Discipulando – 3º. Ciclo: Vivendo as Verdades Bíblicas Lição 02: A Beleza do perdão


Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: A Beleza do perdão.
- Depois, utilizem a dinâmica “Abrindo o Coração”.
- Escrevam no quadro a palavra PERDÃO e solicitem aos alunos para que alguém relate um problema que enfrentou que precisou do perdão de alguém ou perdoou.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Abrindo o Coração
Objetivo: Refletir sobre a importância e a eficácia do perdão.
Material:
01 chave de metal ou confeccionada de cartolina com tamanho ampliado.
Procedimento:
- Apresentem a chave e perguntem aos alunos: Para que serve uma chave?
- Aguardem as respostas. Normalmente, apenas é mencionado o ato de abrir, porém não se esqueçam que também a chave é utilizada para fechar.
- Falem que o perdão pode ser comparado a uma chave.
- Perguntem: O que a perdão pode abrir ou fechar?
Exemplos:
Abrir: reatar amizade, alívio de um peso, sentimento de liberdade, perdão de Deus, alegria etc.
Fechar: espaço para brigas, amarguras, ressentimentos, doenças, mente tranquila etc.
- Para finalizar leiam Mc 11.25 e 26.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Crescendo
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre o crescimento em estatura, espiritual e em sabedoria de Jesus.

Material:
Cópias de fotos dos alunos com idades diferentes(vejam orientação no procedimento)
01 fita métrica ou outro meio de medição
Procedimento:
Antes da aula:
Solicitem aos alunos cópias de fotos de quando eles eram recém-nascidos e mais 03 fotos com idades diferentes e 01 atual. Vocês podem fazer isto, através das redes sociais.
E se eles se esquecerem? Então é bom vocês organizarem fotos retiradas de revistas que representem o crescimento físico, de crianças e adolescentes diferentes.
Durante a aula:
- Quando os alunos chegarem, peçam as cópias das fotos solicitadas. Organizem num quadro as fotos por aluno em ordem cronológica, isto é, por idade.
- Solicitem para que os alunos falem sobre as diferenças que eles observam em suas próprias fotos, quando ao crescimento.
- Depois, comentem sobre alguns pontos importantes que aconteceram de criança até fase em que eles hoje, como: aprenderam a sentar, a andar, a falar, ler e escrever, tomar banho e se vestir sozinhos, desenvolvimento do raciocínio e habilidades, estudar, usar as redes sociais etc.
- Observamos que vocês tiveram crescimento físico, intelectual. Mas, precisamos também crescer em sabedoria e espiritualmente.
- Vamos estudar na aula de hoje sobre Jesus com 12 anos de idade, apresentando seu desenvolvimento físico, espiritual e sabedoria.
- Peguem a fita métrica ou outro meio de medir e comecem a medir os alunos, anotem a medição.
- Falem: Agora, eu medi a altura de vocês, o que vocês já cresceram. Mas preciso medir o crescimento espiritual e a sabedoria de vocês. Como posso fazer isto?
Aguardem as respostas. Então, falem que estes tipos de crescimento não consegue medir, mas é observado pelo comportamento da pessoa.
- Falem: Então, vamos estudar sobre isto?
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Globalização
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre globalização.
Material:
01 globo terrestre
01 rolo de barbante
01 celular ou um notebook
Nomes dos 06 continentes: Americano, Africano, Europeu, Asiático, Oceania e Antártida.
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Coloquem o globo terrestre no meio do círculo.
- Entreguem os nomes dos 06 continentes(Americano, Africano, Europeu, Asiático, Oceania e Antártida) para 06 alunos.
- Peçam para que eles lancem de para o outro o barbante, isto é, o primeiro aluno enrola o barbante no dedo e joga para outro colega, que fará o mesmo procedimento até que todos estejam interligados. Isto demonstra o fio da comunicação entre os diversos países, continentes, uma abertura nas barreiras comerciais, políticas, sociais e culturais entre os países.
- Falem: Com a globalização, houve a circulação de informações de forma mais facilitada e rápida, além disso, a comunicação entre as pessoas de todo o mundo tornou-se mais rotineira, através da internet ou da vivência com outras pessoas de outros países e culturas diferentes.
- Falem: Hoje, há várias possibilidades de um jovem estudante brasileiro cursar no exterior. Alguém, aqui já teve esta oportunidade? Ou está se preparando para ir?
Caso positivo, peçam para que relatem de forma objetiva.
- Apresentem um celular ou um notebook. Perguntem: O que este aparelho tem a ver com globalização?
Aguardem as respostas.
Uma multinacional de computadores ou celular pode fabricar um objeto como este através de vários países, os componentes eletrônicos no Japão, teclado e mouse na china, partes de plástico na Índia e oferecer no Brasil a assistência técnica. As empresas procedem assim, pois o produto fica mais barato, através da economia globalizada.
- Apontem para as roupas, tênis, relógio, bolsa que os alunos estão usando e falem que há certas marcas que utilizam mão de obra de outros países para produzir estes produtos que são vendidos no Brasil. antigamente, isto não acontecia, mas que está sendo possível devido a Relação internacional político-econômico-social entre os países.
- Estes exemplos foram apontados, existem outros. No entanto, agora, vamos nos deter no aspecto que a lição aborda.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Quanto você vale?
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre a salvação, como pagamento do resgate do homem por Jesus.
Material:
01 figura de carro, casa e objetos de uma casa
Papel
Pincel atômico
Fita adesiva
Procedimento:
- Comecem perguntando qual o valor dos objetos que os alunos estão com eles naquele momento da aula.
Anotem as respostas num papel e coloquem ao lado de cada objeto.
- Agora, coloquem num quadro as figuras de um carro, uma casa e objetos de uma casa e perguntem:
Quanto pode valer este carro?
E a casa?
E outros objetos da casa?
Anotem as respostas, num papel e coloquem ao lado das figuras do carro, casa e utensílios domésticos.
- Perguntem: E você, quanto vale?(valor monetário)
- Entreguem para os alunos ¼ da folha de papel ofício.
Peçam para que eles escrevam este valor no papel, que deve ser colocado na roupa do aluno. Peçam para que cada aluno fale quanto ele vale.
- Depois, façam uma comparação dos preços dos objetos com o valor de uma pessoa, no caso o valor indicado por eles para si mesmos.
- Vocês sabem que vocês têm muito valor para Deus?
Quando o homem pecou, ele passou a ter uma dívida muito grande para com Deus. Mas, Deus com seu grande amor, providenciou o resgate do homem, enviando seu filho Jesus, para pagar esta dívida, reconciliando o homem com Ele.
- Sabem qual o preço desta dívida que foi paga por Jesus?
Então leiam:
Rm 5.8 “Mas Deus prova seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”.
I Co 7. 23a “Fostes comprados por bom preço...”
- Falem: Esta é a graça de Deus, um favor não merecido que nos alcançou gratuitamente, através do sacrífico de Jesus.
“E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz”(Cl 2:13,14).
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.

Por Sulamita Macedo.http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/search?updated-max=2015-07-06T07:58:00-03:00&max-results=5