findar a análise dê a cada grupo o tempo de 5 minutos para que eles possam expor as suas avaliações.

Palavra de reflexão:

Simbolicamente entendermos que Jesus Cristo é esse senhor da parábola e que Ele nos dá muitas coisas valiosas (dons, capacidades, possibilidades, oportunidades, dinheiro, etc, etc) para usarmos e multiplicarmos em nossa vida e, principalmente, para o Seu reino, e haveria um dia de ajuste de contas. No acerto de contas vemos que aquele senhor se alegra com os servos que multiplicaram as minas que receberam, sem distinção. Por isso Ele espera de nós desprendimento, dedicação e compromisso com os bens que Ele nos entregou para administrarmos, só assim haverá a expansão do seu Reino aqui na terra. Não devem jamais fazer como fez aquele servo negligente da parábola enterrando os bens do seu senhor. O que Ele espera de nós também é fidelidade no uso daquilo que Ele nos entregou para administrarmos.

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!



Por Escriba Digital


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/05/dinamica-da-licao-6-um-mordomo-de-deus.html#ixzz3ZUNcbzLl