Dinâmica da Lição 09: A Corrupção dos Últimos Dias (Adultos)

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: A Corrupção dos Últimos Dias.
- Pergunte o que é corrupção. Escreva no quadro as definições dadas pelos alunos. Anote, ao final, a definição de um dicionário que você, professor, levará para a classe (um ou mais). Com base nas definições, pergunte: “Será que atualmente a corrupção é vista como há cinco ou dez anos atrás? Por que será que muitas pessoas veem o corrupto como uma pessoa “esperta”? Vocês percebem que atos que antes eram condenados veementemente, hoje já são até aceitos, com a desculpa de que “há quem faça coisa muito pior... deixa pra lá”, ou “ah! Esse político não é honesto, mas, pelo menos faz alguma coisa pela cidade...” . Dê um tempinho para que os alunos possam expor as ideias. Conclua esta parte chamando a atenção da classe para o fato de que, ao estar mais perto o dia da vinda do Senhor, esse tipo de reação vai se tornando cada vez frequente.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Características dos corruptos dos últimos dias”.

Dinâmica: Características dos corruptos dos últimos dias

Objetivo:
Propiciar aos alunos a oportunidade de reconhecer e identificar os seus próprios valores morais e refletir a respeito deles, enfocando a importância do valor moral cristão.
Material didático:
Papel oficio ou A4,
lápis ou caneta.
Cartolinas
Pincel atômico
Atividade didática:
Explique a classe que farão uma atividade onde poderão analisar o nível de corrupção dos últimos dias apresentado por Paulo. Utilize cartolinas para escrever um cartaz com as 18 características de corrupção da maneira de agir e de pensar no cotidiano dos últimos dias descritas pelo apóstolo. Leia com a classe cada uma delas:
- amantes de si mesmos,
- avarentos,
- presunçosos,
- soberbos,
- blasfemos,
- desobedientes a pais e mães,
- ingratos,
- profanos,
- sem afeto natural,
- irreconciliáveis,
- caluniadores,
- incontinentes,
- cruéis,
- sem amor para com os bons,
- traidores,
- obstinados,
- orgulhosos,
- mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
Explicar que agora, irão estabelecer uma escala de valores baseado nessa lista, para poderemos fazer uma reflexão mais detalhada de como agimos, normalmente. Distribua as folhas de papel-ofício entre os participantes e peça para que eles escrevam em ordem numérica de importância as piores características até chegar a menos pior. Em primeiro lugar a pior e assim sucessivamente.
Terminada essa etapa, você deverá agir da seguinte forma:
1- Coletar a escala de valores apontados por cada aluno.
2- Discutir com o grupo as suas escalas de valores morais nas seguintes questões:
- Houve mudanças nos valores de cinco anos atrás para os dias atuais?
- Vocês foram sinceros ao estabelecer os valores, ou pensaram no que os outros ou a igreja acharia mais certo.
- Nossas atitudes são baseadas em quê? Levar ao grupo a perceber que nossas atitudes são calcadas em que acreditamos, em nossos valores. Que podem ser aprendidos ou já nascemos com eles.
- Como estabelecemos nossas escala de valores? O que nos influencia para estabelecermos nossos valores?
- Os valores passados pela mídia podem nos influenciar no sentido de mudar os nossos valores morais?
- Quais os fatores que contribuem para que mudemos nossos valores?
- Que fatores contribuíram para que mudassem de valores.
- O que fazer para mudar nossos valores para melhor?

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Por Escriba Digital


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/08/dinamica-da-licao-09-corrupcao-dos.html#ixzz3kCbwSh1A