Dinâmica da Lição 11: A Última Ceia (Adultos)

,
Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: A Última Ceia.
- Depois, utilizem a dinâmica “Libertação”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição sempre de forma participativa e contextualizada.

Dinâmica: Libertação

Objetivo:
 Introduzir o estudo sobre relação entre a Páscoa e a Ceia.
Material:
02 correntes confeccionadas de papel
Figuras de Figuras de Pão, Cordeiro e Ervas amargas
Figura de pão e vinho
02 pequenos textos(vejam no procedimento).
Procedimento:
- Dividam a turma em 02 grupos.
- Falem para o grupo 01: Vocês vão representar o povo escravo no Egito, sob o jugo de Faraó. Para tanto, entreguem para um aluno uma corrente de papel, simbolizando escravidão.
- Falem para o grupo 02: Vocês vão representar a humanidade que está escravizada pelo pecado. Entreguem para um aluno uma corrente de papel, simbolizando escravidão.
- Para o grupo 01 entreguem:
A palavra Páscoa
Figuras de Pão Asmo, Cordeiro e Ervas amargas



- Para o grupo 02 entreguem:
A expressão Santa Ceia
Figura de pão e vinho
- Peçam para que uma pessoa do grupo 01 leia o texto abaixo:
Nós estávamos escravos no Egito. Mas, fomos libertos, através da providência divina, depois das 10 pragas(o aluno deve retirar com força as correntes e demonstrar alegria pela libertação). Entre a 9ª e a 10ª praga, celebramos a Páscoa, com um cordeiro, pães asmos e ervas amargosas(os alunos devem mostrar as figuras).  Esta foi a primeira celebração da Páscoa.
- Peçam para que uma pessoa do grupo 02 leia o texto abaixo:
Nós éramos escravos do pecado. Mas, fomos libertos pelo sacrifício de Jesus. O cordeiro pascal nos remete ao sacrífico de Jesus que foi sacrificado por nós.  “Porque Cristo, nossa páscoa, já foi sacrificado”(I Co  5:7). Jesus celebrou a última Páscoa e instituiu a Ceia, que deveria ser celebrada como memorial de seu sacrifício pela humanidade.
- Orientem os 02 grupos para que falem ao mesmo tempo: Somos libertos!

Por Sulamita Macedo.

Fonte: Blog Atitude de Aprendiz

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/06/dinamica-da-licao-11-ultima-ceia-adultos.html#ixzz3ctwCQY4N