ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 9 - Revista da Central Gospel


AULA EM___DE______DE 2015 - LIÇÃO 9
(Revista: Central Gospel - nº 42)

Tema: O CAMINHO DA DECADÊNCIA

Texto Áureo: Provérbios 14.34
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição se concentre nos conselheiros dos reis, leia as referências antes da aula e chame a atenção do aluno para a inconstância desses reis.
“Jeú e Pecaías (Israel)”, convém lembrar aos alunos que nesse período Israel estava dividido em dois reinos.
“a saga iniciada no volume anterior”, se refere à ascensão e morte dos reis e suas obras durante o reinado.
“altos e baixos”, isso porque alguns reis faziam o que era reto e outros faziam o errado.
_______________________________________________
1. REINO DO NORTE: DE JEÚ A PECAÍAS
- “Hazael, foi usado por Deus”, embora fosse da síria ele pode ser um instrumento de Deus, mostrando que Deus usa a quem ele quer.
“modo como Eliseu atuou”, Eliseu foi um profeta famoso em seu tempo, essa fama levou o mundo a conhecer o poder de Deus.

1.1.  Jeú
- “movido por conveniência política”, quer dizer que Jeú não estava muito interessado em agradar ao Senhor, sua motivação era política, note que primeiro ele extermina a casa de Acabe e só depois os sacerdotes de Baal.
“conservou a idolatria”, Jeú só tirou os sacerdotes de Baal por serem do partido estrangeiro liderado por Jesabel, o interesse dele era acabar com a idolatria e sim com a oposição. Muitos líderes que dizem estar agindo pela vontade de Deus, na verdade estão agindo por motivos políticos.

1.2. Jeocaz, Jeoás, Jeroboão II e Zacarias
“uma dinastia”, dinastia é uma sucessão de reis de uma mesma descendência, a dinastia acaba quando o rei é deposto por alguma rebelião. Jeú era um rei forte e determinado, por isso conseguiu manter sua família no poder.
“pecados de seu homônimo”, se referindo a Jeroboão, o primeiro rei do Norte. Jeroboão II recebe esse título para não ser confundido com o primeiro Jeroboão.

1.3. Salum, Menaém e Pecaías
“seu governo durou apenas um mês”, Salum assumiu o trono depois de uma conspiração.
“nunca abandou os pecados”, nota-se que nenhum dos reis do Norte abandonou os pecados de seus pais, por isso o Reino do Norte foi riscado de Israel.
________________________________                 
2. REINO DO SUL: DE JEORÃO A UZIAS

2.1. Jeorão
- “muito influenciado pela rainha Atalia”, a história de Acabe se repetindo com Jeorão. Atalia provavelmente aprendeu com sua mãe Jezabel a se sobressair ao marido.
“todo postulante ao trono”, todo que fosse candidato ao trono, Jeorão aprendeu a ser mau como os reis do Norte.

2.2. Acazias
“caminhos da casa de Acabe”, aqui está o motivo pelo qual Acazias andou nos caminhas da casa de Acabe: “porque sua mãe era sua conselheira” 2 Cr 22:3. Ele era orientado por sua mãe, a filha de Jezabel.
- “mensageiros para consultar a Baal-Zebude”, Deus tolera os pecados do ser humano até um determinado ponto, e Acazias ultrapassou esses limites.

2.3. Atalia
- “exterminou toda a descendência”, ela fez aquilo que era de costume na sua terra. Foi a única mulher a reinar em Israel, se ela tivesse seguido ao Senhor e tivesse subido ao trono de maneira legal, então hoje ela estaria sendo homenageada nos cultos de irmãs pelo mundo afora.
“se mantém fiel a Sua aliança”, isso deu muito trabalho para Deus em tolerar no trono homens como Acazias, Atalia, Manassés e outros.

2.4. Joás
“ao completar sete anos”, Joás assume o trono pela ação de um sacerdote corajoso e sábio, Joiada.
- Professor(a), recomendo que você faça os alunos leram esse versículo:
“E fez Joás o que era reto aos olhos do Senhor todos os dias em que o sacerdote Joiada o dirigia.” 2 Reis 12:2 Note que os reis agiam de acordo com seus orientadores e conselheiros. Se apegar aos sábios nos leva a agir com sabedoria.

2.5. Amazias
- “procedeu nesciamente”, significa que procedeu loucamente. Apesar de todas as histórias de como o Senhor destruiu os idólatras, Amazias resolveu seguir esse caminho.

2.6. Uzias
“deu-se a buscar a Deus”, quando alguém busca a Deus, consegue o sucesso em tudo o que faz, ainda que Deus feche alguma porta, Ele abre outras.
“fê-lo esquecer-se do Altíssimo”, ele não soube reconhecer que sua prosperidade no poder vinha de Deus e deixou esse sucesso subir a cabeça.
“passou a morar sozinho”, em Israel o leproso não poderia morar junto com o povo, conforme a Lei.
______________________________________
CONCLUSÃO
“rapidamente, esqueciam-se do Senhor”, só é possível servir a um Deus invisível se for por meio da fé, mas a fé vem pelas Escrituras e os reis não tinha tradição de meditação na Palavra.
“fomos enxertados”, o enxerto é o ramo de uma planta que é ligado ao tronco de outra para absorver a seiva e formar uma nova espécie de vegetal. Assim nós vivemos da seiva de Deus através do enxerto na Oliveira.
- Corrija o questionário e elabore o resumo.

Boa aula!
http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/2015/05/escola-dominical-esboco-e-subsidio-da_49.html

Marcos André – professor