O Senhor estabeleceu em primeira instância desde os primórdios da humanidade uma lei moral universal através dos dez mandamentos e inspirou Moisés a escrever um compêndio de leis também chamado de lei do concerto considerando as áreas inerentes as relações sociais e até mesmo religiosas nas quais podemos citar: leis civis, judiciárias, penais, militares, sanitárias, tributárias, alimentícias, trabalhistas, ecológicas e a tolerável regulamentação da escravidão que deveriam ser obedecidas pelos israelitas.

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2015
JOVENS – NOVOS TEMPOS, NOVOS DESAFIOS: Conhecendo os desafios do século XXI
COMENTARISTA: CÉSAR MOISÉS CARVALHO
COMENTÁRIOS – PROF. LUCAS NETO
ASSEMBLEIA DE DEUS – FORTALEZA/CE

LIÇÃO 8  – AS MUDANÇAS DOS VALORES MORAIS

LEITURA DA INTRODUÇÃO DA LIÇÃO - PÁG. 56 DA REVISTA CPAD - JOVENS - PROFESSOR

I - A EXISTÊNCIA DOS VALORES MORAIS DESDE O PRINCÍPIO 
1. OS CÓDIGOS DE LEIS DA BÍBLIA
O Senhor estabeleceu em primeira instância desde os primórdios da humanidade uma lei moral universal através dos dez mandamentos e inspirou Moisés a escrever um compêndio de leis também chamado de lei do concerto considerando as áreas inerentes as relações sociais e até mesmo religiosas nas quais podemos citar: leis civis, judiciárias, penais, militares, sanitárias, tributárias, alimentícias, trabalhistas, ecológicas e a tolerável regulamentação da escravidão que deveriam ser obedecidas pelos israelitas.(Dt 4:10-14) Neste contexto temos que fazer uma distinção bem clara entre a lei dos Dez Mandamentos e a lei do concerto escrita por Moisés sob a inspiração de Yahweh, considerando que todas são concertos de Deus, porém, para efeito didático de compreensão das abrangências dessas leis, estas são distinguidas conforme a seguinte explicação pedagógica: i. A "lei de Deus", isto é, os Dez Mandamentos são preceitos morais universais dados aos homens para serem obedecidos integralmente e indistintamente por todos os povos em qualquer época, não podendo sofrer qualquer alteração da sua forma original e imperativamente assumem um caráter permanente, imutável e infindável. Esta lei raiz para as demais leis, ou seja, as duas tábuas dos dez mandamentos foram colocadas no interior da Arca da Aliança para demonstrar a sua universalidade e origem genuína em Deus (Êx 40:20-21) ii. A "lei de Moisés" guarda prescrições de ordem variada, direcionada a um povo especificamente, no caso, aos israelitas, com severas restrições, sendo temporais, cuja vigência terminou com a dispensação da graça inaugurada pela primeira vinda de Cristo. Apesar destas características, podemos observar que alguns princípios destas leis foram subjetivamente aplicadas no ordenamento jurídico de muitas nações nos dias de hoje. O livro da lei de Moisés, com as leis escritas, foi colocado ao lado da arca da aliança como testemunha contra o povo de Israel que se comprometera a cumprir todos estatutos ali escritos.(Dt 31:24-29) 
2. A LEI DE DEUS É SUPREMA 
Deus em sua onisciência sabe que um povo para se organizar precisa de uma legislação que faça a regência das relações sociais e interpessoais desta sociedade de modo a garantir um balizamento de condutas, comportamentos, posturas, costumes, tradições e, justamente por isso, promulgou uma Lei denominada decálogo que quer dizer dez palavras, também conhecida como dez mandamentos (Êx 34:27-28; Dt 4:12-13; Dt 10:4) Deus estabeleceu mais preceitos, através de Moisés, na forma de códigos escritos nos livros de Êxodo, Números, Levítico e Deuteronômio formatando a "Lei de Deus", base legal e espiritual para promover a restauração da alma do ser humano, dar sabedoria e alegria ao coração do homem, discernimento espiritual, bem estar social, paz, segurança e felicidade. (Sl 19:7-11) Desde a criação de Adão e Eva até aos nossos dias é irrefutável que a natureza humana decaída presente com mais ênfase na sociedade do século XXI tem em seus ideais em nome de uma pseudoevolução nas transformações das relações sociais uma tendência de não aceitar normas, pois, entendem que as regras são opressoras e, por isso, quebram as normas, onde tudo é questionado, considerando que não existem valores absolutos, mas um relativismo que supostamente caracteriza liberdade e felicidade, isto é, o que é errado para uns é certo para outros, até mesmo nos padrões morais de convivência humana. (Ec 7:20). Entretanto, sabemos que qualquer lei dos homens, por mais sábia que seja, não pode sobrepujar a vontade de Deus exarada nos escritos da Bíblia Sagrada. A Palavra de Deus é inerrante, infalível e por isso absoluta, tendo a supremacia sobre leis ou códigos humanísticos.

II - ALGUNS EXEMPLOS DAS ABSURDAS "NOVAS LEIS" 
Em nossos dias hodiernos o liberalismo social, por conta de fortíssimas ações de grupos sociais organizados sob a tutela de principados e potestades malignas, tem desencadeado uma completa desestruturação social com a tentativa de mudar valores sociais, morais e espirituais absolutos, exarados na Palavra de Deus, por valores de concepção e execução pecaminosa, consubstanciados na razão e na experiência inconsequente. (2 Tm 3:1-5) O Estado promove sem medida uma ingerência nas relações sociais da sociedade, criando e sancionando leis que favorecem ao ataque e ameaças aos bons costumes e valores relacionais da família de forma a desestabilizar e destruir famílias e mais famílias aniquilando paulatinamente os diversos grupos sociais, a sociedade como um todo culminando com a total destruição de uma nação nos seus valores morais, sociais e sobretudo espirituais. A ingerência do Estado, tem propiciado por meio da base educacional e das pseudos livres relações sociais amparadas pela criação de leis espúrias, grandes ameaças e ataques a constituição e mantença da família no padrão pai, mãe e filhos perfeitamente harmonizados com a Palavra de Deus, as quais podemos citar:
1. DESOBEDIÊNCIA DOS FILHOS AOS PAIS 
O liberalismo social prega a pseudo liberdade na criação dos filhos, onde pais que vierem a aplicar qualquer ação de natureza disciplinar a filhos desobedientes ou rebeldes, devem ser passíveis de punições, inclusive com a perda do poder sobre os filhos, que poderão ser recolhidos a instituições governamentais para serem educados por agentes do governo. A Bíblia Sagrada ordena que os pais devem ser os educadores por excelência de seus filhos, inclusive com a aplicação de punições disciplinares para que os efeitos sobre a formação espiritual, emocional e intelectual dos filhos sejam benéficas e duradouras (Pv 22:6; Pv 23:12-14; Pv 13:24; Pv 29:15-17). 
2. LEGALIZAÇÃO DO ABORTO 
Grupos sociais tem aventado a legalização do aborto, através da permissão para interrupção da gravidez até 12ª semana de gestação. A Palavra de Deus condena veementemente esta prática, pois ninguém tem o direito de tirar a vida de um ser humano indefeso criado por Deus. Ademais esta irresponsável legalização do aborto fomentaria a promiscuidade no âmbito das famílias, especialmente nas jovens e adolescentes, ferindo frontalmente os princípios doutrinários manifestados por Yahweh na Bíblia Sagrada(Mt 5:21-22 ). 
3. LEGALIZAÇÃO DA PROSTITUIÇÃO (PROFISSÃO) 
A prostituição é a mais relevante destruição da dignidade humana, pois corpo, prazeres carnais são trocados por dinheiro, onde o ser humano passa a ser objeto descartável. A sociedade prostituída no campo sexual desestabiliza a família, cria relações promíscuas, traições, quebra de confiança, adultérios, homicídios e outros males sociais de consequências danosas imensuráveis. Não há como tolerar a prática da prostituição que é condenada pelo Senhor em todos os aspectos em sua Palavra. Jesus condena o pecado da prostituição, mas ama e perdoa o pecador arrependido.(Lc 7:36-50 ) 
4. PERMISSÃO PARA PRODUÇÃO E CONSUMO DE DROGA ILÍCITA 
O uso de drogas e psicotrópicos, não estabelecidos por tratamentos médicos, se consubstanciam em nossos dias como o maior e mais complexo problema de ordem social. Muitas famílias são destruídas, tantos pais como filhos, são alijados do convívio normal em sociedade, perdem família, bens materiais, enfim perdem tudo e ficam como itinerantes nos grandes centros urbanos depreciados e marginalizados pela sociedade. Os dependentes de drogas vivem como sub-humano sem qualquer perspectiva de vida digna. O uso de drogas sejam lícitas ou ilícitas que promovem uma dependência química, um vício próprio pela vontade de consumo do homem, tem a absoluta reprovação do Senhor Yahweh. A Bíblia Sagrada, que é a Palavra de Deus, proclama exacerbadamente que as drogas tiram o entendimento de um ser social e humano, provocando diversificados pecados condenados pelo Senhor.(Pv 20:1; Pv 23:29-35 ) 
5. CONDESCENDÊNCIA COM A DELINQUÊNCIA 
As relações sociais, embora sejam muito complexas, pois são resultados de muitos fatores emocionais, biológicos, sociológicos e até políticos, se não forem devidamente cuidados pelas autoridades competentes desembocam numa delinquência generalizada. Vivemos neste momento em todos os lugares de nosso país com uma delinquência desenfreada sem quaisquer perspectivas de solução, abrandamento ou minimização e, pelo contrário, observamos uma tendência cada vez mais de agravamento. Sistemas judiciais desestruturados que não atendem imediatamente aos anseios do povo pela justiça, promovendo direta ou indiretamente a sensação de prevalência da violência.(Ec 8:11) Deus examina tanto o justo como o iníquo, e abomina aquele que ama a violência. (Sl 11:4-5 ) É no coração do homem que nasce toda sorte de pecado, e é no coração dele transformado por Cristo que o desejo delinquente é aniquilado.(Mc 7:21-23; Mt 11:28-30 ) 
6. NOVAS RELAÇÕES MATRIMONIAIS 
Sobre estes modelos matrimoniais que o liberalismo social intenta padronizar como relação social familiar, tais como: casais do mesmo sexo, casamentos arranjados pelas redes sociais e empresas especializadas, casamentos com cada cônjuge morando na casa de seu respectivo pais, união de um homem com uma mulher para apenas gerar filhos e satisfazer o sonho de ser pai ou mãe e as relações sexuais ilícitas. dentre outras. Estes modelos fogem do padrão dado por Deus para o casamento monogâmico, heterossexual e indissolúvel. (1 Co 7:10)

III - A IGREJA PREPARADA PARA ENFRENTAR UM MUNDO DE VALORES INVERTIDOS 
Somente a educação cristã pode de forma plenamente eficaz preencher uma grande lacuna na educação dos filhos, concebendo e formando neles um ilibado caráter moral e uma perfeita vida espiritual numa excelsa fonte que é a Palavra de Deus, bem como nos fundamentos espirituais e morais registrados nesta infalível Palavra, com os objetivos de promover o fortalecimento do caráter e o desenvolvimento da cidadania Cristã em nossos filhos, bem como em nós mesmos, os pais. (Ef 4:17-24). 
1. EDUCAÇÃO A MISSÃO PRIORITÁRIA DOS PAIS E DA IGREJA 
1.1. DEFINIÇÃO DE EDUCAÇÃO 
Processo que visa o desenvolvimento harmônico do ser humano nos seus aspectos intelectual, moral e físico e a sua inserção na sociedade; Processo de aquisição de conhecimentos e aptidões; Instrução ; Adoção de comportamentos e atitudes correspondentes aos usos socialmente tidos como corretos e adequados; cortesia; polidez . 
1.2. A EDUCAÇÃO SECULAR 
A educação desenvolvida nas instituições de ensino utilizam de forma sistemática programas curriculares construídos segundo os fundamentos da ciência, da filosofia contemporânea entre outros fundamentos que dão uma grande amplitude de conhecimentos humanísticos onde em sua maioria desprezam os valores éticos e morais absolutos e sobretudo os espirituais, mormente ao amparo de que o nosso país é laico, não cabendo quaisquer discussões de ordem religiosa desprezando os princípios da Palavra de Deus. O que temos observado nos bancos escolares é a formatação e consecução de uma educação permissiva, contemplando a emancipação e falsa libertação dos jovens do jugo dos pais, fazendo então o que bem entendem como normal ou não, bem como a imersão de um materialismo quantificado na competição e competitividade nas posições sociais, no ter antes de ser, consagrando o esquecimento de que existe um Deus criador que ama a todos sem acepção de pessoas. Tudo é vaidade. (Fp 3:2-11) 
2. AMEAÇAS A IGREJA NA BASE EDUCACIONAL SECULAR 
2.1. MATERIALISMO 
É a doutrina filosófica que diz que as únicas coisas que existem são substâncias materiais. Os fenômenos mentais, a consciência, as sensações e sentimentos são explicados como modificações da substância material sem a introdução de substância mentais ou espirituais distintivas. Um exemplo clássico do materialismo é o ateísmo implícito e explícito que tem se fortificado nos bancos escolares em todos os níveis estabelecendo uma crença de que não existe Deus, seres ou acontecimentos imateriais e espirituais. A única coisa que importa neste mundo são os eventos materiais.(Sl 53:1; 1 Jo 4:1-10) 
2.2. RELATIVISMO 
A base para nossos juízos no conhecimento, na cultura e na ética difere de acordo com as pessoas, acontecimentos ou situações. É o estado mental e uma maneira de pensar que repele as reivindicações absolutas. Um exemplo clássico do relativismo nas escolas é a propagação da teoria evolucionista de Darwin que proclama o homem como descendente do macaco, algo desprovido de veracidade, pois o criacionismo é uma realidade registrada nas páginas da Bíblia. Nossas crianças não podem ser educadas fora dos valores absolutos da Bíblia. Deus criou o universo e tudo o que nele há e sobre o universo mantém o domínio e o controle pleno. Devemos sempre louvar o Deus Criador. Em nossos dias a educação formal nos estabelecimentos oficiais de ensino assumiu uma conotação de ampla informação, ou seja, uma educação informativa de alto grau para educação profissional inserido na formação dos discentes, um espírito de competição, materialismo, ateísmo, ceticismo e agnosticismo com prejuízos incalculáveis a formação moral e social. Os inúmeros preceitos morais difundidos tanto na escola secular como no mundo cibernético, tais como: o liberalismo social, o relativismo, o humanismo tonteou as mentes e embotou o caráter dos aprendizes, pois nestes preceitos não há espaço para difusão dos ensinamentos de Deus e muito menos na grade curricular espaço para educação cristã. (Dn 12:1-4). 
3. EDUCAÇÃO CRISTà
A educação cristã deveria ter uma espaço especial na vida de uma família, pois a transmissão, o aprendizado e a prática dos princípios divinos, garantem ao ser humano um equilíbrio espiritual, moral, social e familiar de excelência e, a base é a Bíblia Sagrada, onde a igreja aparece como instrumento importante de anunciação e ensino desta Palavra, sob a regência de um homem ungido e chamado por Deus, o anjo da igreja, o pastor. (Jr 3:14-15). Não há a menor dúvida que os pais são chamados prioritariamente a acompanhar a educação secular dos filhos e especialmente serem os principais educadores da vida cristã de seus filhos reservando os ensinos das boas práticas morais, éticas, sociais e espirituais sustentados nos princípios divinos. (Pv 22:6) Uma educação cristã na família amorosa e formativa consubstanciada na presença e no reconhecimento do Deus vivo como nosso Pai (Is 64:8), amparada pela presença permanente da família na igreja, considerando que o ensino na igreja não substitui o ensino no lar, e nem o ensino no lar substitui o ensino na igreja (At 2:42-47), contando ainda com os ensinos da gloriosa e inesquecível escola dominical; o resultado será uma família equilibrada onde reinará a paz, a tranquilidade com fluência plena das bênçãos do Senhor derramadas do céu no seio da família,formando nos seus componentes um caráter moral, social, intelectual, e uma vida espiritual na mais alta excelência sem distorções agravantes de sua conduta ética na sociedade. (Lv 11:45)

IV - CONCLUSÃO 
A educação começa irremediavelmente na família, os pais devem buscar uma irrepreensível formação cristã consubstanciada na Palavra de Deus para ensinar aos seus filhos os princípios divinos livrando-os destes horrendos últimos dias. Deus nos deu esta nobre missão de educar nossos filhos com o apoio da igreja sem terceirizações ou transferência de responsabilidades .(Sl 127:1-5)
Fonte: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2013/04/3t_2015_jovens_lic3a7c3a3o-8_as-mudanc3a7as-dos-valores-morais1.pdf Acesso em 17 ago. 2015.
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Pr. Alexandre Ferreira