ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 7 - Revista da Central Gospel


AULA EM___DE______DE 2015 - LIÇÃO 7
(Revista: Central Gospel - nº 42)

Tema: O DECLÍNIO E A DIVISÃO DO REINO ISRAELITA

Texto Áureo: 1 Reis 11.11
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição mostre como é possível ao mais sábio a queda, para que todos saibam como vigiar pela sua vida espiritual.
“continuidade à dinastia”, quer dizer que ele sucedeu seu pai, mantendo o nome da família no poder, essa era uma das grandes preocupações de um rei quando chegava a velhice.
“prelúdio”, é o início do fim da história, aqui o fim da história do governo de Salomão. Assim como o homem mais forte terminou a carreira em desgraça, o homem mais sábio não a conclui em melhores condições, o que mostra que não adianta nem força e nem sabedoria, mas que se obedeça ao Senhor.
_______________________________________________
1. SALOMÃO TORNA-SE REI
- “regras convencionais”, se refere à regra da sucessão real, na qual o filho mais velho deve tem o direito a herança e no caso da coroa real segue o mesmo princípio.
“ensinar aos hebreus que Ele é o Rei”, mostrar que Ele é soberano e que Israel e o mundo inteiro está de pé por permissão Dele. Deus não vê como vê o homem.
“de seu filho com Bete-Seba”, da que tinha sido mulher de Urias, por mais que a união de Davi com ela tenha sido vergonhoso para a nação, foi aí que Deus levantou um rei para o Seu povo. Deus sempre surpreende a todos.
“instruindo-o”, Salomão assentou-se no trono, com Davi ainda vivo 1 Cr 29.23, isso era algo raro e uma tremenda alegria ao coração de Davi.

1.1.  A pergunta de Deus e a resposta de Salomão
- “A resposta de Salomão”, o que agradou a Deus foi que Salomão não pensou em si mesmo, ele não pediu sabedoria para ficar mais esperto do que todos, mas ele pediu a sabedoria para guiar o povo, ele pensou no povo de Deus. Assim Deus se agrada daqueles que pensão no seu povo, recomende a seus alunos, quando orar para que orem pelo povo de Deus antes mesmo de pedir coisas para si. FAÇA ISSO TAMBÉM PROFESSOR, EU TAMBÉM FAREI.
________________________________                 
2. O TEMPLO DE DEUS
- “ficou incumbido de edificar o Templo”, mais honroso do que ser o mais sábio seria o título de edificador do Templo de Deus, que ficaria conhecido como o Templo de Salomão, assim como a Lei se chama até hoje como a Lei de Moisés. Salomão deixaria um legado.

2.1. Uma habitação para o Senhor é erigida
- “fora projetado por Davi”, muito normal, pois Davi era homem segundo o coração de Deus e alguém assim sempre valoriza as coisas de Deus e a Arca do Conserto estava em tendas desde o deserto do Sinai até aqueles dias. Davi não pode construí-lo, mas o Senhor aprovou o projeto. Professor(a), aconselhe seus alunos a terem um coração segundo o coração de Deus, assim todos seus projetos serão abençoados e serão concluídos por seus filhos e netos, ISSO NÃO É UMA BENÇÃO?
“mesmas funcionalidades”, Davi entendeu que a ideia para o Tabernáculo foi dada por Deus, então o Templo de Deus deveria ser a partir de uma ideia Dele.

2.2. O Templo é inaugurado
“colocaram a Arca no Santo Lugar”, segundo o texto que está aí na referência, a Arca foi colocada no Santíssimo Lugar, também conhecido como o Santo dos Santos. O Santo Lugar era uma divisão do Templo antes do Santíssimo Lugar. O comentarista deve ter se equivocado. ISSO ACONTECE.
- “removê-los daquela terra”, isso mostra que só quem pode tirar nossas bênçãos é Deus e nós mesmos.

2.3. Deus não habita em Templos feitos por mãos de homens
“manteve a promessa de Sua presença”, Deus ouvia as orações do povo e dos sacerdotes que se faziam ali, mostrando que Ele honrou a casa e o povo.
- Na verdade o que o Senhor queria mesmo era habitar dentro de algo que Ele mesmo criou, que Ele mesmo construiu, o homem. Hoje a casa de Deus é no coração humano onde Ele habita por meio do Espírito Santo e isso foi conquistado por Jesus na cruz.
_________________________________
3. VAIDADE DE VAIDADES
“representantes do governo divino”, Israel tinha os oráculos de Deus, era a revelação de Deus para o mundo.
“princípios e condutas”, ninguém pode viver sem regras, nem mesmo os reis. Todo homem que se acha livre de vigilância e fiscalização acaba arruinando tudo que tem e os reis deveriam ter essa consciência.

3.1. Uns confiam em carros e cavalos
- “importou muitos carros e cavalos”, professor(a), leia a referência para a classe para mostrar que Salomão não caiu de repente. Antes de sua queda seu coração já havia se exaltado e perdido a confiança em Deus.

3.2. Um homem de mil mulheres
“desprezou o mandamento”, essas são as atitudes que antecedem a queda de grandes líderes, desprezar mandamentos sempre foi o princípio da derrota.
“fê-lo ser influenciado”, alguns caem na ilusão de que nunca serão influenciados pelas amizades e namoros com aqueles que não professam a mesma fé.São mais os que se desviam com isso dos que os que se convertem.
- Salomão se tornou inclinado a sensualidade, isso venceu toda a sua sabedoria de homem de Deus. Estamos em um mundo de mensagens sensuais, e diante disso não adianta o muito conhecimento, o que precisamos é de prática de obediência e envolvimento com as coisas de Deus.

3.3. Abundância de ouro e prata
- “opulência de seu império”, sabemos que para isso ele começou a explorar as tribos em Israel. Gerando uma insatisfação que ficou para o seu filho Roboão resolver.

4. O ESFACELAMENTO DA NAÇÃO
“depois da morte de Salomão”, note que ele já não viu o seu sucessor e tudo indica que ele não conseguiu prepará-lo para a difícil tarefa de liderar.
“porção setentrional”, era a porção norte do reino, onde estava as outras dez tribos, sendo que Judá e Benjamim estavam mais ao sul.
“aliviasse a carga tributária”, eles viram na troca de rei uma oportunidade de reivindicar numa causa justa.
“administração própria”, nessa ocasião as tribos se separaram ficando dez tribos com Jeroboão no reino do Norte, denominado Israel e com capital em Samaria. O reino do Sul ficou com Roboão composto de duas tribos, denominado Judá e com a capital em Jerusalém. Hoje a nação de Israel é composta desse reino do Sul e das dez tribos do Norte sobraram apenas poucas famílias.

4.1. Um resumo da história
“avaliou os diversos líderes”, nessas avaliações notamos que os reis de Judá revezaram entre os que agradaram a Deus e os que o despontaram, enquanto que os reis de Israel (Norte), todos desagradaram Senhor fazendo o que era mau aos Seus olhos.
- Houveram dois cativeiros: um foi do reino do Norte na Assíria 2 Rs 17.6 e o outro foi o do reino do Sul em Babilônia. 2 Rs 25.21 Sabemos que Judá voltou do cativeiro, mas o reino do Norte não voltou.
______________________________________
CONCLUSÃO
“contribuiu de forma negativa”, além de Salomão ter deixado um tremendo problema para Roboão resolver, ele também não foi capaz de instruir seu filho como Davi fizera com ele.
“mais populares do mundo antigo”, a fama da sabedoria de Salomão ia a regiões muito distantes.
- Corrija o questionário e elabore o resumo.

Boa aula!
http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/2015/05/escola-dominical-esboco-e-subsidio-da_32.html
Marcos André – professor