Enem será realizado em 24 e 25 de outubro


As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão realizadas nos dias 24 e 25 de outubro neste ano. Para realizar o exame, alunos devem pagar uma taxa de inscrição, que subiu de R$ 35 para R$ 63.

As inscrições para a prova começam no dia 25 de maio e vão até 5 de junho.

Outra mudança é que novos contratos do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) usarão o Enem 2016 como parte da seleção de alunos. 

Em abril, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que o Ministério da Educação (MEC) pode exigir média igual ou superior a 450 pontos e nota na redação diferente de 0 no Enem como critério para conceder o financiamento em instituições de ensino superior. A questão foi levada ao Supremo pelo PSB, arguindo a validade de duas portarias que estabeleceram a pontuação como critério para concessão do financiamento.

Pela decisão, a regra não pode, porém ser exigida de alunos que pediram a renovação do contrato. Segundo o MEC, o desempenho mínimo no Enem não é cobrado como condição para o financiamento, apesar de ter sido questionado pelo PSB.

"É inegável que a exigência de média superior a 450 pontos e de nota superior a zero na redação do Enem é absolutamente razoável como critério de seleção dos estudantes que perceberão financiamento público para custeio de seu acesso ao ensino superior. Afinal, os recursos públicos, limitados e escassos, devem se prestar a financiar aqueles que têm melhores condições de aproveitamento", disse Barroso. BandNoticias
http://www.franciscoevangelista.com/