SEJÁ VOCÊ TAMBÉM UM SEGUIDOR

Google+ Followers

07 agosto 2015

Dinâmica da Lição 6: Crucificação e Morte de Jesus (Pré-Adolescentes)



,
Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6– Para o desenvolvimento da lição apresentamos as seguintes sugestões:
- Fale que nesta aula, o tema a ser estudado será: “Crucificação e Morte de Jesus”
-Inicie a aula com a dinâmica “Resultados da Cruz de Cristo”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição sempre de forma participativa e contextualizada.
 
Dinâmica: Resultados da Cruz de Cristo

Objetivo:
Compreender os resultados da Crucificação e Morte de Jesus.
Materiais didático:
Quadro branco ou de giz
Fotos: Feirante, pessoa abraçada, casa e tribunal (ver modelo ao lado).
01 Cartolina branca
Cruz feita de cartolina de cor  (Ex: Vermelha)
Fita adesiva
Atividade didática:
Chegue cedo para preparar sua dinâmica de forma antecipada. Use a parte de trás do quadro para colar a cartolina branca com uma fita adesiva. Cole na cartolina branca a cruz feita com uma cartolina de cor. Depois de colar a cartolina na parte de trás do quando deixe o quadro virado para frente. Inicie a dinâmica escrevendo na parte da frente do quadro: CÉU - O QUE MAIS ALMEJO LÁ? Agora pergunte pausadamente: O que você mais almeja do céu? Como você imagina que seja o céu? O que você gostaria de fazer lá? Faça uma lista no quadro de todos os desejos de seus alunos. Em seguida pergunte: O que e quem nos tornou possível concretizarmos esse sonho? Neste momento vire a parte de trás do quadro e mostre a resposta: Jesus Cristo, através de sua morte na cruz fez com que este sonho, no futuro, se torne uma realidade.  Diga que a morte de Cristo na cruz trouxe-nos não apenas salvação mas outras bênçãos que podem ser desfrutas no presente. Mostre agora a s figuras recortadas do feirante, do tribunal, de pai e filho abraçados e da casa. Em seguida pergunte: Que relação estas figuras tem com este assunto? Ouça as respostas atentamente. Agora vá colando cada uma das figuras ao lado da cruz conforme o modelo apresentado em nosso blog, explicando o seu significado aos alunos. O feirante fala de redenção, pois fomos comprados de volta para Deus. Redimir significa comprar/comprar de volta, ou seja, fazer uma transação comercial de mercado. Na cruz Cristo nos redimiu. O preço pago foi o seu sangue. Quando uma pessoa redime alguém, esta passa a pertencer agora a quem a redimiu. Portanto, na cruz você se tornou propriedade exclusiva de Deus. O tribunal fala de julgamento. Você foi julgado e considerado inocente, justo diante de Deus, o grande juiz. No tribunal, isto funciona através de um advogado que comparece diante do juiz com a finalidade de inocentar o culpado. Jesus é este advogado. Pelo sangue que Ele derramou na cruz fomos justificados diante de Deus. O pai e o filho abraçados nos fala de perdão. O maior exemplo bíblico está na parábola do filho pródigo. Os nossos pecados provocou a ira de Deus nos fazendo inimigos dEle. Na cruz Ele perdoou nossos pecados e nos recebeu de volta como filhos. A casa de família, lugar de reconciliação. Nesta figura Deus é representado como um Pai que traz seus filhos de volta a comunhão e reconciliação. Reconciliação neste caso significa restauração de um relacionamento familiar, renovação de uma amizade entre Pai e filho – o que pressupõe que esta tenha sido rompida. O sangue de Jesus na cruz é que promoveu essa reconciliação.
Palavra de reflexão:
Deus, em Cristo, nos salvou, isto é, nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor. Nada poderia ser mais precioso para nós do que sermos agraciados com a salvação eterna. Para nós foi de graça, mas para Deus custou o preço do sangue de seu Filho na cruz.

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Por Escriba Digital


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/08/dinamica-da-licao-6-crucificacao-e.html#ixzz3iArTqOji
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AS 10 MAIS VISITADAS