Dinâmica da Lição 04: Nunca mais Terás Sede (Pré-Adolescentes)

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Escrevam no quadro as seguintes palavras: o criador, o libertador, o único Deus verdadeiro.
- Falem(apontando para as palavras): Já estudamos que Deus é o criador, o libertador, o único Deus verdadeiro. Hoje, vamos aprender que Ele é o justo juiz.
- Falem: O tema será estudado através da história de Daniel e seus colegas na época do império babilônico.
- Façam um breve relato sobre os acontecimentos que envolvem esta história. Enfatizem a razão da característica de Deus como justo juiz nesta situação.
- Depois, utilizem a dinâmica “Marionete”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Sede do Espírito Santo

Objetivo:
Despertar nos alunos o desejo da presença e da atuação do Espírito Santo em suas vidas.
Material Didático:
01 folha de papel 40 kg
Tesoura
01 Pincel atômico
01 copo com água limpa
Atividade Didática:
- Divida o papel 40 kg em seis partes iguais e recorte com uma tesoura. Escreva em cada papel uma frase. No primeiro escreva não posso por causa dos meus amigos, no segundo encontrei algo para substituí-la, no terceiro estou preso não posso alcança-la, no quarto estou ocupado depois eu bebo, no quinto não tenho sede, no sexto tenho sede quero essa água. No momento da dinâmica escolha seis alunos e entregue os papeis, um a cada aluno. Oriente a cada aluno que recebeu o papel que no momento em que você o oferecer água ele deve levantar o papel. Após as orientações pegue a Bíblia e leia em João 7:37-39: "No último dia, o grande dia da festa, levantou-Se Jesus e exclamou: se alguém tem sede, venha a Mim e beba. Quem crer em Mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto Ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nEle cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado". Agora pegue o copo com água e mostre para os alunos a medida que você for oferecendo a água o aluno vai levantando o seu papel. O último aluno a ser oferecido água é aquele que tem o cartaz: tenho sede quero essa água. Neste momento pergunte: Qual dos seis agiu da forma mais correta? Por quê? Ouça atentamente as respostas doas alunos. Em seguida diga que o que aconteceu em sala de aula é o que vem ocorrendo no dia a dia de muitos crentes. Leia a palavra de reflexão.

Palavra de Reflexão:
Jesus compara o Espírito à água, pois assim como dependemos da água para nossa existência somos totalmente dependentes de Deus. A água refresca e mata a sede e estas ações são atribuídas também ao Espírito Santo. A água faz brotar as árvores e a erva, assim também o Espírito Santo renova e produz frutos em nossas vidas. A água limpa toda sujeira, assim o Espírito Santo limpa ou lava toda sujeira do pecado. A água fertiliza e faz prosperar. Estas utilidades são reais e representam as benções do Espírito Santo que temos experimentado e podem ser utilizadas por quantos quiserem buscar com fé. A água é indispensável a vida e representam o poder renovador, restaurador e refrigerador da presença de Deus através do Espírito Santo. Nada vive sem água assim também sem o Espírito Santo não há vida espiritual de maneira alguma. Por isso deseje a água do Espírito a cada dia em sua vida, Ele te fará viver uma vida cristã a cada dia melhor.

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Por Escriba Digital


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/07/dinamica-da-licao-04-nunca-mais-teras.html#ixzz3gQStzXfq