FUNDAMENTOS DA TEOLOGIA PENTECOSTAL CLÁSSICA









O presente post tem como objetivo informar aos leitores sobre as obras nas quais a teologia pentecostal clássica das Assembleias de Deus no Brasil está fundamentada. Quatro obras ganham destaque aqui:


- Doutrinas Bíblicas: os fundamentos da nossa fé, de William W. Menzies e Stanley M. Horton, publicado pela CPAD em 1995.

- Teologia Sistemática: uma perspectiva pentecostal, editado por Stanley M. Horton, publicado pela CPAD em 1996.

- Conhecendo as Doutrinas da Bíblia, de Myer Pearlman, publicado inicialmente por Lawrence Olson em 1959, e posteriormente pela Editora Vida em 1970.

- Teologia Sistemática Pentecostalde Antonio Gilberto e outros, publicada pela CPAD em 2008.

Sobre a obra Teologia Sistemática Pentecostal, uma observação que é pertinente fazer diz respeito ao fato de que a citação abaixo, no contexto da Doutrina da Salvação, afirma que os arminianistas propagam uma salvação pelas obras humanas, o que não condiz com a teologia arminiana clássica, e sim com o pelagianismo, ou com alguma outra forma de "arminianismo híbrido":

"A predestinação fatalista da alma, como ensinada pelos calvinistas,bem como a dependente de obras humanas, propalada pelos arminianistas, não têm apoio na Palavra de Deus" (GILBERTO, p. 372)

A CPAD - Casa Publicadora das Assembleias de Deus, órgão oficial das Assembleias de Deus no Brasil, além de estar dando mais destaque ao tema arminianismo na Revista Obreiro, lançará em breve As Obras Completas de Armínio, baseado na herança arminiana presente no pentecostalismo clássico.http://www.altairgermano.net/2015/05/fundamentos-da-teologia-pentecostal.html