ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 2 - Revista da Editora Betel


AULA EM 12 DE JULHO DE 2015 – LIÇÃO 2
(Revista: Editora Betel)

Tema: O MILAGRE PRODUZIDO POR UM TOQUE ESPECIAL

Texto Áureo: 1 Coríntios 15.14
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição apresente a situação dessa mulher como a situação de muitos que vão às igrejas em busca da cura e temem se apresentar a Jesus para receber a salvação.
“gastar todo o seu dinheiro em busca da cura”, aquela mulher sofria de um sangramento vaginal e a medicina da época não tinha recursos para diagnosticar e nem curar a enfermidade. Os médicos apenas tratavam, mas nada resolviam de forma que ela ficou pobre.
“ouvindo falar de Jesus Cristo”, Jesus estava indo para a casa de Jairo para curar a sua filhinha de 12 anos Mc 5.22-24. Ela parou, por um instante, a benção de Jairo para receber a sua.
“resolve ir ao seu encontro”, ela não tinha somente a multidão para vencer, ela precisaria vencer também as leis e tradições, pois ela era considerada imunda e por isso jamais poderia tocar em alguém. Ela poderia ser acusada de tentar espalhar a sua imundícia entrando no meio da multidão.
__________________________________________
1. DE MIM SAIU VIRTUDE.
- “tenta buscá-la entre o povo”, sabemos que o Espírito Santo poderia revelar a Jesus quem tocou, porque Jesus não fazia uso de sua divindade para saber de todas as coisas.

1.1. Uma mulher sem recursos.
- “ a ciência de sua época não puderam curá-la”, mas também não a deixou, provavelmente alguns médicos interesseiros fazia-lhe promessas de cura para arrancar dinheiro dela.
“uma fagulha de esperança irradiou sua alma”, a esperança é o primeiro elemento essencial para a fé, o outro é o conhecimento de Deus. Quem não tem esperança jamais terá fé.
“determinou em seu coração que se tocasse em Jesus ficaria sã”, ela estava no fundo do poço e não tinha nada a perder, talvez se tivesse recursos não teria essa tão grande fé. Algumas pessoas precisam perder tudo para alcançar o grande milagre de Deus.

1.2. Uma triste enfermidade.
“lentamente destruía sua vida”, devido à hemorragia (sangramento) ela já tivesse raquítica e fraca de tanto perder sangue.
“cerimonialmente impura”, veja o que diz a Lei:
“Mas a mulher, quando tiver fluxo, e o seu fluxo de sangue estiver na sua carne, estará sete dias na sua separação, e qualquer que a tocar, será imundo até à tarde.” Lv 15:19 Essa parte da Lei se refere à menstruação, e aquela mulher estava com um hemorragia semelhante a menstruação, era como se ela tivesse menstruada durante os doze anos.
“ela recorreu a Jesus”, note que Jesus estava indo à casa de Jairo e aquela mulher jamais poderia adentrar a multidão, o mais conveniente é dizer que ela lutou pela sua vitória, ainda que tivesse uma fé maio do que a do próprio Jairo que implorou que Jesus fosse até a casa dele Mc 5.23, mas essa mulher pelo contrário, foi até Jesus.

1.3. Um toque especial.
- “somente uma pessoa se destacou”, uma pessoa que não fazia parte daquela multidão, não foi convidada para estar ali e jamais poderia estar ali. Ela já era destaque mesmo antes de chegar a Jesus.
“Essa mulher conseguiu extrair algo de Jesus”, ela foi curda mesmo antes de falar com o Mestre, sem se apresentar a Ele ou firmar qualquer compromisso com Ele. Com isso podemos entender que alguém pode ser curado mesmo sem ter tido ainda um encontro com o Senhor.
“lhe deixou curioso em conhecê-la entre a multidão”, nas igrejas tem muitas pessoas pedindo milagres ao Mestre, sem mesmo o conhecer direito, mas Cristo quer conhecer melhor a cada um deles, que tem fé para serem curados, mas ainda não se confessaram.  
_____________________________________________
2. A CURA DO CORPO E DA ALMA.

2.1.  Indo ao encontro de Jesus.
- “romper as barreiras que nos cercam e acreditar”, aqueles que ficam encostados reclamando, jamais podem conseguir alguma coisa. É necessário romper essas barreiras e a primeira é a do desânimo.
“o Mestre procurava vê-la”, aqueles que estão buscando Jesus, estão também sendo buscados por Ele. Na verdade não somos nós que encontramos a Jesus Ele é que nos encontra, não fomos nós que o aceitamos, mas Ele foi quem nos aceitou.
“A mulher planejava desaparecer no meio da multidão”, ali ao lado de Jesus estava um principal da sinagoga, Jairo que tinha autoridade para mandar prender aquela mulher e apresenta-la aos magistrados sob acusação de desobediência à Lei. Talvez isso tenha causado o temor nela.
“Ele não desejava ser para ela apenas um “curandeiro””, infelizmente muitos veem Jesus dessa forma, querem os milagres, mas não querem compromisso com Ele.

2.2. Sem fé é impossível agradar a Deus.
- “vezes que saímos para o culto sem determinação”, correto! Todo crente deve ter a determinação de adorar. Nós não estamos o tempo todo em dificuldades.
- “É comum sairmos esperando que algo simplesmente aconteça”, amigo professor(a), esse é um comentário um pouco tendencioso, porque o os verdadeiros adoradores não para os cultos em busca de milagres ou esperando que algo aconteça. A não ser quando esses adoradores estiverem passando alguma prova difícil, nesse caso eles esperam o milagre a qualquer momento. Mas o correto e adorarmos a Deus pelo que Ele é e pelo que já fez e não pelo que Ele pode nos dar.
- “Ela determinou em seu coração”, essa afirmação é muito forte e talvez não expresse a realidade, pois o mais correto seria dizer “Ela acreditou em seu coração”. Hoje, nós que conhecemos a Deus, devemos considerar a Sua soberania. Tg 4.15

2.3. Tua fé te salvou.
- “que os milagres são essenciais, pois eles credenciam a pregação”, o próprio Jesus afirmou assim:
“E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.” Marcos 16:17,18 Atestando que conforme o Evangelho fosse sendo pregado e as pessoas fossem crendo, então haveriam sinais e maravilhas.
“Não existe dom mais precioso que a salvação”, essa é a grande mensagem, todos devem esperar em Deus mais do que milagres. A salvação é o fim da pregação. Na condição de salvo, a pessoa é regenerada e reintegrada a sociedade.

________________________________________
3. LIÇÕES PRÁTICAS
- “prostrou-se diante dEle e lhe disse toda a verdade”, esse é o ponto, Jesus poderia saber pelo Espírito quem o havia tocado especialmente, mas Ele esperou até que ele o confessasse. Assim muitos nas igrejas tocam Jesus de forma especial, mas ainda não se apresentaram e confessaram diante do Senhor para receberem a salvação.

3.1. A perfeita combinação da graça.
“cura do corpo, a salvação da alma e a paz”, dessa forma apresentamos: cura do corpopara resolver seu problema a curto prazo. salvação da almaresolve seu problema a longo prazo. a paz, resolve seu problema a médio prazo.
“poucos são aqueles que realmente conseguem”, isso porque muitos só buscam de Jesus o milagre da cura, a porta de emprego, o sucesso nos negócios, a salvação de um parente, etc. Mas poucos querem algum compromisso com o Senhor, após receberem seus milagres, alguns desaparecem ou continuam em busca de outros milagres, mas nada de confissão.
“pessoas salvas e sem paz”, talvez seja as pessoas que se dizem salvas. Porque, na verdade pelo conceito das Escrituras a paz que advém da salvação é a paz com Deus.Rm 5.1 porque quando aceitamos a Cristo deixamos de ter paz com o mundo. Mt 10.34-36

3.2. Tocou nas vestes e saiu virtude.
- “quebrando uma regra da Lei diante de muitos”, isso poderia lha custar caro, mas esse fato serve para representar a obra de Cristo, pois o Evangelho veio para nos livrar da condenação da Lei. Ao aceitar a Cristo como salvador a pessoa está livre de ser condenada.
“em vez de Ele se contaminar, nos é que ficamos limpos”, lembrando o caso de Isaias que se considerava impuro, mas foi tocado pela brasa tirada do altar de Deus. Is 6.6 ao invés da impureza de Isaias tornar a brasa imunda, a imundícia dele é que foi purificada.  

3.3. O alivio da alma humana.
“que vivem com as consciências exaustas”, muitas pessoas no mundo sofrem de estresse e uma série de problemas neurológicos, devido as condições de suas almas. Por estarem cansados e não verem esperança na vida, suas condições espirituais são refletidas no corpo com a redução da imunidade à doenças e a perturbações mentais. De vez enquanto alguns desses ficam sabendo que em determinada igrejas está o Mestre da Galileia e vão até lá em busca de tocá-lo a fim de serem aliviadas de suas tribulações. PRECISAMOS ESTAR PRONTOS PARA RECEBÊ-LOS E APRESENTAR-LHES JESUS.
“vêm apelando para todos os recursos humanos”, os consultórios psicológicos e psiquiátricos estão de agenda lotada, esses médicos ganham muito dinheiro, porque o povo não conhece o maior de todos os psicólogos que existe.
_____________________________________
CONCLUSÃO
“Não podemos nos envergonhar de testemunhar”, foi preciso que ela se apresentasse para receber mais do que a cura, a salvação.
- E para aqueles que se envergonham de confessor a Cristo e suas obras diante dos homens, cabe essa palavra:
“Mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus.” Lc 12:9 É preciso apresentar ao mundo o que o Senhor pode fazer na vida de uma pessoa.
- Professor(a), recomendo que você faça o seu resumo e corrija os exercícios.

Marcos André – professor

Boa Aula!http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/2015/07/escola-dominical-esboco-e-subsidio-da_11.html