Dinâmica da Lição 02: Consequências da queda (Juvenis)

,

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Consequências da queda.
- Em seguida, trabalhem os demais pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
- Para o encerramento da aula, aplique das dinâmicas sugeridas: “O Naufrágio” ou “Escolhas e consequências”.

Dinâmica: O Naufrágio

Objetivo:

Refletir a respeito da importância de uma escolha e que consequências ela trará em nossa vida.
Material:
Quadro negro, giz, pedaços de papel, lápis ou caneta. Distribuir um pedaço de papel e lápis para cada participante.
Atividade:
1.O professor desenha um barco no quadro negro, e diz ao grupo que aquele barco está navegando em alto mar com TRÊS TRIPULANTES e DEZOITO PASSAGEIROS;
2.Os passageiros são: UM VAQUEIRO, UM ENGENHEIRO, UM BANQUEIRO, UMA DENTISTA, UMA DONA DE CASA, UMA ECOLOGISTA, UM ATLETA, UM PROGRAMADOR DE COMPUTADOR, UM PASTOR , UM LADRÃO, UM DROGADO, UM POLÍTICO, UM BÊBADO, UMA ATRIZ FAMOSA, CANTOR GOSPEL, UMA CRIANÇA, UMA PROFESSORA E UM OPERÁRIO;
3.Uma repentina tempestade avaria o barco e ele começa a afundar;
4.Existem apenas dois barcos salva-vidas;
5.Um foi arrebatado pela tripulação, todos os membros da tripulação entraram nele e este barco salva-vidas se afastou rapidamente;
6.No outro barco salva vidas só cabem três pessoas. Como só o ATLETA sabe manejar esse barco, ele com dificuldade coloca-o ao mar, assume o controle do barco e grita que pode salvar mais duas pessoas.
Agora pergunte: Se você tivesse o poder de decidir, nesse momento, quem você salvaria?
Neste momento mande que todos, individualmente, tomem uma decisão. Salvem dois passageiros, e escrevam no papel em suas mãos, a sua escolha; logo após, cada um deve ler a sua escolha, explicando os motivos que o levaram a escolher aquelas duas pessoas para serem salvas.
- Pede-se que alguns voluntários digam o que sentiram ao ter que tomar a difícil decisão.
Conclua a dinâmica dizendo:
- É claro que não se pode contestar as escolhas pessoais de cada um de nós nem os motivos que a determinaram; mas o objetivo da dinâmica é nos levar a refletir que, às vezes, repentinamente, temos que tomar decisões difíceis e fazer escolhas e que as nossas escolhas geram consequências diretamente no nosso presente e no nosso futuro.
– Não podemos colocar as emoções à frente da razão no momento de tomar uma decisão ou fazer uma escolha.
- Cada escolha que fazemos terá consequência, ou boa ou ruim.
- As consequências estão diretamente ligadas à qualidade das nossas escolhas.


Adaptação da dinâmica: Escriba Digital
  

Dinâmica: Escolhas e consequências

Objetivos: Fazer os jovens perceberem que existem influências em seus próprios pensamentos e que são eles os donos das escolhas e que são responsáveis pelas consequências das mesmas.
Desenvolvimento: Escolha três adolescentes. Dois devem ficar de mãos dadas e o terceiro fica no meio. Será o que irá fazer as escolhas. Os participantes de mãos dadas deverão influenciar o do meio (um para o mal, outro para o bem) com sugestões acerca do tema sugerido  logo abaixo. São três fatos diferentes e a cada fato muda-se o jovem do centro, para que todos participem das três situações (o que influencia positivamente, o que influencia negativamente e o que é influenciado). Cada fato deverá ser lido pelo professor e este dará 1 minuto para que os participantes dos lados exponham e conquistem o do centro para seu ponto de vista. Serão três rodadas. Ao termino da exposição dos três fatos leia o texto de reflexão logo abaixo.
Fato 1 - Estou com uma pessoa muito bonita, e depois de um papo muito íntimo essa pessoa me convida para ter minha primeira experiência sexual com ela... O que eu faço?...
Fato 2 – Me sinto decepcionado com alguns amigos e com a igreja, por isso estou com vontade de dar um tempo. Alguns amigos me convidaram para ter outras experiências... Que decisão devo tomar?...
Fato 3 – Estou sentido um vazio muito grande dentro de mim... Pensei muito e cheguei à conclusão de que não era nada material, na verdade, estava sentindo falta de Deus em minha vida. Foi quando pensei em ter um compromisso maior com Deus e com a igreja. Será que eu devo fazer isso mesmo?!

Texto para reflexão:

Na nossa vida quotidiana, fazemos escolhas diariamente, várias vezes por dia.

Ir a escola ou ficar a dormir?
Ir para um show no meio da semana e perder aula no dia seguinte, ou ficar em casa a estudar?
Ir ao médico saber o porquê daquelas fortes dores de cabeça, ou deixar para "amanhã" e enquanto isso, automedicar-se?
Cursar direito ou medicina?
Casar ou ficar solteiro?
Ter um filho ou interromper uma gravidez?
Ir de carro ou de transportes públicos?

Fazemos escolhas a todo o momento. Algumas delas, são bastante simples, mas o importante é entendermos que qualquer uma delas trarão consequências para a nossa vida. Algumas dessas consequências quase imperceptíveis para nós, mas que estão lá. Vibrando no infinito. Outras escolhas, entretanto, são decisões sérias que vão determinar toda a nossa vida e o nosso futuro. Em alguns casos, as vidas de outras pessoas também.  Não temos como fugir das consequências das escolhas.
Quando o saldo é positivo, que maravilha. Aí, só somamos e colhemos os tais frutos doces, de acordo com a nossa escolha. Mas quando o saldo vem negativo, somos forçados a encarar e a pagar o preço da nossa má escolha. Por isso toda escolha deve ser feita com muito cuidado, pois as sua consequências, algumas vezes, afetam não apenas as nossas vidas, mas, também, todas as pessoas que estão ao nosso lado.

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.


Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Adaptada por Escriba Digital


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/07/dinamica-da-licao-02-consequencias-da.html#ixzz3fXF1NdGc