Família de menino encontrado morto em praia da Turquia fugia de região de conflito

Aylan Kurdi, de 3 anos, morreu junto com a mãe e o irmão, que serão enterrados pelo pai, que irá voltar à Síria; vídeo mostra momento do resgate


O menino sírio Aylan Kurdi, de 3 anos, cuja foto de seu corpo morto em uma praia do município costeiro turco de Bodrum chocou o mundo na quarta-feira (03/09) e ativou os debates sobre a crise migratória que atinge a Europa, estava fugindo da cidade de Kobani junto com a família.
De acordo com a imprensa turca, a família do garoto tinha partido da Síria com o objetivo de chegar ao continente europeu via ilha de Kos, na Grécia. No entanto, a embarcação em que estava naufragou e matou 12 pessoas, entre elas seu irmão Ghalib, de 5 anos, e sua mãe.
O único que sobreviveu ao acidente foi o pai, que agora pretende voltar à Síria para enterrar sua família no país natal. Eles são da região de Kobani, onde o grupo Estado Islâmico atua.
Vídeo mostra momento do resgate dos corpos da família em praia da Turquia:
A tragédia causou comoção na Turquia e a foto de Aylan morto na praia, com seu corpo sendo carregado por um militar, foi publicada milhares de vezes nas redes sociais por internautas do mundo todo que se sentiram indignados com a crise migratória.
Agência Efe
A rota entre Bodrum, na Turquia, e Kos, na Grécia, é relativamente curta, mas não menos perigosa. Algumas pessoas tentam fazer a travessia a nado; outras, em embarcações ilegais. De acordo com agências humanitárias, somente no mês passado, 2.000 imigrantes fizeram este trajeto.
A foto de Aylan foi divulgada em um momento em que a Europa sofre seu maior fluxo migratório desde o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Além da Grécia, a Itália e a Espanha são portas de entrada para imigrantes devido à proximidade com o Mar Mediterrâneo e à curta distância com países do norte da África que são palcos de conflitos, como Tunísia, Líbia e Egito.
Refugiados da Síria, Paquistão e a Afeganistão diariamente também recorrem à opção da rota balcânica, que é feita pela Macedônia, Sérvia e Hungria.
Veja homenagens ao menino feitas na internet:
(*) Com ANSA
Fonte: http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/41527/familia+de+menino+encontrado+morto+em+praia+da+turquia+fugia+de+regiao+de+conflito.shtml#/0